Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por oscarmaxi » 13 Set 2014, 18:54

Amigos,

Na semana passada comprei, aqui pelos classificados do fórum, dois baús laterais e seus respectivos suportes. Comprei no sábado de manhã, em São Paulo, e passei a tarde instalando-os aqui em Campinas, onde moro. Não tive a chance de testá-los no domingo. Hoje, saí para a estrada, ver como a moto se comportava devido à maior resistência contra o ar. Nesse quesito, achei muito bom, não senti a moto mais pesada nem mais instável. Pelo contrário me pareceu até um pouco mais estável.
Saí de Campinas (moro bem pertinho da rodovia D,Pedro), com destino a Sorocaba, aproximandamente 100 km. Passando por Indaiatuba, o susto. Depois de muitos anos de moto, é a primeira vez que uso baús laterais. Não são tão grandes, são os de 21 litros da Givi, acho que modelo E21. Ao passar pelo pedágio de Indaiatuba (que moto não paga), me dirigi lá para a direita onde fica a passagem das motos. Para que o motociclista reduza a velocidade, eles colocam uns "blocões" de plástico, forçando-nos a um ziguezague, para diminuir a velocidade.
Nesse ziguezague, não "tirei a fina" o suficiente para livrar os baús... Ouvi o baque e senti a "dançada" da moto... O baú da direita resvalou no blocão e quase que eu vou para o chão... Graças a Deus ficou só no quase e no susto mesmo. Se fosse um baú maior, acho que já era... (ou melhor, éramos, eu e os baús...)
Chegando a Sorocaba, nem me atrevi a pegar corredores, pois, pilotando, não conseguia enxergar os cantos dos baús e nem ter idéia do quanto eles estavam distantes dos carros.
Agora, vou dar uma treinada aqui em casa, com a moto bem próxima da parede da garagem, par criar a noção dessa distância.
Então, fica a dica: ao instalarem esses baús laterais, se nunca os usaram antes, cuidado com a "crescida das ancas"...
Boa sorte a todos.

Marcus
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Abr 2014, 18:28
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Campo Grande

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por Marcus » 13 Set 2014, 19:08

Bom lembrete.
Valeu a iniciativa. Qualquer alteração nas medidas com as quais estamos acostumados requerem tempo e cuidados para adaptação.
Abç

Marcus
Atual:Boulevard 800 - 15/16; Tenere 600Z 91
ex: Vstrom 650 - 16
ex: ténéré 250 - 14

Avatar do usuário
jmarcelo
Novato+
Novato+
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Jun 2014, 14:04
Cidade onde mora: Santa Cruz Cabralia/BA

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por jmarcelo » 14 Set 2014, 10:31

Instala duas antenas flexíveis em cada canto do baú, aí vc consegue visualizar

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

Paulo Cesar83
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 22 Jun 2014, 16:18
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona leste de São Paulo

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por Paulo Cesar83 » 14 Set 2014, 11:30

Olá amigo,

Sempre tive alforges na trudinha... Não sei como esses baús ficam na té, mas se não ficarem maior (mais largo) que o guidon então é só medir pelo guidon e ir embora. Mas no caso do ziguezague do pedágios essa medida não ajuda muito, pois o guidon estará virado, no corredor é só fechar os zoio e ir embora :thumbup:
"Não importa o que fizeram com você... Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você..." Sartre.

Ténéré 250- atual
Burgman 125 i 2013/2014
Intruder 125 - 2008 - atual
Xl 250- 1983

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por Luiz Koudela » 14 Set 2014, 18:24

Marcus escreveu:Bom lembrete.
Valeu a iniciativa. Qualquer alteração nas medidas com as quais estamos acostumados requerem tempo e cuidados para adaptação.
Abç

Marcus
Uma vez quando fui pro espirito santo, ai sair de casa esqueci da porra do alforge e raspei na porta de pedestre do portão da garagem, quase que rasgou a lona!!! Mesmo só com minha/esposa, fiquei mó envergonhado com a minha falta de atenção (displicência), então a sustos que vem para o bem... Hoje quando com os alforges TB não me atrevo em corredores.
Editado pela última vez por Luiz Koudela em 19 Set 2014, 12:43, em um total de 1 vez.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por stcowboy » 19 Set 2014, 09:37

Complicadas essas passagens em pedágio, extremamente estreitas. Quando tinha a Bandit, levei um cone com o escapamento. Fico pensando em como passa uma 1200GS ADV com bauletos laterais.
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por Fmm4100 » 19 Set 2014, 09:50

Pra falar a verdade as concessionarias deveriam melhorar a passagem, tendo em vista que uma GL1800 também é moto e poderá sofrer para passar ali.

Não é porque o pedagio é liberado que eles devem avacalhar nossa vida.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
udnan
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 25 Nov 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por udnan » 19 Set 2014, 09:54

Valeu pela dica, e ainda bem que ficou apenas no susto.

Tb não entendo porque um espaço tão pequeno para passar a moto, tem que respeitar a velocidade, põe um radar lá, se passar acima, multa e pronto.
Doi o bolso mas não há risco para o piloto e moto
http://www.updigital.net" onclick="window.open(this.href);return false;
XT 660Z Ténéré
Cambuci - São Paulo -SP

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por tiagokxuera » 19 Set 2014, 12:35

Já aconteceu comigo também.
:batecabeca:

E sempre acontece. Nunca lembro.
:gargalhada:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Jaidersousa
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Fev 2014, 16:22
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Novatos de Baús Laterais, Cuidado.

Mensagem por Jaidersousa » 19 Set 2014, 13:58

Eu também os comprei assim que peguei minha Té em fevereiro.
Comprei todos acessórios que tinha direito, protetor de tanque, baus GIVI laterais (21l), traseiro e de tanque...ficou toda equipada do jeito que queria, mas depois de uma semana percebi que não dá pra usar direto o lateral, pois praticamente a gente fica sem o corredor, já que tem muitas vias aqui em Belô que são beeem estreitas. Quase não o uso.

Responder