Página 1 de 1

Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campanha

Enviado: 09 Set 2014, 17:36
por Guto_GO
Motociclista filma seu próprio acidente fatal e vídeo se torna campanha de conscientização

Imagem

Em 2013 o britânico David Holmes, de 38 anos, ligou uma GoPro presa ao seu capacete e saiu para um passeio de moto. Como qualquer pessoa jovem e saudável, ele jamais poderia imaginar que aquele seria seu último passeio. Ele estava a 160 km/h quando bateu em um carro que cortou sua frente ao fazer uma conversão permitida.

David morreu no local, mas o acidente que lhe tirou a vida ficou registrado no cartão da câmera. Agora, sua mãe cedeu as imagens às autoridades para conscientizar motoristas e motociclistas sobre os perigos de se acelerar demais em lugares impróprios. É um vídeo psicologicamente pesado, e retrata sem edições o ato que causou a morte de uma pessoa. O resultado é um misto de reality show macabro com publicidade e com o mesmo impacto de um soco no estômago

Assista o vídeo do acidente aqui; http://youtu.be/xq2xStb0R-c" onclick="window.open(this.href);return false;

Esqueça o erro de cálculo do motorista que cortou a frente de Holmes e concentre-se apenas nos fatos apresentados pelo vídeo: Holmes pilota a 160 km/h, ultrapassa vários carros em zona proibida, e fatalmente ignora o aviso de reduzir a velocidade pintado no asfalto. Quando ele vê o carro é tarde demais: não há tempo para desviar ou frear. Ele atinge a dianteira do Renault e é lançado para longe. Cai morto.

O motorista do Renault que o atingiu disse que não viu a moto se aproximando — na Inglaterra a lei não obriga usar faróis acesos durante o dia, apenas recomenda da mesma forma que recomenda cautela pois “outros motoristas podem não te ver ou podem julgar sua distância e velocidade corretamente, especialmente em interseções“. O motorista foi processado em abril.

A mãe de David, Brenda Holmes (a senhorinha melancólica que aparece no vídeo) diz que sua vida acabou com a morte do filho e que seu coração nunca vai parar de doer. Mas ela foi corajosa o suficiente para ceder as imagens da morte do filho para a campanha.

No Brasil os acidentes com motos correspondem a 41% das mortes no trânsito e as causas podem ser atribuídas principalmente a dois fatores: a preparação insuficiente nos centros de “formação” de condutores e à falta de prudência na condução (um resultado da preparação inadequada).

Assim como David, milhares de motociclistas usam suas GoPro para filmar seus passeios — alguns usam como forma de gerar provas documentais em casos de acidente, mas também para filmar suas peripécias no trânsito ou na estrada, como comprova qualquer busca no YouTube.

A principal regra para se manter vivo sobre uma moto é desconfiar sempre de tudo e de todos. A capacidade humana de fazer besteira é imensurável — especialmente no comando de máquinas motorizadas. Por isso, acelerar forte entre veículos maiores e mais pesados é praticamente um ato suicida encarado como algo corriqueiro e até necessário para a “vencer a correria do dia a dia”.

Vídeo de concientização aqui: http://youtu.be/HT666XwJR2s" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas não é. E isso não somos nós, de uma comunidade apaixonada por carros, que estamos falando: procure ler os manifestos The Pace e The Pace 2.0 de Nick Ienatsch ou o que os bons instrutores de pilotagem têm a dizer: pilotar bem é manter-se vivo e voltar para casa no final do dia, e isso inclui respeitar sua desvantagem de estar exposto e solto sobre uma máquina potente.

Da mesma forma, dirigir bem não é andar forte e fugir do trânsito intenso com a destreza, agilidade e velocidade dos Mini Coopers de “Uma Saída de Mestre” (The Italian Job – 2003). Se você faz o suficiente para não atrapalhar os outros, não criar (e evitar) uma situação de risco, e acima de tudo age com respeito aos demais, pode se considerar um bom motorista.

Fonte: http://www.flatout.com.br/motociclista- ... entizacao/" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 09 Set 2014, 20:30
por doug01n
Ótima campanha. Uma pena que pessoas precisem morrer pra outras se conscientizarem.

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 09 Set 2014, 21:13
por pedeferro
Eu recebi este video de um amigo, triste quando um motociclista morre, mas vele o alerta ao pessoal que gosta de acelerar tudo que tem entre balneário comboriu e Joinville sc.

Como ja tilnha lindo em algum lugar " Nunca ande mais rápido do que seu Anjo da Guarda possa voar. "

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 29 Set 2014, 16:20
por Victor_Tessare
doug01n escreveu:Ótima campanha. Uma pena que pessoas precisem morrer pra outras se conscientizarem.
O pior é que pessoas morrem, e a maioria não se conscientiza. Todos os dias passo por isso na marginal Pinheiros em São Paulo. Ando no máximo a 65 quando o trânsito está parado (já é uma loucura, pois falamos de 18 metros por segundo ou 3 carros por segundo!!!), e mesmo assim os "pilotos" de CG tentam forçar a passagem no corredor (isso mesmo, ao lado da teneré com um cara de 100kg em cima). Por diversas vezes se aventuram entre caminhonetes e caminhões, sem ter a menor idéia que que o campo de visão deles e o tempo de reação é bem menor que dos automóveis. Na maioria das vezes, para não dizer em todas, completamente sem equipamento de proteção, usando somente um capacete bem surrado de R$ 50,00.
O risco existe a partir do momento que partimos com a motoca. Mas temos em nossas mãos a possibilidade de reduzir, e muito, a probabilidade de nos envolvermos em um acidente fatal.
Um abraço a todos!

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 19 Nov 2014, 18:08
por Carraça
Cara ver isso dá uma sensação de vazio no peito bizarra.

Certa vez eu li em um artigo na internet ou revista, não me recordo direito, que por volta de 60% dos acidentes de transito envolvendo motocicletas, podiam ser evitados se o condutor estivesse andando mais devagar.

Nesse caso até me arrisco a dizer que se o condutor estivesse andando a 80-90km/h, ele teria tempo de reação suficiente para desviar à direita e não à esquerda, já que ele percebeu rápido a situação de risco mas a 160km/h, meus amigos, o condutor é carona.

Fiquem na paz.

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 19 Nov 2014, 20:51
por Angelo
Putz... nem assisti o video... :(

Triste..

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 20 Nov 2014, 15:51
por Arraes
Terrível! Os últimos segundos de vida...

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Enviado: 20 Nov 2014, 20:37
por batugade
Assumiu o risco.

Enviado de meu GT-S6102 usando o Tapatalk 2