02. Nunca faça brincadeiras com a moto na estrada, pois qualquer vacilo é chão na certa, e vai estragar o passeio de todo mundo;
03. Procure viajar com pelo menos mais dois (02) parceiros, pois caso tenha algum problema, um fica junto da moto com você e o outro vai pedir auxílio;
04. Se parar no acostamento, não marque bobeira com os caminhões, pois o arrasto que eles criam pode derrubar uma moto;
05. Para quem tem moto de pequeno porte, muita atenção ao cruzar com veículos grandes na direção contrária, pois o arrasto pode desequilibrar você. Então quando avistar um caminhão ou caminhonete, mantenha-se próximo ao acostamento ou à direita da pista caso não tenha acostamento;
06. caso a viagem seja longa e você tenha que levar bagagem, coloque todas as suas roupas dentro de sacolas plásticas e vede com fita adesiva. Na sua cidade o tempo pode estar ótimo, mas no meio da estrada nunca se sabe como estará o tempo. Caso pegue uma chuva sua roupa estará protegida;
07. Evite levar bagagem em mochilas nas costas, pois além de ser incômodo, dependendo da distância a ser percorrida, suas costas ou as da garupa ficarão comprometidas. Se estiver sem garupa, amarre tudo no banco. O melhor mesmo é ter alforges e/ou bauleto. Caso os tenha, use-os;
08. Sempre tenha ferramentas dentro da sua bagagem. Pode ser o kit que vem com a moto mesmo, na necessidade eles quebram um galho enorme;
09. Sempre ande em grupos sem deixar dispersar, mas também não fiquem muito perto, de preferência façam um posicionamento do tipo grid de largada de fórmula 1 ou em fila indiana, desde que tenha uma distância considerável boa para a moto da frente. Em caso de buracos dá tempo de desviar sem bater em outra moto;
10. Recomenda-se uma parada a cada 100km, para poder dar uma esticada nas pernas e tomar uma águinha.
Itens necessários para se levar numa viagem:
* Dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheques ou cartão);
* Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem;
* Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido.
Itens aconselháveis para levar:
* Roupa impermeável para chuva;
* Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes;
* lista com alguns telefones úteis;
* Kit de primeiros socorros;
* Lanterna;
* Tirantes ou cordas para a fixação da motocicleta em caso de reboque.
Equipamentos de segurança:
* Jaqueta (de cordura ou couro) com proteções nos ombros, cotovelos e costas;
* Luvas de couro com proteções;
* Botas para motociclistas, com proteções nos tornozelos;
* Calças (de cordura ou couro) com proteções nos joelhos, pelo menos;
* Capacetes com viseiras limpas, sem arranhões.
Posicionamento na Estrada - Parte 1
Estradas de mão dupla
Ocupe a faixa posicionando-se no espaço relativo a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas se posicionar ao seu lado. Só ultrapassar com segurança e quando houver espaço para você voltar a sua pista. Certos motoristas não gostam de dar espaço para motos e você acaba ficando preso entre as duas pistas e em situação de muito perigo.
Estradas de mão única com duas pistas
Da mesma maneira que em pistas de mão dupla, posicione-se ocupando o espaço relativo a um carro. Trafegue normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagens. Nas mudanças de faixa use sempre o retrovisor, mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, seu retrovisor pode esconder um carro pequeno. Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista onde normalmente andam os caminhões).
Estrada de mão única com três pistas ou mais
Idem ás duas pistas anteriores, mas dependendo do movimento da rodovia, pode-se trafegar pela pista do meio, evitando assim o óleo na pista da direita. Porém, redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis ultrapassarem pela direita.
Velocidade
SEMPRE respeite os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que você se sinta seguro pilotando. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo. Se seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6mm) não viaje na chuva, PARE e espere.