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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 08:25 
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amigos
tenho acompanhado alguns testes de novos modelos e com frequência a falta de opção em desligar o ABS para prática de off é criticada. Exemplo: BM 1200GS pode-se desligar o ABS, V-Strom 1000 não pode.

antes de ficar apenas reproduzindo uma informação sem conhecimento, gostaria de saber: mas afinal, qual o prejuízo em pilotar uma moto no off com o ABS ligado?

em tempo: nas minhas antigas XL e DT sequer havia disco no freio, e o tambor raramente travava a roda. Evidente que não estou comparando o freio a tambor com um sistema ABS, mas em ultima análise, a roda também não trava.

:joinha:

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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 08:53 
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Registrado em: 14 Ago 2012, 09:04
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motown,

Bom questionamento, pois acabo de comprar uma 660 com abs, e gostaria de saber porque falam tento de não andar com abs no off.

Sendo que não vou fazer off pesado, máximo estrada de terra no qual acho que não vou precisar travar a roda.

E nas pick um, hoje saem tudo com abs, e são carros feitos para o off. Digo Hilux, l200, frontier, e outras.

Att,

Miranda

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Miranda


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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 08:59 
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Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
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pois é Miranda, meu carro tem e é excelente, ja usei no cascalho solto, em descida, é uma maravilha !!

leio as críticas quando a moto não permite desligar o sistema, mas nunca vi uma explicação plausível...

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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 09:08 
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Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
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Cidade onde mora: Cachoeira de Minas/MG
Eu acredito que em algumas situações do OFF o ABS (que não trava a roda), também não para.
Exemplo: um descidão liso de lama fina, cascalho etc. Nesses casos, talvez seja interessante travar a roda traseira para segurar ao menos um pouco.
Porém também me pergunto se a roda travar, fica facil facil de cair. Se não travar não para. E aí? rsrsrsrsrs

Imagino que boa parte desse mito se dê mediante análise de pilotos profissionais de OFF ROAD ou trilheiros. Esses sim não podem usar ABS.
kkkkkkkk

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Tiago Carvalho
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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 09:57 
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Registrado em: 05 Jan 2012, 13:32
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Cidade onde mora: São Paulo / SP
Quando em brita, ripio, cascalho, e você quer freiar mais forte, ou controlar a velocidade numa descida forte, só freiar um pouco não funciona. Precisa:

1 - Travar por uns instante a roda. A roda, travada, consegue afundar um pouco no terreno, e aí junta, na frente da roda travada, um pouco do material do próprio terreno;

2 - Esse estado de roda mais funda com material na frente freia com eficiência bem maior que no início do travamento;

3 - Dá para ir controlando (aliviando e travando de novo) para manter a moto em pé, mas afundando a roda e dando mais eficiência na frenagem.

Se o ABS não deixa a roda travar, você não consegue essa dinâmica de pneu mais afundado com material na frente. Sem isso, num descidão, vc vira passageiro, vai pegando velocidade por mais que aperte o manete e pise no pedal, e segue xingando as mães dos projetistas da moto.

PS: Tem ABS que permite um certo travamento, e não é tão ruim no off. Ouvi dizer bem do ABS da XRE, que teria um compromisso bacana entre não travar no asfalto e travar um pouco em terra.


Editado pela última vez por ivnn em 14 Abr 2015, 10:10, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 10:08 
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Registrado em: 15 Jan 2011, 12:40
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Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Depende da sensibilidade do sistema ABS. Se a gente citar a XRE 300 por exemplo, seu freio ABS é incrivelmente competente em qualquer situação, experiência própria.

Já, em outras motos que andei, em algumas situações o freio realmente não para a moto de forma alguma, inclusive, ela ganha velocidade com os freios pressionados, rs. Tomei um puta susto numa BMW 650 GS por exemplo na seguinte situação: Descida, estradão e terreno solto.

Enfim, o fato de algumas motos terem o sistema ABS desligável é pra possibilitar que pessoas mais experientes tirem melhor proveito de uma situação onde o felling humano é mais eficiente.

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 10:16 
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Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Não entendo muito de ABS, eu sou um q colocou o Aeroquip no freio dianteiro da Té 250 e estou muito satisfeito, tanto nas frenagens de emergência como no off, e não sei ao certo aonde o ABS deveria encaixar pra ajudar no off. Como disseram, travar aos pouquinhos a roda, na sensibilidade da mão ou do pé, é muito importante às vzs...

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Minha moto tá meio surrada? Não, eu to fazendo estilo MAD MAX - THE FURY ROAD.


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MensagemEnviado: 14 Abr 2015, 10:37 
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nada como obter a informação de quem entende do assunto :joinha:

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MensagemEnviado: 16 Abr 2015, 12:27 
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Cidade onde mora: Niteroi/RJ
O sistema de ABS funciona observando se as duas rodas estão rodando na mesma velocidade... Se não estão, ele entende q uma das rodas travou e libera o freio.

O problema e q pra essa análise funcionar, as duas rodas devem estar em contato com o chão, sem rodar em falso. No off de moto isso é muito mais comum. No OFF de carro, ele e tão pesado q dificilmente ocorre.

Pode acontecer de vc simplesmente não ter freio


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MensagemEnviado: 16 Abr 2015, 12:55 
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Cidade onde mora: São Bernardo do Campo
O que citaram acima é verdade. Eu tomei um susto no nacional de ibitipoca na parte de areia. Ei pensei que tivesse desligado o ABS e numa curva com areia a moto não parou, ganhou velocidade e quase entrei na cerca. Gracas a deus consegui contornar.


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