A importância do uso de luvas

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

A importância do uso de luvas

Mensagem por Hugo Falcão » 04 Jun 2011, 23:51

Pessoal, todo mundo aqui sabe que é importante utilizar equipamentos de segurança... luvas, botas, calças e jaquetas de couro ou cordura, etc.

Mas estamos cansados de ver muitos amigos e colegas motociclistas que não fazem questão de usar tais equipamentos por acharem que não tem essa necessidade toda! E muitos que preferem comprar por um baixo custo, deixando de lado a qualidade, como se apenas o fato de estar de luvas, por exemplo, já fosse muito bom! Não é! ;)

Andar de moto com segurança é realmente muito dispendioso, temos mesmo que gastar um pouco mais para poder ter equipamentos de qualidade! vale lembrar que serão esses equipamentos que nos livrarão de certos problemas como fraturas, arranhões, entre outros.

Eu mesmo tenho três pares de luvas.
Um par Fox Bomber (cano curto) para uso no dia-a-dia dentro da cidade, com proteções de fibra de carbono na parte superior da mão e nos dedos!
Outro par Joe Rocket Moto Air (cano curto) de couro com proteções de fibra de carbono também. Esta tenho usado mais no dia-a-dia, pois a acho mais segura que a Fox Bomber por ser de couro.
E, por fim, um par AlpineStars SP2 (cano longo) de couro com proteções de fibra de carbono e dupla camada de couro na palma da mão, que uso para viagens.

Desses três pares, os dois de couro aguentam um pouco de água, pois é couro hidrofulgado! Não são impermeáveis.
Mas eu penso o seguinte... Prefiro chegar com as mãos um pouco molhadas mas, em segurança em caso de queda, pois as luvas impermeáveis não apresentam os mesmos materiais resistentes como as de couro hidrofulgado. Pelo menos não conheço, posso até estar enganado aqui! Mas realmente não faço questão de que seja impermeável.

Ontem um amigo meu aqui em Maceió bateu com a Hornet dele na lateral de um carro. Segundo ele o camarada do carro fez uma manobra errada e não o viu, atravessando o carro na frente dele!
Bom, vamos ao que interessa...
Esse meu amigo estava de capacete (Shoei), jaqueta, bota e, uma calça jeans com proteções nos joelhos!
Só faltaram as luvas! ;)
A moto dele já era! O capacete ficou com uma marca de arranhão muito forte. Ele, graças a Deus, não teve nada de mais, além de arranhões nas mãos! Mas, se estivesse de luvas, não teria sofrido nada nas mãos!

Nesse vídeo aqui abaixo dá pra ter uma idéia da importância das luvas na hora da queda!

http://www.youtube.com/watch?v=krbCZQ25yag" onclick="window.open(this.href);return false;

Pensem nisso!
Não só com relação às luvas, mas com botas, calças, jaquetas, entre outros equipamentos de segurança que eu considero vitais para um motociclista!

Abraços! :joinha:
Editado pela última vez por Helano em 05 Jun 2011, 20:34, em um total de 1 vez.
Razão: ajustado o vídeo

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por rodlima » 05 Jun 2011, 10:51

Luva com boa proteção faz com que a mão vire um protetor para o resto do corpo! Muito bom o texto Hugo.

Com relação ao vídeo, fiquei em duvida se a atitude do motociclista foi precipitada ou não. Se ele tivesse freiado mais talvez chegasse perto do caminhão com velocidade suficiente para fazer a curva, rente ao meio fio, ou até parado antes. Por outro lado, se ele não conseguisse freiar, foi a melhor saida, melhor do que chapar no caminhão com moto e tudo. Deu a impressão que daria pra freiar.

Veja que o que matou foi aquela olhadinha para o posto de gasolina! Décimos de segundo, e a configuração da rua muda completamente!

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Hugo Falcão » 05 Jun 2011, 18:29

Pois é, o cara foi muito precipitado em se jogar no chão!
Acho que daria pra parar sem se jogar!
Mas o importante não é a atitude dele, e sim o uso das luvas de boa qualidade!

O que tentei mostrar foi isso!
A importância do uso das luvas!
A manobra do camarada ali foi horrível! :batecabeca:

Abraços! :joinha:

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Hugo Falcão » 05 Jun 2011, 18:30

Helano, não sei o que houve aí com o link...
Não apareceu o vídeo no post, só o link!:(
Se puder, ajeita aí! :)

Valeu!

FELIPEAPOLLO
Visitante
Visitante

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por FELIPEAPOLLO » 06 Jun 2011, 11:11

o cara foi ninja eihn....proteção faz toda diferença...num carro vc põe rodas...som..insulfim...bancos concha.....o motociclista investe em segurança...jaqueta calca bota luva capacete etc..

Gadz
Visitante
Visitante

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Gadz » 06 Jun 2011, 11:23

Eu já caí e a luva ficou bem esfolada. Fico imaginando se estivesse sem...

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por doug01n » 06 Jun 2011, 12:01

O cara do vídeo não se jogou... ele fez igual o que aconteceu comigo na burgman... alicatou o dianteiro durante o desvio, e a frente saiu. Aí a sensação é de ser arremessado mesmo, como pareceu no vídeo.
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Savério » 09 Jun 2011, 09:15

foi bem isso q o doug falou, freou o dianteiro e a moto caiu, nem sempre estamos taum atentos quanto achamos, já tinha um carro parado a muito tempo no meio da pista esperando a conversão do caminhão, mas o cara não se ligou e se assustou, se tivesse freado com mais calma se tivesse ABS se se se ... pena, só da pra contar com o momento.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Hugo Falcão » 09 Jun 2011, 11:57

Mais uma vez discordo que "só da pra contar com o momento!"

Como você bem observou Savério, já havia um carro parado esperando a manobra do caminhão!
É apenas falta de atenção do piloto da moto! Se estivesse ligado mesmo, teria notado isso! Sem falar que, um caminhão daquele tamanho e laranja! :D
O piloto da moto tá precisando refazer o exame de vista dele! :)

E mais uma coisa...
Veja o tipo de via que ele estava!
Por que aquela velocidade toda na moto ali?
Poderia ser um pedestre distraído atravessando a rua! E aí, não seria pior?! Poderia ter matado alguém atropelado!!
E se você prestar mais atenção, vai ver que, quando o piloto vira a cabeça pra olhar se tem algum carro atrás dele, tem um camarada com um colete verde limão sinalizando no canto direito da tela!!!
Veja também que tem um outro carro branco, que está chegando pra fazer o retorno no outro lado da via!
Então é o que venho falando e, sendo até chato mesmo... Temos que ter muito cuidado e atenção triplicada ao andar de moto!
Tá vendo como as coisas acontecem porque a galera anda sem a famosa direção defensiva?! :)

Grande abraço! :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: A importância do uso de luvas

Mensagem por Kakko » 09 Jun 2011, 15:31

Dá-lhe big Hugo :mrgreen:

Nosso mentor nas questões de segurança :joinha:

abração
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder