Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campanha

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campanha

Postby Guto_GO » 09 Sep 2014, 17:36

Motociclista filma seu próprio acidente fatal e vídeo se torna campanha de conscientização

Image

Em 2013 o britânico David Holmes, de 38 anos, ligou uma GoPro presa ao seu capacete e saiu para um passeio de moto. Como qualquer pessoa jovem e saudável, ele jamais poderia imaginar que aquele seria seu último passeio. Ele estava a 160 km/h quando bateu em um carro que cortou sua frente ao fazer uma conversão permitida.

David morreu no local, mas o acidente que lhe tirou a vida ficou registrado no cartão da câmera. Agora, sua mãe cedeu as imagens às autoridades para conscientizar motoristas e motociclistas sobre os perigos de se acelerar demais em lugares impróprios. É um vídeo psicologicamente pesado, e retrata sem edições o ato que causou a morte de uma pessoa. O resultado é um misto de reality show macabro com publicidade e com o mesmo impacto de um soco no estômago

Assista o vídeo do acidente aqui; http://youtu.be/xq2xStb0R-c

Esqueça o erro de cálculo do motorista que cortou a frente de Holmes e concentre-se apenas nos fatos apresentados pelo vídeo: Holmes pilota a 160 km/h, ultrapassa vários carros em zona proibida, e fatalmente ignora o aviso de reduzir a velocidade pintado no asfalto. Quando ele vê o carro é tarde demais: não há tempo para desviar ou frear. Ele atinge a dianteira do Renault e é lançado para longe. Cai morto.

O motorista do Renault que o atingiu disse que não viu a moto se aproximando — na Inglaterra a lei não obriga usar faróis acesos durante o dia, apenas recomenda da mesma forma que recomenda cautela pois “outros motoristas podem não te ver ou podem julgar sua distância e velocidade corretamente, especialmente em interseções“. O motorista foi processado em abril.

A mãe de David, Brenda Holmes (a senhorinha melancólica que aparece no vídeo) diz que sua vida acabou com a morte do filho e que seu coração nunca vai parar de doer. Mas ela foi corajosa o suficiente para ceder as imagens da morte do filho para a campanha.

No Brasil os acidentes com motos correspondem a 41% das mortes no trânsito e as causas podem ser atribuídas principalmente a dois fatores: a preparação insuficiente nos centros de “formação” de condutores e à falta de prudência na condução (um resultado da preparação inadequada).

Assim como David, milhares de motociclistas usam suas GoPro para filmar seus passeios — alguns usam como forma de gerar provas documentais em casos de acidente, mas também para filmar suas peripécias no trânsito ou na estrada, como comprova qualquer busca no YouTube.

A principal regra para se manter vivo sobre uma moto é desconfiar sempre de tudo e de todos. A capacidade humana de fazer besteira é imensurável — especialmente no comando de máquinas motorizadas. Por isso, acelerar forte entre veículos maiores e mais pesados é praticamente um ato suicida encarado como algo corriqueiro e até necessário para a “vencer a correria do dia a dia”.

Vídeo de concientização aqui: http://youtu.be/HT666XwJR2s

Mas não é. E isso não somos nós, de uma comunidade apaixonada por carros, que estamos falando: procure ler os manifestos The Pace e The Pace 2.0 de Nick Ienatsch ou o que os bons instrutores de pilotagem têm a dizer: pilotar bem é manter-se vivo e voltar para casa no final do dia, e isso inclui respeitar sua desvantagem de estar exposto e solto sobre uma máquina potente.

Da mesma forma, dirigir bem não é andar forte e fugir do trânsito intenso com a destreza, agilidade e velocidade dos Mini Coopers de “Uma Saída de Mestre” (The Italian Job – 2003). Se você faz o suficiente para não atrapalhar os outros, não criar (e evitar) uma situação de risco, e acima de tudo age com respeito aos demais, pode se considerar um bom motorista.

Fonte: http://www.flatout.com.br/motociclista- ... entizacao/
Abraços.

Augusto Cesar
Goiânia - GO

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
User avatar
Guto_GO
 
Posts: 73
Joined: 21 Aug 2014, 23:38
Location: Goiânia
Cidade onde mora: Goiania/GO

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby doug01n » 09 Sep 2014, 20:30

Ótima campanha. Uma pena que pessoas precisem morrer pra outras se conscientizarem.
Administrador
User avatar
doug01n
 
Posts: 1984
Joined: 31 Jan 2011, 14:42
Location: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby pedeferro » 09 Sep 2014, 21:13

Eu recebi este video de um amigo, triste quando um motociclista morre, mas vele o alerta ao pessoal que gosta de acelerar tudo que tem entre balneário comboriu e Joinville sc.

Como ja tilnha lindo em algum lugar " Nunca ande mais rápido do que seu Anjo da Guarda possa voar. "
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
Ex Sundown STX 200
User avatar
pedeferro
 
Posts: 167
Joined: 06 Feb 2013, 12:32
Location: Curitiba PR
Cidade onde mora: Curitiba Pr

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby Victor_Tessare » 29 Sep 2014, 16:20

doug01n wrote:Ótima campanha. Uma pena que pessoas precisem morrer pra outras se conscientizarem.

O pior é que pessoas morrem, e a maioria não se conscientiza. Todos os dias passo por isso na marginal Pinheiros em São Paulo. Ando no máximo a 65 quando o trânsito está parado (já é uma loucura, pois falamos de 18 metros por segundo ou 3 carros por segundo!!!), e mesmo assim os "pilotos" de CG tentam forçar a passagem no corredor (isso mesmo, ao lado da teneré com um cara de 100kg em cima). Por diversas vezes se aventuram entre caminhonetes e caminhões, sem ter a menor idéia que que o campo de visão deles e o tempo de reação é bem menor que dos automóveis. Na maioria das vezes, para não dizer em todas, completamente sem equipamento de proteção, usando somente um capacete bem surrado de R$ 50,00.
O risco existe a partir do momento que partimos com a motoca. Mas temos em nossas mãos a possibilidade de reduzir, e muito, a probabilidade de nos envolvermos em um acidente fatal.
Um abraço a todos!
Victor D. Tessare

CB500X - Cinza
Ténéré 250 2011 - Branca
Fazer 250 2008 - Vermelha
Neo AT 115 2006 - Prata
User avatar
Victor_Tessare
 
Posts: 22
Joined: 02 Aug 2014, 00:56
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby Carraça » 19 Nov 2014, 17:08

Cara ver isso dá uma sensação de vazio no peito bizarra.

Certa vez eu li em um artigo na internet ou revista, não me recordo direito, que por volta de 60% dos acidentes de transito envolvendo motocicletas, podiam ser evitados se o condutor estivesse andando mais devagar.

Nesse caso até me arrisco a dizer que se o condutor estivesse andando a 80-90km/h, ele teria tempo de reação suficiente para desviar à direita e não à esquerda, já que ele percebeu rápido a situação de risco mas a 160km/h, meus amigos, o condutor é carona.

Fiquem na paz.
Ténébrosa 250 - 2011
Xtz 125 - 2003
Carraça
 
Posts: 22
Joined: 12 Dec 2013, 00:22
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby Angelo » 19 Nov 2014, 19:51

Putz... nem assisti o video... :(

Triste..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!
User avatar
Angelo
 
Posts: 694
Joined: 04 Aug 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby Arraes » 20 Nov 2014, 14:51

Terrível! Os últimos segundos de vida...
Arraes
 
Posts: 874
Joined: 20 May 2014, 21:36
Location: Zona Norte/Santana
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Motociclista filma acidente fatal e vídeo se torna campa

Postby batugade » 20 Nov 2014, 19:37

Assumiu o risco.

Enviado de meu GT-S6102 usando o Tapatalk 2
User avatar
batugade
 
Posts: 315
Joined: 14 Jan 2012, 20:47
Cidade onde mora: Resende/RJ


Return to DICAS E TÉCNICAS DE PILOTAGEM

Who is online

Registered users: Bing [Bot]