Dicas para pilotar Off-road [copiado do XRE Online]

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
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Radames Aragon
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Dicas para pilotar Off-road [copiado do XRE Online]

Mensagem por Radames Aragon » 23 Mai 2014, 15:04

Guto_GO escreveu:Os Segredos de Pilotar em Off-Road

Partir para um off-road é uma incrível diversão. Sem limites de velocidade, sem calçadas para atrapalhar, se você cair, e uma sensação completamente diferente do que andar na rua.

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Nesse clima de aventura, seguem 10 dicas para andar fora de estrada que vão te deixar mais rápido, com mais segurança. Traduzido de um texto de Sean MacDonald.

1. Ajuste sua alavanca da embreagem para usar dois dedos

Uma das coisas a se trabalhar no ajuste da moto é o controle do acelerador e o funcionamento da embreagem. A ideia é que você possa trabalhar facilmente com a embreagem tanto em pé quanto sentado na moto, ajustando a alavanca para você operá-la quando o seu braço está em ângulo mais íngreme, usando apenas o dedo do meio e o indicador. Isso permite operar a embreagem sem alterar o seu equilíbrio, o que torna as suas respostas mais rápidas e suaves.

2. Na areia

Quando você está na estrada você aprende a controlar um pouco o impulso pela velocidade para se sentir mais estabilizado. Claro, o tráfego é pesado, com motos, carros e caminhões passando perto o tempo todo. Mas no off-road, pelo contrário, você fica estável quando impõe um pouco mais de velocidade. É a força giroscópica das rodas que irá mantê-lo na posição vertical, principalmente na areia profunda ou estradas de terra irregulares. Movendo o seu peso para trás acontece um efeito combinado de: a) adição de tração para a roda traseira, onde a força está sendo aplicada, e b ) tendo o peso da frente aliviado, isso permite que a moto possa desviar e andar sobre os obstáculos que vão surgindo pelo caminho.

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3. Se você apenas imaginar que possa precisar de algo, leve com você

Em um trajeto off-road , você está deixando de lado a tecnologia de equipamentos como telefone celular. Muitas vezes, eles não têm sinal quando estão afastados da cidade. Então, nessa situação você vai estar por sua própria conta. Pedras e árvores, buracos e outros infortúnios pelo caminho podem danificar sua motocicleta e não terá ninguém para te ajudar a consertar. Esteja preparado com as ferramentas, peças e conhecimento para realizar reparos comuns, como a fixação de um pneu furado. Outra coisa básica, você sempre vai usar mais gás do que planejava, portanto, leve um pouco mais. E lembre-se, em tudo o que parece óbvio você deve pensar, afinal, deixar para contar com a sorte em uma situação difícil é encrenca na certa. Dificilmente você encontrará alguém parado na pista segurando um galão de gasolina.

4 . Para virar, empurre a moto para baixo

Este movimento é contrário ao que você está acostumado a fazer na rua. Em off -road, o ângulo de inclinação é seu amigo e para fazer uma curva você deve empurrar a moto para baixo tanto quanto possível, mantendo o seu corpo na posição vertical sobre ela. Isso ajuda no trabalho dos gomos dos pneus de terra e permite que você controle facilmente os slides que fazem do off-road um negócio divertido, recheado de adrenalina.

5 . Não use o freio dianteiro em curvas

Pilotar onde há pouca tração é totalmente diferente do andar onde há uma tonelada de grip. Não tente frear na trilha porque você vai simplesmente derrapar a frente da moto. O freio dianteiro da moto, em estradas mais sujas, só deve ser usado em uma linha reta. Quando for fazer uma curva, a manha é diminuir a velocidade na hora, empurrar a moto para baixo e sair acelerando, usando o terreno desastrado como vantagem.

6. Fique muito atento ao caminho

Já pensou passar a toda a velocidade por sobre uma ponte quebrada? Ou dar de cara com um animal parado na estrada? É acidente na certa. Por isso fique de olho em tudo pelo caminho. Desconfie dos obstáculos e não tente adivinhar ou contar com a sorte na hora de cruzar por um local desconhecido.

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7. Fique de pé

Se você começou agora a andar fora de estrada, isso pode parecer simples demais, mas a maioria dos pilotos fica surpresa ao saber que tudo é mais cansativo no meio de uma trilha. Por isso, não hesite em ficar de pé. Essa posição realmente diminui o seu centro de gravidade; o peso do corpo é redistribuído; e apertar o tanque com as pernas e os joelhos mais baixos, mantendo as pernas dobradas, transforma você em um grande amortecedor.

8. Peso pra fora

Quer fazer uma curva rápida para a direita? Empurre a moto para baixo e force a perna direita para dentro, deslocando o peso do seu corpo para o exterior. Isso vai ajudar na tração e, também, para manter seu peso distribuído uniformemente sobre o centro de massa da moto. Para a esquerda, faça o mesmo movimento para o outro lado.

9. Nas curvas, sente mais à frente quando possível

Totalmente o oposto de saltos Tackling, obstáculos ou areia profunda, a posição nas curvas é mais à frente da moto, para obter o máximo de seu peso corporal quanto possível sobre a roda dianteira. Mais peso equivale a mais de tração é igual a mais velocidade na curva.

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10. Trajetos em grupo

Ao andar em um grupo, se você estiver na frente liderando, é de sua responsabilidade ir avisando o piloto atrás de você dos obstáculos, bem como, se certificar de que outros pilotos não se percam ou se separem do grupo. Isso deve ser pensando de maneira organizada, de forma que um piloto vá passando a informação para o outro piloto imediatamente atrás, como naquela brincadeira infantil de “telefone sem fio”. Se todos seguirem esta regra, fica todo mundo avisado sobre poças de água, queda de alguém, cruzamentos ou algo desse tipo. Sobre a velocidade e recuperações de atraso durante a viagem, o piloto da frente não deve disparar, mantendo o grupo andando junto.


Fonte: http://www.rider.adv.br/bigtrailexplore ... -off-road/" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Radames Aragon em 23 Mai 2014, 20:55, em um total de 3 vezes.

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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XTZForum]

Mensagem por Rogerio_RJ » 23 Mai 2014, 15:49

Boa Radamés, estou na correria do trampo agora, mas marquei para leitura posterior. Estou preparando minha criança para estrear em off's.
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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XTZLander]

Mensagem por noellen » 23 Mai 2014, 20:44

Radamés, vc copiou foi do XRE Online ;)


As dicas são legais mesmo, preciso arranjar oportunidade para treinar andar em pé, dizem que é bem melhor mas a insegurança me deixa mais receosa :cry:

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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XTZLander]

Mensagem por Radames Aragon » 23 Mai 2014, 20:53

Tem ctza? Já nem sei mais aonde vejo as coisas... :crazy:

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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XRE Online]

Mensagem por noellen » 23 Mai 2014, 21:27

:joinha:

kkkkkk tenho, conferi lá tbm, postagem do Guto

e o Parra ainda brincou que "copião que copia copião tem 100 anos de perdão!" rsrsrsrs


Mas relaxa, só pra dar os créditos direitinho :joinha:

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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XRE Online]

Mensagem por Radames Aragon » 23 Mai 2014, 21:46

Não, claro q vc está certa, só perguntei o "tem ctza" por força de expressão :)

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Re: Dicas para pilotar Off-road [copiado do XRE Online]

Mensagem por CelioDias » 24 Mai 2014, 00:16

Bacana.... muito bacana....
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
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