Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por cleitoncsl » 17 Mar 2014, 22:44

Boa Noite Amigos

Primeiramente agradecer as pessoas que me ajudaram pelo post: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=5002

Mais tenho sérias dúvidas sobre calibragem dos PNEUS na temporada de chuva:

Segundo manual:

Pressão do ar do pneu (medido com pneus frios):

Dianteiro (1 pessoa): 125 kPa (1,25 kgf/cm2, 18psi)
Traseiro (1 pessoa): 150 kPa (1,50 kgf/cm2, 22 psi)

Dianteiro (2 pessoas): 150 kPa (1,50 kgf/cm2, 22 psi)
Traseiro (2 pessoas): 175 kPa (1,75 kgf/cm2, 25 psi)

Carga máxima*: 159 kg (351 lb) * Peso total do condutor, passa-geiro, carga e acessórios WWA10511

MAS..

Ando sozinho e coloquei na calibragem de 18X22 e percebo certa dificuldade ao efetuar curvas na chuva.

Qual é a calibragem que voces usam na chuva e ese desgasta os PNEUS com mais facilidade ou não.

Obrigado!!! :batecabeca:

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Luiz Koudela » 18 Mar 2014, 01:09

Sempre andei com 22 & 25, na chuva eu diminuo muito, pois sinto muita instabilidade... Eu acho que é falta de proeficiencia minha, mas nunca cheguei a derrapar nao.

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por cleitoncsl » 18 Mar 2014, 09:10

Luiz Koudela escreveu:Sempre andei com 22 & 25, na chuva eu diminuo muito, pois sinto muita instabilidade... Eu acho que é falta de proeficiencia minha, mas nunca cheguei a derrapar nao.

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
Também sinto a mesma dificuldade. Nao sei mais acho que vou reduzir a calibragem dos pneus e checar se tenho mais estabilidade

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Radames Aragon » 18 Mar 2014, 09:41

Eu uso 18 x 22 pra andar sozinho como diz o manual e percebo q o pneu agarra melhor por aumentar a área de atrito com o chão. Dada a pressão pré-definida, acredito q a aderência na chuva dependa mais do desenho e material do pneu, e nesse sentido eu uso o original Pirelli Scorpion na dianteira e Duratraction na traseira e nunca senti nenhuma instabilidade - a não ser quando tentei experimentar maior pressão e eles quicavam um pouco mais.

cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por cleitoncsl » 18 Mar 2014, 10:09

Radames Aragon escreveu:Eu uso 18 x 22 pra andar sozinho como diz o manual e percebo q o pneu agarra melhor por aumentar a área de atrito com o chão. Dada a pressão pré-definida, acredito q a aderência na chuva dependa mais do desenho e material do pneu, e nesse sentido eu uso o original Pirelli Scorpion na dianteira e Duratraction na traseira e nunca senti nenhuma instabilidade - a não ser quando tentei experimentar maior pressão e eles quicavam um pouco mais.


Vou mudar minha configuração para 18 x 22 e checar a estabilidade. :boxe: :boxe:

Avatar do usuário
Kariokarj
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mar 2014, 10:25
Cidade onde mora: Itaborai/RJ
Contato:

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Kariokarj » 18 Mar 2014, 12:58

Procure sempre usar aquilo que manda o manual, se já comprou sem o manual existem sites que lhe dão o manual gratuitamente. Siga sempre o que eles lhe pedem e boas estradas.

Avatar do usuário
Fábio Costa
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 17 Dez 2012, 21:33
Cidade onde mora: São Gonçalo/rj

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Fábio Costa » 21 Mar 2014, 11:43

Olá pessoal,
fui no borracheiro hoje para trocar o pneu dianteiro por um 90/90-21. E pra minha surpresa quando pedi para calibrar 22 x 25 como manda o manual para carga pesada, que é o meu caso, o cara deu um pulo e criticou veementemente o manual alegando que é pouca pressão, que isso desgasta muito rápido o pneu e inclusive me mostrou no pneu traseiro marcas entre os gomos que seriam causadas pela falta de ar. Bom o cara recomendou 30 no novo pneu dianteiro 90/90-21 e 35 no pneu traseiro com as medidas originais.
achei que ela ficou pulando muito e reduzi para 28x34, melhorou.
Qual a opinião de vocês?
Alguém usa pneu 90/90-21? Qual a calibragem?

abraços,
Fábio Costa
___________________
XTZ/250 Ténéré 11/11 Branca

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Fmm4100 » 21 Mar 2014, 11:54

A minha opinião é que o borracheiro está certo e os Engenheiros estão errados.
Esse negocio de estudar 5 anos é coisa de bundão. A faculdade da vida ensina muita coisa, ainda mais na matéria do achismo.

Por isso que o Engenheiro tá lá projetando e o borracheiro continua consertando pneu a vida toda (sem desmerecer a profissão, mas refiro a evolução pelo aprendizado)

Depois o pneu come todo no meio, a moto aumenta o percurso de frenagem ou fica com comportamento instável, dai vem a galera meter o pau na moto falando que não presta.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Radames Aragon » 21 Mar 2014, 11:55

Felipe :risadinha:

Já ouvi essa história, mas o pessoal ta acostumado com pneus lisos e não os nossos on/off. Usei um tempo uma calibragem mais alta e como resultado a moto quicava mais e estava muito mais insegura nas irregularidades do piso, principalmente o dianteiro pq é mais fino proporcionalmente ao aro.

Usar a calibragem recomendada faz um uso eficiente do desenho dos pneus e distribui o atrito e desgaste pelo pneu.

Se andar sozinho o correto é 18/22, com garupa 22/25.

Avatar do usuário
Fábio Costa
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 17 Dez 2012, 21:33
Cidade onde mora: São Gonçalo/rj

Re: Calibragem PNEUS - Temporada de chuva

Mensagem por Fábio Costa » 21 Mar 2014, 12:02

Radames Aragon escreveu:Felipe :risadinha:

Já ouvi essa história, mas o pessoal ta acostumado com pneus lisos e não os nossos on/off. Usei um tempo uma calibragem mais alta e como resultado a moto quicava mais e estava muito mais insegura nas irregularidades do piso, principalmente o dianteiro pq é mais fino proporcionalmente ao aro.

Usar a calibragem recomendada faz um uso eficiente do desenho dos pneus e distribui o atrito e desgaste pelo pneu.

Se andar sozinho o correto é 18/22, com garupa 22/25.

Mesmo com um pneu maior na frente???
Fábio Costa
___________________
XTZ/250 Ténéré 11/11 Branca

Responder