Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
antonioneiva
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Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por antonioneiva » 20 Abr 2011, 11:57

Galera só p contribuir um pouco.

Em velocidades baixas, pilotamos girando o guidão para onde desejamos ir. Mas em velocidades mais altas, fazemos o oposto:
# Giramos o guidão um pouco, para o lado oposto ao que queremos ir.
# A moto se inclina para o lado que queremos ir, sozinha.
# Acompanhamos o movimento da moto e fazemos a curva normalmente.
Isto é o contra-esterço. É girar o guidão para o lado 'errado' para que a moto vá para o lado 'certo'. O contra-esterço é mais perceptível em velocidades de 30 Km/h para cima.
Nós já o utilizamos inconscientemente, ao fazermos as curvas. Já faz parte da pilotagem do dia-a-dia, provavelmente. Este efeito pode ser visto em terra firme, com a moto parada.
# Com a moto na vertical, vire o guidão para um lado até o batente.
# A moto não tenta 'cair' para o lado contrário?
O mesmo vale para qualquer velocidade. A única diferença sendo, quanto mais rápido a moto estiver indo, maior vai ser a intensidade do contra-esterço.
Vá praticar na rua o contra esterço. Note que você precisa virar o guidão bem menos com a moto em movimento, para obter o mesmo efeito da moto parada.

esqueci a fonte.... phodeu....

em minhas viagens eu utilizo muito essa técnica na horas de fazer os contornos das curvas e para mudar a trajetória de forma mais rápida e segura...
Nas curvas (grandes) vc pode fazer o CE e assim delimitar até onde vc quer deitar nas curvas... teve um vez que fiz uma viagem de 1000km (ida e volta) sózinho... pratiquei muito

Vi um ex perfeito de contra esterço no vídeo abaixo

http://www3.motonline.com.br/artigo/tes ... -1200f-dct

veja o movimento do guidão no intervalo entre 2:10 e 2:15 o piloto utilizou a técnica para desciar de alguma iregularidade da pista....

Gadz
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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Gadz » 20 Abr 2011, 13:47

Sabendo usar, essa é a melhor técnica para se usar andando de moto. :joinha:

No começo a gente fica meio inseguro, principalmente para desviar de buraco, mas depois que acostuma a gente pensa "por que eu não fazia isso antes?".

As curvas ficam menos "quadradas" quando a gente pega o jeito do contra esterço. Quando a estrada tem muita curva e a gente usa essa técnica conscientemente a viagem fica muito mais divertida. E dá-lhe pedaleira arrastando no chão. :gargalhada: :gargalhada:

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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Kakko » 20 Abr 2011, 14:08

cara...eu não abuso não :nao: !! o que faço muito é usar o corpo para desviar...curvar........mas sabe-se lá o que pode encontrar em uma curva..........
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antonioneiva
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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por antonioneiva » 20 Abr 2011, 14:24

veho, vou te dizer uma coisa... eu acho que desviar de algo fazendo esse jogo de corpo pior do que o contra esterço.... dá uma treinada q depois vc vai ver que é muito mais seguro do que jogando o corpo....

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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Kakko » 20 Abr 2011, 14:47

Mas o contraesterço tbm depende do jogo de corpo !!! ou não ?? e pelo que entendi essa manobra funciona com velocidades críticas e em curvas...certo ?
Partindo do principio que para a traseira derrapar, é necessário estar com velocidade imcompativel ou a pista estar com areia, lama, oleo, etc....

Como fazer isso em uma reta ? e vc precisa desviar de algo que ve lá na frente ??

em veículos 4 rodas geralmente, quando sai de traseira, voce vira a direção para o lado que está saindo....certo ? pelo que entendo isso é o contraesterço.
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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Savério » 20 Abr 2011, 15:11

hehehe kakko tinha essas mesmas duvidas q vc... pode e deve ser executado em retas tbem, vai utilizar pra desviar de buracos ou mudar a posição em q se encontra na pista de forma rápida e segura, é muito tranquilo e tem uma resposta extremamente rápida da moto, tenta e me diz o q acha... andando em linha reta a cerca de 30 ou 40 km/hr digamos q vc quer ir pra esquerda, então empurre o guidão com a mão esquerda para frente em um movimento rápido e curto a moto muito rapidamente vai pra esquerda faça isso pra ambos os lados e depois me conte ;) ao contrario do que parece vc deve empurrar o guidão para frente com o punho pro lado q vc quer ir ... a primeira vez q fiz isso fiquei dando risada sozinho hehehe o povo deve ter pensado q esse loco ta rindo e indo de um lado pra outro na pista kkkkk
Editado pela última vez por Savério em 20 Abr 2011, 15:17, em um total de 3 vezes.

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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por antonioneiva » 20 Abr 2011, 15:15

Não Kakko... o contra esterço depende muito mais do "jogo de guidão" do que do corpo (muito mais do guidão do que do corpo)... daí o nome.
pra fazer essa técnica basta estar a uma vel levemente superior a 30km/h não precisa necessáriamente estar em altas vel...
ela fcn tanto em curvas como nas retas... nas retas para fazer desvios rápidos (como no vídeo) e nas curvas para aumentar a inclinação da moto durante elas... dando mais segurança para desviar de obstáculos durante a curva...
rapaz.... dá uma analisada no vídeo que postei.... vc verá que o cara teve q desviar de um obstáculo me forma imediata... se vc prestar atenção ele deu um toque rápido e isso fez com que a moto fosse para o lado uns 40cm (o suficiente para desviar de muita coisa)

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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por antonioneiva » 20 Abr 2011, 15:16

mas empurra o guidão pra frente com cuidado OK!!!!! se for um empurrão forte a moto vai deitar demais e o risco de perder a frente da moto é alto....

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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Kakko » 20 Abr 2011, 16:00

Mas exatamente isso que acabei de comentar....inclusive fazemos isso intuitivamente ...quase sem perceber.

veja a matéria a seguir:

Uma manobra que vale à pena conhecer, segundo Damiron, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.

O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.


“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.

“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”, garantiu.

Por fim, e não menos importante, entra a perícia e experiência do piloto. “É lógico que isso conta, e muito. Afinal, com o passar dos anos o motociclista desenvolve um estilo próprio de pilotagem e aprende a dominar melhor seu veículo”, concluiu.

Com essa breve aula em mente, só resta pegar a motocicleta e encarar aventuras. Lembrando, claro, do respeito às velocidades nas ruas e estradas.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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Gadz
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Re: Técnicas de pilotagem... Contra esterço

Mensagem por Gadz » 20 Abr 2011, 16:50

Kakko, para fazer contra esterço você pode ficar imóvel na moto. Não precisa de jogo de corpo nenhum.

E digo mais, com o CE você desvia de um buraco muuuuuuuuuito mais rápido do que usando jogo de corpo.

Mas não tem essa de "traseira derrapar" não. Não entendi esse seu comentário. :crazy:

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