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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 14:52 
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ghamauricio escreveu:
Perdoem-me por discordar, mas se o camarada está "espalhando a curva", ele acha que está rápido demais. Neste caso, o correto seria desacelerar e manter o ângulo de inclinação. Automaticamente, se você vai mais devagar e mantém a mesma inclinação da moto, você estará fazendo um arco mais apertado (uma curva mais fechada).

É importante que tudo seja feito muito gradualmente na moto. Se vai acelerar, seja gradual. Se vai frear, seja gradual. Se vai inclinar, seja gradual. Nada pode ser brusco na moto, tudo deve ser gradual e progressivo.
Abs!


Perfeito, fazer as coisas gradualmente é um grande toque.

Mas sobre a aceleração na curva, essa é uma coisa controversa mesmo, mas qdo vc está fazendo contra-esterço, freiar faz vc se endireitar e portanto voltar a andar em linha reta, o que pode ajudar, sem dúvida, se houve espaço para tal. Sei q vc disse desacelerar, mas mtas vezes o acelerador já está solto na entrada da curva e pode não haver mais essa opção.

No vídeo sobre as técnicas de pilotagem fala sobre esse ponto, posso estar enganado, mas acho q é demonstrado q acelerar com inclinação da moto faz vc fechar o ângulo da curva, mas isso somado a uma inclinação maior ainda (por isso na motovelocidades eles deitam até encostar o joelho, pra continuar rápido e fazer a curva fechada q for).

Mas ok, no geral, se vc puder reduzir a velocidade, é melhor.

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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 15:49 
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Faiou...

Olha Radamés usando a técnica na curva.

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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 15:49 
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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 15:51 
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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 15:55 
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Esses detalhes não precisamos compartilhar... :mrgreen: hehehe

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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 17:41 
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HAHAHAHAHAH A seqüência de imagens ficou hilária!!

Putz, isso é um assunto complicado pra canário. Mas resumidamente, quando você freia, você aumenta o peso na roda da frente, que consequentemente se comprime mais e aumenta a área de contato com o solo (a técnica de trail braking tira proveito disso e do conseqüente aumento de tração na roda dianteira). Aumentando a área de contato com o solo enquanto inclinado e comprimindo a suspensão, você está diminuindo o seu "ângulo de inclinação efetivo" (effective lean angle: http://www.howfastcanigo.com/howitworks.html veja a primeira e última explicações). Diminuindo o ângulo de inclinação efetivo, você esparrama a curva (pois tem o mesmo efeito de você estar menos inclinado).

FREAR COM AS DUAS RODAS AO MESMO TEMPO é a sua melhor aposta, caso desacelerar não resolva. SEMPRE GRADUAL.

Acelerar não faz a moto inclinar mais, o que faz é o contra-esterço. Graças ao contra-esterço que a moto inclina! No final, se você abriu a curva é porque não confiou na tração. Se você não confia na tração, você vai querer aumentar VELOCIDADE E ÂNGULO DE INCLINAÇÃO?! Loucura! Na maioria das vezes é cagaço do piloto, que peidou na hora de entrar na curva, quando daria pra deitar mais. Mas se eu peidei na entrada, com certeza vou continuar peidando até pegar o traçado ideal e me sentir confiante naquela curva. Mais fácil reduzir a velocidade!

Olha um artigo do "The Pace 2.0", leitura sensacional (pena que em inlgês):
Citação:
The Pace 2.0 needs you to understand the formula Radius = mph (and mph = Radius), and not just in theory. You need to feel it. Find an empty parking lot and ride in a circle at a given lean angle, one that you’re comfortable with. Pick this lean angle, and then gently accelerate while doing your best to hold that very same lean angle. Then do it again and gently decelerate, again holding the same lean angle. Increase your speed and your radius increases, slow your speed and your radius decreases. Steady throttle holds it. After this exercise, you’ll realize how insane it is that some new riders are being taught to increase throttle and push on the inside handlebar if they enter a corner too fast.


O artigo pode ser lido na íntegra aqui: http://www.cycleworld.com/2013/09/16/be ... ng-skills/

Eu ACHO que sei por que o Twist of the Wrist fala pra você acelerar. Motos superesportivas têm a traseira um pouco leve, e dependem da aceleração gradual na saída da curva pra receberem mais peso e ganharem tração. Motos dual sport como as nossas têm a frente leve, por isso os pilotos de supermotard e trilha/motocross põem o pé pra frente na curva (pra aumentar o peso na roda da frente). Acelerar numa situação de baixa aderência, numa dual sport, é pedir pra perder a frente.

Há muita controvérsia em todos os pontos. Há inclusive quem diga que aumentar a área de contato do pneu com o asfalto não aumenta a tração ( :?: :crazy: ). E aí é aquela, cada um acredita no que quer... :D

Abração!


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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 17:50 
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acho que e errado de minha parte, mas eu ando de TE como se tivesse numa Fazer
se for pra andar rápido eu abro o joelho, jogo peso de lado
curvo o corpo pra frente pra acelerar, e praticamente uma dança :lol:


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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 18:10 
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Vamos colocar assim: a suspensão de longo curso amplifica essa negociação de peso (mais peso na roda da frente na frenagem, menos peso na roda da frente na aceleração). Se você estiver numa curva de alta, você não está alterando bruscamente sua velocidade - você não tem motor pra acelerar demais, tirar peso demais da roda da frente e ir pro chão. Nessas curvas, tudo bem você manter o peso na pedaleira de dentro da curva e jogar o corpo pra dentro da curva. Pisar na pedaleira já joga algum peso mais pra frente do que sentar como uma jaca no banco.

Mas numa curva de média ou de baixa velocidade, você tem motor pra sair rasgando (a Tézinha nem tanto), e isso pode comprometer a tração na roda dianteira - repito - NUMA MOTO DUAL SPORT (numa superesportiva não, pois elas têm a traseira leve). Neste caso é interessante você manter o peso na pedaleira de fora da curva (lembrando, melhor que ficar sentado como uma jaca) e jogar o pé de dentro da curva pra frente, alinhado com a moto e o mais alto e pra frente que você conseguir.


Voltando às dicas gerais, esqueci de falar uma coisa:

Nunca, jamais, em hipótese alguma, ande mais rápido do que você consegue parar. Olhe sempre a diante e pra dentro da curva, pra onde você quer ir (e não pra onde você está indo ou 5m a sua frente). Esteja sempre calculando, por exemplo, ao entrar numa curva cega pra direita: "será que eu consigo parar DENTRO DO ESPAÇO QUE EU CONSIGO VER ADIANTE? Se aparecer um boi depois da curva, parado e pastando, eu vou conseguir parar antes dele?

É por isso (e por outras) que se deve abrir a curva antes de entrar na mesma. Se a curva é pra direita, aproxime-se da mesma colado na faixa central; comece a inclinar mas não ataque a curva buscando a tangente ainda, e só depois que você vir a saída, a reta, você pode deitar à vontade.

Abraço!


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MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 23:27 
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Era esse tanto de dados tecnicos q eu queria evitar, hehe...

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MensagemEnviado: 25 Fev 2014, 07:58 
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depois de ver o video "enrolando o cabo 2", fui pra estrada pra testar a teoria na prática... :shock:
WTF que é aquilo !!!! rodei uns 70 km brincando e abusando do contra esterço, levou umas curvas pra acostumar, acho que nunca tinha usado a tecnica intencionalmente, pra valer mesmo, e sentia alguma insegurança dependendo da situação, conforme o colega mencionou. A motoca curva muito mais, gruda no chão, controle total. nada de fazer pendulo, abrir o joelho, deslocar o corpo, nada disso (alias mostram isso no vídeo, muito pouco eficaz ficar jogando o corpo, apesar da sensação que funciona).

quanto a derrapar a roda traseira, também sentia isso quando era nova, tinha acabado de pegar e dava essa impressão, mas depois sumiu. e não era calibragem. não será o caso da famosa camada de cera no pneu? já ta bem limpo?

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