Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Pira
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Pira » 18 Jun 2016, 16:01

Pessoal assim como o Ventania comentou para quem deseja fazer um teste
usem o B12 para MOTOS. O uso do B12 para carros pode ser até prejudicial
porque um produto não tem nada a ver com o outro visto que nas motos o óleo
do câmbio é o mesmo do motor.
Sobre a qualidade do óleo eu ainda sou cético sobre marcas. O óleo sendo API JASO
no mínimo SL, já está bom. Eu troco com 2000 km e filtro com 4000.
Já coloquei LUBRAX e YAMALUBE com as mesmas especificações e não vi diferença.
Mas resumindo: quanto mais velho o óleo mais duro o câmbio vai ficar.

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Nixal
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Nixal » 21 Jun 2016, 09:54

Estou usando pela segunda vez o Motul 5100 15w50, rodei 5 mil na primeira e o câmbio se manteve estável e macio até a troca.
Repeti novamente pois já tinha meio litro em casa.
O custo é alto mas eu gostei muito do óleo.
Cheguei a testa o Yamalube semi sintético que também deu diferença, mas como moro no nordeste e em viagens eu enrolo o punho preferi manter o grau de superior de 50.
Se rolasse Yamalube 20w50 seria perfeito. Motul aqui custa entre 45~50 Reais.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por lucasmartins44 » 11 Out 2016, 09:22

Pira escreveu:Pessoal assim como o Ventania comentou para quem deseja fazer um teste
usem o B12 para MOTOS. O uso do B12 para carros pode ser até prejudicial
porque um produto não tem nada a ver com o outro visto que nas motos o óleo
do câmbio é o mesmo do motor.
Sobre a qualidade do óleo eu ainda sou cético sobre marcas. O óleo sendo API JASO
no mínimo SL, já está bom. Eu troco com 2000 km e filtro com 4000.
Já coloquei LUBRAX e YAMALUBE com as mesmas especificações e não vi diferença.
Mas resumindo: quanto mais velho o óleo mais duro o câmbio vai ficar.


Porém não é só a especificação API que deve se levar em contar.

No caso do atrito do câmbio deve se levar em conta a especificação JASO.

API: American Petroleum Institute

SG / SH / SJ / SL / SM / SN
Pior ----------------- Melhor

A classificação API segue a ordem das letras do alfabeto. Assim, um óleo API SM é melhor que um API SL, que, por sua vez, é melhor e mais moderno que um API SJ - e assim sucessivamente.


Para motos em que o óleo do motor também lubrificam a embreagem, você tem que olhar o Jaso


JASO MA / JASO MA1 / JASO MA2
Pior --------------------- Melhor


JASO: Japanese Automobile Standards Organization

JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)


No caso da dureza do câmbio recomendo utilizar Motul, no caso um Motul 3000 - 20w50 que contém a especificação API: SJ (inferior Yamalube) porém JASO MA2 (bem superior ao Yamalube).

Para efeitos práticos, usei Yamalube até os 20 mil km câmbio sempre duro, passei usar Motul 3000 e a moto melhorou nitidamente o câmbio, hj a moto está com 40 mil km e só alegria, motor e câmbio rodando lisos. Troco o oleo a cada 3 mil km.

Rafael11
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Rafael11 » 23 Out 2016, 19:59

Pessoal,
A Yamaha passou o yamalube na certificação jaso. Agora é MA2.
Inclusive o Mobil mineral também está API SL JASO MA2. O mesmo para o Castrol, só que não é certificado jasp, na embalagem dos que atende a JASO. O Selenia também. Todos minerais.
Será que dá pra confiar?

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por lucasmartins44 » 24 Out 2016, 07:17

Rafael11 escreveu:Pessoal,
A Yamaha passou o yamalube na certificação jaso. Agora é MA2.
Inclusive o Mobil mineral também está API SL JASO MA2. O mesmo para o Castrol, só que não é certificado jasp, na embalagem dos que atende a JASO. O Selenia também. Todos minerais.
Será que dá pra confiar?
É válido testar, nessa troca vou testar esse Yamalube "novo" pra tirar prova se mudou o produto mesmo ou só a embalagem.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Rafael11 » 29 Out 2016, 04:42

Legal. Posta suas impressões.
Da minha parte não consegui sentir diferenças.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Crístofer » 29 Out 2016, 09:57

Eu tinha uma Lander e rodei 70000 km com ela e agora com a Tenere ja rodei 17000 e acho que ja acostuei com o câmbio, pois a dur eza nao me encomoda em nada.. :P 8-)

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fmm4100 » 24 Nov 2016, 08:59

Uma coisa que é bastante simples e atrapalha demais no cambio é a altura da embreagem. Eu gosto de trabalhar com a regulagem baixa, porém estava horrível para por no neutro.

Com 1 volta no parafuso do manete consegui deixar o cambio macio, com a embreagem acionando pouco abaixo do meio de curso.
Felipe - T250 12/12 Azul
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por fredericoengel » 29 Nov 2016, 19:19

Bota silicone

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Ziliotto » 22 Fev 2017, 08:37

E aí pessoal, bom dia! Tirei ontem a moto da revisão, 76k. Levei uma mecânica indicada por um amigo, a concessionária aqui em SC taca a faca, torce e puxa de volta... e percebi que a troca de marcha ficou bemmm seca, dura, difícil de colocar no N. Seria a lubrificação então?

Valeu nobres!
Abração

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