Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por Carlos Boni » 20 Jan 2015, 11:58

Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
ténérézis
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 01 Fev 2014, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por ténérézis » 20 Jan 2015, 13:54

Muito bom o texto, Boni.
Destaque para esta parte:
"De fato, o que se verifica na cidade de São Paulo não é apenas a indiferença ante as sugestões decorrentes do trabalho, mas também o contrário de uma das recomendações, uma vez que a Prefeitura aboliu as faixas exclusivas de motos, consideradas fundamentais para a segurança dos motociclistas pelos autores da pesquisa."

Eu sempre falo sobre as faixas exclusivas que tiraram.
Usei bastante a da av. sumaré e funcionava muito bem.

Moro próximo a Av. Engenheiro Caetano Álvares, essa avenida é a principal saída de vários bairros da ZN para a marginal.
A avenida já tinha um trânsito absurdo normalmente, mas para ajudar o prefeito colocou uma ciclovia de um lado e uma faixa de ônibus do outro. O que eram 3 faixas para carro viraram 2 faixas de carro, 1 de bike e 1 de ônibus. Resultado + trânsito e corredor muito estreito para motos.
Nada contra o pessoal da bike, mas agora eu te pergunto:
Qual o % de ciclistas e de motociclistas de SP?
Qual o % de acidentes com moto e com bike?
Por que não investiram em uma faixa de moto ao invés da bike?

Passo todos os dias nessa avenida e o que vejo são duas faixas vazias que poderiam estar ocupadas para melhorar o fluxo.

ps.: Este é o exemplo só da Av. Engenheiro que é a avenida que eu passo todos os dias, não sei como está a situação das ciclovias nas outras vias.
ATUAL -> XTZ 250 ténéré 2013

SUZUKI YES 2008
SUZUKI DL650 2013
XTZ 250 ténéré 2014
XTZ 125 XK 2008
XTZ 125 XE 2007
YAMAHA FAZER 250 2007
SUZUKI YES 125 2007
CG 125 FUN 2006
CBX 250 Twister 2004
XT 225 1997

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por Carlos Boni » 21 Jan 2015, 11:30

Verdade ténérézis!!!
Tbém não sou contra a ciclofaixas, mas sua maioria foi criada sem nenhum estudo.
Tbém me utilizava a Sumaré diariamente e funcionava super bem.
É aquela coisa ainda da época dos faraós, em que o novo destruía o que seu antecessor fez de bom.
E é com essa politicagem nojenta que temos que conviver e sobreviver.
Enquanto isso, vamos motocando com atenção redobrada... que ninguém é de ferro!!
:joinha: :joinha:
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por hdbatistela85 » 21 Jan 2015, 17:37

Bom texto isso da habilitação é preocupante , um dia conversando com um amigo experiente de moto aqui na empresa e um tirando carta , ai falei que em uma situação tive que alicatar o freio dianteiro , o mais novo disse é mas ai vc ta errado eu aprendi na auto escola que nunca deve usar o freio dianteiro ! Como vai pra rua desse jeito ?

Os instrutores não sabem devia ser melhorado o modo como tiramos habilitação hoje!

O que o tenerezis falou sobre a faixa de bike está curtíssimo

Sérgio Rabello
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:59
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte

Re: Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por Sérgio Rabello » 26 Mar 2015, 13:02

Uma dica importante!
Em um dos meus estudos sobre pilotagem de segurança, eu aprendi que ao passar em um cruzamento com sinal verde, você deve olhar se ninguem está cruzando a sua rua, mesmo estando aberto o sinal. Também pode usar de um carro que esteja passando com vc, como escudo. Caso alguém passe o sinal vermelho do outro lado, bate no seu escudo e não em vc.
Eu passei por essa situação mas nao pensei que caso alguém bata no meu escudo, esse escudo vai na minha direção, portanto eu fui atingido, graças a Deus foi só alguns arranhões e luxações. Hj, claro, mesmo estando o sinal verde pra mim, e veículo passando junto comigo ao meu lado, servindo de escudo, eu mesmo assim olho sempre para não ter surpresas mais.

Espero q ajude alguém q pensava como eu.

Abs!

Avatar do usuário
Eduardo Miranda
Usuário
Usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:05
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Zona Oeste de São Paulo
Contato:

Re: Acidente? Culpa de quem? 10 conclusões

Mensagem por Eduardo Miranda » 30 Mar 2015, 02:26

É brother.. Isso da frenagem correta é algo que têm feito uma extrema falta, não só aqui em SP mas em todo o Brasil...
Neste fim de ano fui passar férias em uma pequena cidade no interior do Piauí. Chegando lá todos os meus parentes que pilotam há anos quando perceberam que eu utilizo o freio dianteiro ficaram perplexos. Todos me disseram que eu era louco por utilizar o freio dianteiro, que eu ia cair, etc...
Ao ouvir isso me lembrei de diversas situações em que o freio dianteiro salvou a minha vida... Percebi que o dia que eles vierem para SP terei que deixar todos bem longe das motos!

Também lembrei de quando peguei o corredor da marginal Pinheiros pela primeira vez (até então não usava o freio dianteiro nem a pau) ... Só aprendi a usar o freio dianteiro depois de alguns sustos, sustos que me levaram a pesquisar como freiar a moto corretamente.

Eu ainda tive tempo para pesquisar... Quantas vidas se perderam por não terem este tempo?

...

Enfim, boa parte dos acidentes não começaram com uma fechada ou com um buraco. Começaram na formação de cada um de nós... :(
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:13

Honda C100 Biz 2002, CG 150 Titan 2008, Ténéré 250 2011.

Responder