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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 08:39 
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juliovendramini escreveu:
Dá pra fazer cursa a 100km/h inclinando assim?
Sempre tive medo de fazer curva assim e me extrupiar... uauahaua..


O que as pessoas precisam entender é que o ângulo da curva muda em relação à velocidade e ao raio da curva.

Pra um determinado raio (digamos, raio de 15m, uma curva dobrando uma esquina), se você vier a 40km/h, você vai estar inclinado 40º. Se nesta mesma curva você vier a 30km/h, seu ângulo de inclinação será de 25º. Se você vier a 60km/h, seu ângulo de inclinação terá de ser 62º. Note que nem motos de corrida (superbike) inclinam mais do que 55º, então você teria varado esta curva.

Já numa curva de raio 100m (uma curva "fechada" de uma estrada boa - nível Dutra), se você vier a 100km/h, você vai estar inclinado em 38º. Se você vier na mesma curva a 120km/h, vai ter que inclinar 48º.

Como o sr. pode ver, o ângulo de inclinação está relacionado com o radio da curva (se ela é fechada ou aberta) e com a sua velocidade. O seu pneu agüenta um ângulo de curva máximo (digamos, 45º é considerado seguro no seco). Então você consegue aquele ângulo em qualquer velocidade - só vai depender do raio da curva.

Para o mesmo ângulo de inclinação: Curva fechada, velocidade menor. Curva aberta, velocidade maior.


Abs!


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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 09:12 
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Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
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ghamauricio escreveu:
juliovendramini escreveu:
Dá pra fazer cursa a 100km/h inclinando assim?
Sempre tive medo de fazer curva assim e me extrupiar... uauahaua..


O que as pessoas precisam entender é que o ângulo da curva muda em relação à velocidade e ao raio da curva.

Pra um determinado raio (digamos, raio de 15m, uma curva dobrando uma esquina), se você vier a 40km/h, você vai estar inclinado 40º. Se nesta mesma curva você vier a 30km/h, seu ângulo de inclinação será de 25º. Se você vier a 60km/h, seu ângulo de inclinação terá de ser 62º. Note que nem motos de corrida (superbike) inclinam mais do que 55º, então você teria varado esta curva.

Já numa curva de raio 100m (uma curva "fechada" de uma estrada boa - nível Dutra), se você vier a 100km/h, você vai estar inclinado em 38º. Se você vier na mesma curva a 120km/h, vai ter que inclinar 48º.

Como o sr. pode ver, o ângulo de inclinação está relacionado com o radio da curva (se ela é fechada ou aberta) e com a sua velocidade. O seu pneu agüenta um ângulo de curva máximo (digamos, 45º é considerado seguro no seco). Então você consegue aquele ângulo em qualquer velocidade - só vai depender do raio da curva.

Para o mesmo ângulo de inclinação: Curva fechada, velocidade menor. Curva aberta, velocidade maior.


Abs!



Bem estou começando a entender sobre o metodo correto de efetuar a curva, amanha vou levar minha moto para primeira revisão e percebo que os pneus estão novos e calibrados. Existe algo que deva observar durante a revisão quando o mecanico vai checar a moto?

o que o mecanico checa na primeira revisão?


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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 10:49 
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Na verdade, eles só trocam o óleo e filtro.

Mas deveriam fazer tudo que diz no manual na revisão de 1.000 km, pois todas as peças novas apresentam um desgaste muito grande nos primeiros kilômetros de uso - diz-se que elas estão "se assentando". Depois esse desgaste reduz e se mantém baixo.

Mas tem que verificar a folga das válvulas, verificar a folga na caixa de direção, esticar a corrente, regular embreagem etc. O pessoal costuma recomendar lubrificar o rolamento da caixa de direção e os links da suspensão traseira também, mas acho que este último não precisa nas novas (2013 pra cima).

Calma, a experiência vai lhe ensinar a fazer curvas. Você pode acelerar este processo lendo sobre o assunto, e há diversos tópicos sobre segurança aqui mesmo no fórum.

Abraço!


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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 15:07 
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Sempre achei que pra fazer curva de moto era só deitar a danada pro lado da curva, até que li um artigo sobre o contra esterço e comecei a experimentar. Cheguei a conclusão que eu nunca soube fazer curva, com o contra esterço vc controla no braço a inclinação da moto, é muito mais pratico e seguro.
Pra quem nunca soube o que é isso, experimente em uma RETA a uma velocidade de 40km/h empurrar levemente um dos lados do guidāo pra frente, LEVEMENTE!!!! Vc verá que a moto vira a roda levemente para o lado e inclina pro lado oposto, quanto mais empurra mais a moto inclina. Parece confuso mas na prática e mais fácil que na teoria. Não vá fazer isso logo de cara numa curva que pode dar M......
A T250 é muito boa de curva, é alta mas aceita uma bela deitada.

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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 15:25 
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Boa resumida Alex :thumbup:

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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 19:38 
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Tem muitas dicas aqui:

viewtopic.php?f=6&t=1677

Aqui:

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=1194

E aqui:

viewtopic.php?f=20&t=3444

Sugiro curos de pilotagem defensiva. Eu faço todos os que consigo, estou sempre em busca deles, além de muito instrutivos são divertidos.

Abraço e Boa Sorte.

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"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"


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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 19:39 
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Ah! Tópico movido para a seção correta do Fórum.

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MensagemEnviado: 04 Mar 2014, 21:51 
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Muito Obrigado por todas as dicas!

Estou lendo todas e revendo o video "enrolando o cabo 2"


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MensagemEnviado: 04 Mar 2014, 21:56 
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Fotos da minha MENINA

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MensagemEnviado: 04 Mar 2014, 22:31 
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Show, parabéns pela aquisição!

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