Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Hugo Falcão
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Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Hugo Falcão » 19 Abr 2011, 20:08

DICAS E SINAIS PARA UMA VIAGEM SEGURA NA ESTRADA
01. Antes de sair para pegar a estrada sempre verifique a calibragem dos pneus, nível de óleo, o funcionamento de todas as luzes e o ajuste de freios;
02. Nunca faça brincadeiras com a moto na estrada, pois qualquer vacilo é chão na certa, e vai estragar o passeio de todo mundo;
03. Procure viajar com pelo menos mais dois (02) parceiros, pois caso tenha algum problema, um fica junto da moto com você e o outro vai pedir auxílio;
04. Se parar no acostamento, não marque bobeira com os caminhões, pois o arrasto que eles criam pode derrubar uma moto;
05. Para quem tem moto de pequeno porte, muita atenção ao cruzar com veículos grandes na direção contrária, pois o arrasto pode desequilibrar você. Então quando avistar um caminhão ou caminhonete, mantenha-se próximo ao acostamento ou à direita da pista caso não tenha acostamento;
06. caso a viagem seja longa e você tenha que levar bagagem, coloque todas as suas roupas dentro de sacolas plásticas e vede com fita adesiva. Na sua cidade o tempo pode estar ótimo, mas no meio da estrada nunca se sabe como estará o tempo. Caso pegue uma chuva sua roupa estará protegida;
07. Evite levar bagagem em mochilas nas costas, pois além de ser incômodo, dependendo da distância a ser percorrida, suas costas ou as da garupa ficarão comprometidas. Se estiver sem garupa, amarre tudo no banco. O melhor mesmo é ter alforges e/ou bauleto. Caso os tenha, use-os;
08. Sempre tenha ferramentas dentro da sua bagagem. Pode ser o kit que vem com a moto mesmo, na necessidade eles quebram um galho enorme;
09. Sempre ande em grupos sem deixar dispersar, mas também não fiquem muito perto, de preferência façam um posicionamento do tipo grid de largada de fórmula 1 ou em fila indiana, desde que tenha uma distância considerável boa para a moto da frente. Em caso de buracos dá tempo de desviar sem bater em outra moto;
10. Recomenda-se uma parada a cada 100km, para poder dar uma esticada nas pernas e tomar uma águinha.

Itens necessários para se levar numa viagem:
* Dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheques ou cartão);
* Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem;
* Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido.

Itens aconselháveis para levar:
* Roupa impermeável para chuva;
* Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes;
* lista com alguns telefones úteis;
* Kit de primeiros socorros;
* Lanterna;
* Tirantes ou cordas para a fixação da motocicleta em caso de reboque.

Equipamentos de segurança:
* Jaqueta (de cordura ou couro) com proteções nos ombros, cotovelos e costas;
* Luvas de couro com proteções;
* Botas para motociclistas, com proteções nos tornozelos;
* Calças (de cordura ou couro) com proteções nos joelhos, pelo menos;
* Capacetes com viseiras limpas, sem arranhões.

Posicionamento na Estrada - Parte 1

Estradas de mão dupla
Ocupe a faixa posicionando-se no espaço relativo a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas se posicionar ao seu lado. Só ultrapassar com segurança e quando houver espaço para você voltar a sua pista. Certos motoristas não gostam de dar espaço para motos e você acaba ficando preso entre as duas pistas e em situação de muito perigo.

Estradas de mão única com duas pistas
Da mesma maneira que em pistas de mão dupla, posicione-se ocupando o espaço relativo a um carro. Trafegue normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagens. Nas mudanças de faixa use sempre o retrovisor, mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, seu retrovisor pode esconder um carro pequeno. Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista onde normalmente andam os caminhões).

Estrada de mão única com três pistas ou mais
Idem ás duas pistas anteriores, mas dependendo do movimento da rodovia, pode-se trafegar pela pista do meio, evitando assim o óleo na pista da direita. Porém, redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis ultrapassarem pela direita.

Velocidade
SEMPRE respeite os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que você se sinta seguro pilotando. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo. Se seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6mm) não viaje na chuva, PARE e espere.

Hugo Falcão
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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Hugo Falcão » 19 Abr 2011, 20:25

Posicionamento na Estrada - Parte 2

Existem muitas teorias sobre o assunto, gostaria de lembrar que esta é apenas uma opinião baseada na experiência de motociclistas com alguns anos de experiência!

Quando um grupo vai se juntando no decorrer de uma viagem, fato muito comum no caminho para um evento de motos, por exemplo, é que fica muito difícil estebelecer regras para motociclistas que não se conhecem, valendo assim o bom senso e as regras básicas de segurança.

Mas se você é parte de um grupo, alguns cuidados podem ser tomados tornando a viagem mais agradável e segura.

Identifique os motociclistas mais experientes. Um deve liderar o grupo e o outro deve fechar o grupo, ou seja, ser o último. A segurança do grupo pode depender desses dois.

Identifique o menos experiente e a menor moto. Estes serão os limites do seu grupo em relação ao número de paradas e velocidade.

O grupo deve sempre ocupar uma pista inteira da rodovia, posicionando-se em uma formação lado a lado defasada, ou seja, como um grid de largada de fórmula 1. É importante manter-se dentro do campo de visão do motociclista a sua frente verificando se ele pode vê-lo pelo retrovisor. A distância entre as motos deve aumentar com o aumento da velocidade.

Em rodovias de três ou mais pistas, mantenham-se na pista central, normalmente a pista da direita apresenta mais buracos e óleo, ambos causados por caminhões.

Em rodovias de duas pistas, mantenham-se na pista da direita, apesar dos problemas acima mencionados. Neste caso é a pista mais segura.

Em rodovias de mão dupla, os grupos grandes devem abrir espaços com subgrupos de quatro ou seis motos permitindo assim a ultrapassagem de veículos mais rápidos. Congestionar o trânsito na subida de uma serra, por exemplo, irritará os motoristas que acabarão forçando uma ultrapassagem e colocarão em risco os motociclistas.

as ultrapassagens, sempre que possível, devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o líder deve esperar condições que permitam a ultrapassagem de todo o grupo. Uma ultrapassagem segura requer entrosamento entre o líder e o último, ou "drag bike". O líder percebendo as condições ideais sai para a esquerda. Imediatamente o último sai também, dando cobertura para que todos ultrapassem com segurança. Após a ultrapassagem todos devem retornar à posição original.

Não havendo esta condição ideal, as ultrapassagens devem ser feitas gradualmente e o líder deve esperar que todo o grupo se una novamente antes de iniciar um novo processo de ultrapassagem.

Quando estiver chovendo, evite andar por cima das faixas de marcação, pois a tinta que cobre o asfalto forma uma película escorregadia tirando a aderência do piso.

Em viagens feitas em grupo, mantenha a distância do motociclista a sua frente, mais ou menos 3 segundos. Para marcar essa distância, marque um ponto de referência na estrada, deixe o motociclista da frente passar e conte até três. Esse tempo deve ser o mínimo gasto por você para transpassar o ponto de referência.

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Hugo Falcão » 19 Abr 2011, 20:43

SINAIS UTILIZADOS DURANTE VIAGENS EM GRUPO
Alguns sinais podem ser combinados entre os participantes de um grupo que pretende viajar junto, mas é bom saber que alguns sinais já se tornaram padrão por motociclistas acostumados a viajar em grupo e o conhecimento desses procedimentos pode ajudar quando vários grupos ou motociclistas se encontram em uma viagem, fato que normalmente ocorre em ocasiões de eventos motociclísticos.
Sinais

1. Obstáculo à frente, como um buraco: Apontar com o pé, esquerdo ou direito, dependendo do lado que esteja o obstáculo.
2. Parada ou emergência à frente: Mão esquerda espalmada (alguns usam a mão fechada) para cima.
3. Dobrar à esquerda: Apontar para a esquerda na altura do ombro - não isenta o uso do pisca.
4. Dobrar à direita: Apontar para a direita na altura do ombro - não isenta o uso do pisca.
5. Retornar (fazer retorno) à frente: Apontar para cima fazendo círculos no ar.
6. Reduzir velocidade: Braço esquerdo aberto, subindo e descendo (como um leve bater de asas).
7. Parada para abastecimento não programado: Caso você não seja o líder do comboio, sinlaizar sua saída da formação, ultrapassar todos e emparelhar com o líder, certificando-se que ele está lhe vendo. E ao lado do líder, aponte para o seu tanque ou sinalize como se estivesse dando tapas no tanque. O líder acena positivamente balançando a cabeça, e o integrante volta a sua posição normal na fila.
8. Problemas com a moto, necessidade de parada: Sinalize a entrada para o acostamento com piscas e sinal de mão DOBRAR À DIREITA, os integrantes que estiverem atrás, automaticamente entram junto para o acostamento e o Drag Bike (último da fila) passa e vai ao encontro do líder informando a necessidade de retorno e parada.

Sinais Noturnos

Como de noite os sinais manuais não podem ser vistos, eles são feitos com luzes e a sinalização de obstáculos a frente fica praticamente nula. Caso não se conheça a estrada, reduza a velocidade para maior segurança do grupo.

1. Reduzir a velocidade: Piscar a luz de freio algumas vezes.
2. Parada à frente: Piscar a luz de freio 3 vezes e logo após, o acionamento contínuo.
3. Problemas com a moto: Piscadas de farol alto e baixo, nunca apagando toda a iluminação da moto.
4. Piscas itercalados de um lado para outro continuamente: O piloto pode estar agradecendo alguma informação passada ou simplesmente dizendo que está com você.

Grande abraço a todos! :joinha:

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por lecamp » 19 Abr 2011, 20:49

Boa Hugo! :palmas:


aposto que essas dicas irão ajudar grande parte da rapazeada aqui!

Pelo menos já salvei na memória algumas das dicas :D


:joinha:

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por PedroPersonal » 20 Abr 2011, 00:02

Simplesmente adorei, obrigado Hugo por compartilhar conosco essas preciosas informações.
Irei compartilhar com meus amigos motociclistar da cidade.
abraços

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Hugo Falcão » 20 Abr 2011, 00:06

Beleza Pedro!

Esse material foi fruto de leituras que fiz sobre motociclismo, pilotagem, entre outros, antes de pegar minha primeira moto, uma Bros 2009. Pra não sair fazendo loucuras por aí, achei prudente e necessária a busca por informações sobre os assuntos, pois motociclista consciente, é um leito sobrando nos hospitais! :)

Abraço a todos! :joinha:

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por slpauli » 20 Abr 2011, 09:17

Hugo Falcão escreveu:... Pra não sair fazendo loucuras por aí, achei prudente e necessária a busca por informações sobre os assuntos, pois motociclista consciente, é um leito sobrando nos hospitais! :)
Ôpa, é isso aí... parabéns. prendi bastante. Estou aguardando uma vaga para o curso on-line, grátis, da CET...
:thumbup:
Abraços.

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por doug01n » 20 Abr 2011, 11:00

Eu costumo andar em grupos, e gostei dos sinais e meios de andar em comboio. Vou divulgar isso aos meus amigos.
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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Savério » 20 Abr 2011, 11:44

muto bom :palmas: ta salvo ;)

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Re: Dicas e Sinais para uma Viagem Segura na Estrada

Mensagem por Hugo Falcão » 20 Abr 2011, 11:46

Beleza Savério! ;)
Depois coloco mais textos aqui que tenho guardados!
Pior que não lembro as fontes, os locais de onde tirei essas informações. Pra poder colocar os créditos das matérias! :(

Mas tem bronca não, o importante é divulgar e dividir as informações!
Abração a todos... :joinha:

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