o corredor......

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

o corredor......

Mensagem por alexandrepalhynha » 16 Abr 2012, 10:01

incrivel como alguns malucos conseguem andar no corredor entre os carros.... numa velocidade que nao comporta erros.
chegando de viagem hoje, ainda na região da VPrudente, ja começaram as barbaridades. quando sai da Salim Maluf e entrei na Bandeirantes, piorou de vez. tudo parado e um corredor estreito com uma fila de motobolhas atraz pedindo passagem! nao itneressa a quanto voce vai, sempre tem um idiota mais veloz que voce.
ja diminui meu guidão em 3cm de cada lado, mesmo assim ainda é grande para passar entre os carros. isso pq ainda nao coloquei os alforges.....
ta ficando dificil andar de moto em SP. nao ando mais no corredor principal dos morto-queiros. e se ando, nao tiro o olho do retrovisor, bastou aparecer um maddog que eu saio e dou passagem.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: o corredor......

Mensagem por ghamauricio » 16 Abr 2012, 13:38

Eu já tive um acidente potencialmente feio por causa disso.
Estava no corredor na altura de Belford Roxo, indo pegar a Dutra pra ir pra casa da patroa. Eu ando bem tranqüilo no corredor, e tinha uma fila de idiotas atrás de mim carburando e buzinando feito loucos.
Uma hora eu saí do corredor e entrei na fila de carros da esquerda (pois do lado direito estava um caminhão enorme, bloqueando o corredor), e ao tentar entrar no corredor, fui surpreendido por um destes idiotas que me ultrapassava pela direita para entrar no corredor antes de mim enquanto que o carro à minha frente começava a frear.

Catei nos freios, a moto mergulhou a suspensão mas não segurou a tempo, e fui de cara no cantinho do para-choques do carro à minha frente. A roda virou pra direita, a moto guinou junto e se inclinou pra esquerda, caindo comigo ainda montado nela. No processo os quatro parafusos da bolha se quebraram, o guidão entortou do lado esquerdo para baixo e para dentro, o pedal do câmbio entortou pra dentro, a manete do freio entortou pra baixo, a manopla arranhou bastante e as duas lâmpadas dos dois piscas esquerdos foram danificadas - uma pulou fora do soquete, a outra teve o filamento arrebentado.
No final, de prejuízo mesmo, só as lâmpadas. O resto deu pra desentortar, apesar de eu ter comprado a manete e a manopla, mas ainda estão guardadas.

Ainda não tenho uma jaqueta apropriada para moto, mas sempre ando com um casaco grosso que tenho. Foi a salvação, pois o estabaco foi a cerca de 60km/h, e eu fui "montado" na moto até ela parar, raspando a parte externa do braço esquerdo e o lado esquerdo da cintura abaixo da linha da cueca. Como estava de calça jeans e este casaco, o dano foi mínimo e não ficou nem cicatriz.

Fiquei morrendo de raiva na hora, mas percebi minha carga de culpa na história. Eu deveria ter dado passagem, em primeiro lugar. Em segundo lugar, eu até ouvi o cara acelerar, mas achei que era só mais uma carburada e deveria ter verificado no retrovisor pra confirmar, mas esperei o barulho do motor sair de trás de mim e vir pro meu lado pra acreditar que ele faria aquilo. Terceiro lugar, eu deveria ter jogado a moto em cima pra levar ele junto. Hahaha Brincadeira.

Abraço!

Avatar do usuário
Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 24 Ago 2011, 21:04
Cidade onde mora: Rio de janeiro
Localização: Rio de Janeiro

Re: o corredor......

Mensagem por Vinicius Brandão » 16 Abr 2012, 20:46

Talvez com este vidio de para esclarecer um pouco dos problemas que temos. :pdavida: Não so em São Paulo, mas em quase todo o Brasil. :batecabeca:


http://www.youtube.com/watch?v=9FXRJmaSljg" onclick="window.open(this.href);return false;
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: o corredor......

Mensagem por alexandrepalhynha » 16 Abr 2012, 21:02

perfeito!!!!! resumiram quase tudo ai.

André
Visitante
Visitante

Re: o corredor......

Mensagem por André » 17 Abr 2012, 16:25

Depois de assistir ao vídeo acho que vou utilizar meu carro durante a semana e comprar uma custom pros fins de semana. :palmas:

Abçs.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: o corredor......

Mensagem por Fmm4100 » 19 Set 2012, 23:38

Todo dia pego esse corredor da Av dos Bandeirantes para ir a Vila Olimpia e voltar para São Caetano.
Tem dia que está tranquilo, mas tem outros o povo parece ficar alucinado, principalmente as sextas.

Agora só não sei se o pior de tudo é o motociclista inexperiente (vai a 40 e freia pra tudo) ou o "profissional" do guidon (Ai de quem ficar na frente da CG150 turbo, menos de 80km/h é para os fracos).
De repente o pior sou eu, que insisto nessa coisa de moto em SP. Por enquanto ta valendo a pena 18km em 30min nesse transito louco.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: o corredor......

Mensagem por alexandrepalhynha » 19 Set 2012, 23:58

muito pelo contrario. inexperiente é o mané andando a 80 no corredor. ainda bme que ele so faz isso por pouco tempo, pq todos sem excessao acabam sofrendo algum acidente, e os que continuam vivos passam a ser motociclistas experientes e aprendem a andar na velocidade certa (certa é aquela que que dá segurança na ocasião).
meu corredor agora é sempre mais pra direita. ali eu ando a quanto eu quero, bem devagar normalmente.
e eu sempre chego aonde quero. mesmo 5 minutos depois.

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: o corredor......

Mensagem por Marcel Valim » 20 Set 2012, 09:09

Sou motociclista desde que me conheço por gente, mas também sou motorista e, vez ou outra, tenho que inverter minha forma de raciocinar, trocando de posição no trânsito. Isso a meu ver é ótimo porque ajuda a avaliar situações no trânsito de duas óticas diferentes.
Deixo claro, desde já, que não pratico e sou contra quem pratica esse tipo de atitude no trânsito, mas pela ótica do motorista e também do motociclista, interpreto os sinais sonoros das buzinas instantaneamente e com um padrão.

Imaginem-se no trânsito, a bordo de um automóvel, num congestionamento onde se forma um corredor não muito largo.
Este corredor não é uma faixa de trânsito, apenas um corredor.
Lá de trás vem um motoqueiro apressado, certo de que aquele corredor é sim uma faixa de trânsito, e específica para motocicletas, em particular as dos motoboys, dos atrasados ou dos impacientes. E o cara vem buzinando e acelerando a moto sem filtro e com escapamento “estralador” de turuna, ou ainda, ligando e desligando a moto para que o escapamento estoure, assustando a todos os motoristas já estressados pelo congestionamento.

É neste momento que a sutileza e educação do motociclista faz toda a diferença.
Tudo depende da velocidade que ele vem e mais ainda, da forma como ele buzina e SE buzina.

Para mim, a onomatopéia da motocicleta fica desta forma:

Bi.... (antes de passar)– ôba...olha, eu estou aqui...vou passar, ok?
Bi... depois de passar – Valeu, cara.
Bi-bi..- cuidado aí, tô passando.
Biiiiiiiiiiiiii...- Porra cara, não tá vendo que eu estou aqui???
Bi-bi-bi-bi-bi-bi, Vrummmmm, vrummmmm, pá, pá... – Sai da frente mané. Não tá vendo que estou na minha faixa exclusiva. Tira essa mer** daí!!!
Biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, depois de passar – Vai tomar no c*, seu filho de uma pu**. Vai fechar a vaca da sua mãe, seu bost*. Filho de um corn*.
Vrummmmmmmmmmm (tirando de giro) – Porra, cara. Abre caminho!!! Não tá vendo que eu tenho uma moto de 4 cilindros com escapamento direto???? Tá achando que sou motoboy? Quero ver quando o trânsito fluir se você me pega com minha super moto.

Eu digo que passo pelo corredor, não posso negar, afinal essa é a grande vantagem da motocicleta. Mas não buzino pra ninguém e passo com velocidade moderada, sem estressar ninguém.
E digo mais. Fico puto da vida quando aparece um motoqueiro atrás de mim acelerando. Nesse caso o cara acaba tendo que esperar mais que o normal.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: o corredor......

Mensagem por BruceD » 20 Set 2012, 13:31

esses dias eu fui pegar a anhanguera, mas ao invés de ir pelo rodoanel, fui pela av. bandeirantes e marginal pinheiros... olha, não dá pra andar no ritmo dos caras, é suicídio, e c vc não anda, forma aquela fila do inferno te buzinando...

Avatar do usuário
aacsanchez
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 05 Set 2012, 17:57
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: o corredor......

Mensagem por aacsanchez » 20 Set 2012, 16:38

Marcel Valim escreveu:Sou motociclista desde que me conheço por gente, mas também sou motorista e, vez ou outra, tenho que inverter minha forma de raciocinar, trocando de posição no trânsito. Isso a meu ver é ótimo porque ajuda a avaliar situações no trânsito de duas óticas diferentes.
Deixo claro, desde já, que não pratico e sou contra quem pratica esse tipo de atitude no trânsito, mas pela ótica do motorista e também do motociclista, interpreto os sinais sonoros das buzinas instantaneamente e com um padrão.

Imaginem-se no trânsito, a bordo de um automóvel, num congestionamento onde se forma um corredor não muito largo.
Este corredor não é uma faixa de trânsito, apenas um corredor.
Lá de trás vem um motoqueiro apressado, certo de que aquele corredor é sim uma faixa de trânsito, e específica para motocicletas, em particular as dos motoboys, dos atrasados ou dos impacientes. E o cara vem buzinando e acelerando a moto sem filtro e com escapamento “estralador” de turuna, ou ainda, ligando e desligando a moto para que o escapamento estoure, assustando a todos os motoristas já estressados pelo congestionamento.

É neste momento que a sutileza e educação do motociclista faz toda a diferença.
Tudo depende da velocidade que ele vem e mais ainda, da forma como ele buzina e SE buzina.

Para mim, a onomatopéia da motocicleta fica desta forma:

Bi.... (antes de passar)– ôba...olha, eu estou aqui...vou passar, ok?
Bi... depois de passar – Valeu, cara.
Bi-bi..- cuidado aí, tô passando.
Biiiiiiiiiiiiii...- Porra cara, não tá vendo que eu estou aqui???
Bi-bi-bi-bi-bi-bi, Vrummmmm, vrummmmm, pá, pá... – Sai da frente mané. Não tá vendo que estou na minha faixa exclusiva. Tira essa mer** daí!!!
Biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, depois de passar – Vai tomar no c*, seu filho de uma pu**. Vai fechar a vaca da sua mãe, seu bost*. Filho de um corn*.
Vrummmmmmmmmmm (tirando de giro) – Porra, cara. Abre caminho!!! Não tá vendo que eu tenho uma moto de 4 cilindros com escapamento direto???? Tá achando que sou motoboy? Quero ver quando o trânsito fluir se você me pega com minha super moto.

Eu digo que passo pelo corredor, não posso negar, afinal essa é a grande vantagem da motocicleta. Mas não buzino pra ninguém e passo com velocidade moderada, sem estressar ninguém.
E digo mais. Fico puto da vida quando aparece um motoqueiro atrás de mim acelerando. Nesse caso o cara acaba tendo que esperar mais que o normal.
Perfeito!!! Espetacular sua explicação!

Eu não faço corredor... só qdo o transito pára e me sinto ameaçado por qq razão! No fim das contas, transito é uma fila e odeio q furem a fila na minha frente... então evito ao máximo fazer! Mas moro na Praia Grande e o transito aqui é relativamente relax!

:palmas: Mas vc tem razão, respeito e gentileza resolvem muito!
ACSancheZ - Deserto em Tuaregue é Ténéré!
Minha Dinorah é o Deserto Azul!
------
Respeite sempre as leis de transito. Gentileza e respeito nas ruas só trás o bem!

Responder