Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por cleitoncsl » 24 Fev 2014, 10:14

Muito bom dia!

É a minha primeira moto !

Apesar do fato de não ter tido muita experiencia com outras motos, eu estou extremamente feliz com minha "menina".

Porém percebo que tenho muita dificuldade com relação a curvas pois ainda nao tenho confiança. Tenho que faze-las muito abertamente e em baixa velocidade.
Moro em Goiania, cidade com asfalto ruim mais nao ando em terra, e está em temporada de chuva e percebo que a parte traseira da moto começa a derrapar na curvas o que pode ser natural pois é mais leve que a parte da frente creio eu.

Enfim,

Pode me ajudar como começar a aprender a utiliza-la de forma segura nas curvas seria de grande ajuda.

Muito Obrigado!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por Radames Aragon » 24 Fev 2014, 10:32

Cara, o ideal é vc assistir a um vídeo chamado "Enrolando o cabo 2" (Twist the wrist 2), q foi aonde aprendi a pilotar a moto de verdade.

Lá ele ensina e explica detalhadamente a técnica de counter-steering (contra-esterço), q é a forma certa de dar curvas em qualquer velocidade e para todo ângulo de curva, entre outras coisas.

O vídeo parece q é de super motos, mas se aplica a todas as motos, inclusive as nossas trails.

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por tiagokxuera » 24 Fev 2014, 10:37

Primeiramente seja bem vindo!
:joinha:

Acho que o melhor jeito de aprender fazer curva é ir devagar. Sem pressa.
Com o tempo você vai pegando as manhas. Existem muitas técnicas que podem te ajudar, muito vídeo no youtube etc, mas comigo o que funcionou foi a prática. :risadona:

O medo, a insegurança são um limite importante. Respeite-os. Ande na sua velocidade. Apenas cuidado com os carros e caminhões pra não passarem por cima :gargalhada:
Com o tempo você consegue ir ampliando.
Até hoje não faço curvas deitado demais, tenho medo de poça de óleo etc.

A velocidade boa é aquela que você se sente 100% seguro.
Isso é mais importante que andar na correria.
A sua moto, o seu ritmo. Se estiver com muita pressa vá de avião! :lol:
:oremos:


Radamés, o contra-esterço aplica-se até em bicicleta!
:gargalhada:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por cleitoncsl » 24 Fev 2014, 10:58

Muito Obrigado.


Vou seguir o forum e seguir todas as sugestões.

Bom dia a todos!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por Radames Aragon » 24 Fev 2014, 12:01

Cleiton, de uma forma geral, a idéia é o seguinte:

- Contra-esterço é o fato de vc apontar a roda dianteira levemente para o lado oposto da curva. É isso q faz a moto inclinar na direção da curva. Uma vez a moto inclinada e apontada para o final da curva, vc aponta ela de volta para a direção certa endireitando a moto naturalmente.

- Quando falo apontar levemente quero dizer fazer apenas uma pressão maior na mão esquerda (para uma curva para direita) em direção ao seu próprio corpo.

- Então, as etapas da curva são - para quem quiser melhorar os comentários, ficar à vontade:

1 - Ao avistar a curva, colocar-se do lado mais afastado da curva (ou seja, se a curva para direita, colocar-se à esquerda da sua faixa, não mudar de faixa para isso).
2 - Reduzir a velocidade sensivelmente. Quanto menor velocidade mais segurança vc terá, mas reduzir demais tb é perigoso, e quanto mais rápido, a curva será mais uniforme. Use os freios
3 - Chegando na curva, esperar "ao máximo" para dar a curva, para ter a maior visibilidade possível. Desacelere apenas no punho
4 - Dar a curva apontando levemente para a direção contrária à curva para inclinar a moto na direção certa da curva. Evite frear nesse momento, acelere devagar
5 - A partir do "meio" da curva apontar a roda dianteira de volta para o caminho da estrada, para levantar a moto e endireitar. Acelere quanto quiser

Curiosidade: quando estiver inclinando a aceleração faz vc aumentar o ângulo da curva levemente, ou seja, se achar q está abrindo muito, acelere um pouquinho e faça mais contra-esterço e isso fecha a curva. É muito difícil, com velocidade razoável, a moto cair pra dentro da curva.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por Fmm4100 » 24 Fev 2014, 12:08

O contra esterço aparece sempre na hora do sufoco. É claro que o cara tem que ter andado de bicicleta uma vez na vida.
Andar na terra ajuda bastante o aprendizado nas curvas.

Traseira derrapando na curva... Ta calibrando o pneu com quanto?
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por aloreto » 24 Fev 2014, 12:47

Cara eu nem sei o que é contra esterço, piloto ha + de 20 anos...acho que a prática, cautela, sem brecar no meio da curva, e inclinar até o limite ajudam muito. Vai com calma vou ate ver este video: Enrolando o cabo 2" (Twist the wrist 2)

abs
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

Avatar do usuário
Hamilton Akitaya
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2013, 18:32
Cidade onde mora: Palmas/TO
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por Hamilton Akitaya » 24 Fev 2014, 13:33

vi que eh de goiania, veja o topico: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=18&t=4716" onclick="window.open(this.href);return false;

tecnicas de fazer curvas em moto, achei esse site, e é muito bom com as teorias...o problema eh aplicar, pois algumas com a tenere nao da muito pra fazer, ainda mais em vias publicas

http://www.motonline.com.br/moto-foi-fe ... er-curvas/" onclick="window.open(this.href);return false;
- - - Yamaha XTZ Tenere 250 (BRA) - - -


Yamaha XT 250 X (JPN)
Honda CB 400 Super Bold'or Hyper VTEC Spec III (JPN)
Aprilia RS 50 (JPN)
Yamaha TDR 50 (JPN)
Yamaha TZR 50 (JPN)
Honda Magna 50 (JPN)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por Fmm4100 » 24 Fev 2014, 13:40

Só para constar, não sou piloto nem nada...
Até hoje ando na maciota e não dou uma de Jaspion nas curvas.

Na terra é que precisamos de umas noções a mais, principalmente quando aparece aquela curva em que a gente se perde.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dicas de como fazer as curvas TENERE 250 [NOVATO]

Mensagem por ghamauricio » 24 Fev 2014, 14:42

Radames Aragon escreveu:5 - A partir do "meio" da curva apontar a roda dianteira de volta para o caminho da estrada, para levantar a moto e endireitar. Acelere quanto quiser

Perdoem-me por discordar, mas se o camarada está "espalhando a curva", ele acha que está rápido demais. Neste caso, o correto seria desacelerar e manter o ângulo de inclinação. Automaticamente, se você vai mais devagar e mantém a mesma inclinação da moto, você estará fazendo um arco mais apertado (uma curva mais fechada).

É importante que tudo seja feito muito gradualmente na moto. Se vai acelerar, seja gradual. Se vai frear, seja gradual. Se vai inclinar, seja gradual. Nada pode ser brusco na moto, tudo deve ser gradual e progressivo.


Agora, também não entendi essa de roda traseira derrapando...! O pneu está muito novo? Está calibrado com a pressão correta? Tinha areia ou terra na pista? Água? Óleo?

Abs!

Responder