CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por Helano » 15 Mar 2011, 20:34

Segurança: fazendo o dever de casa

Fonte: http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=1161#" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
Independente do veículo que se utiliza, estar preparado psicologicamente e habilmente para encarar os desafios do trânsito é indispensável. Entretanto, a verdadeira "guerra" que vemos entre os motoristas nas ruas mostra que levará um tempo para a harmonia ser alcançada. A discriminação sempre está à vista, é "motoqueiro" para cá, "caminhoneiro" para lá, sempre palavras usadas em tom pejorativo. No entanto, todos são essenciais para a sociedade e, às vezes, o que falta é um ensino melhor de como agir no tráfego. É exatamente com esse objetivo que a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) realiza atividades gratuitamente em seu Centro de Treinamento e Educação de Trânsito, localizado em São Paulo.

Existem treinamentos para motoristas de todos os tipos de veículos e até para quem ainda não dirige. Uma destas aulas é voltada as crianças, mostrando que desde cedo deve-se aprender a conviver no trânsito. "São coisas que muitos ainda não aprenderam. Passamos a parte técnica aqui na CET, mas também trabalhamos a cidadania e a consciência de cada um", explica Ilana Berezovsky Frigieri, supervisora do Departamento de Educação do Trânsito da CET. Entre os cursos ministrados pelo órgão, está um destinado exclusivamente para os usuários de motocicleta. Trata-se do "Pilotagem Segura para Motociclistas", no qual os interessados passam por dois dias de aprendizado. O primeiro é teórico, enquanto, no segundo, sobem nas motos.

"Percebemos que as pessoas chegam aqui muito despreparadas. A postura na moto é errada, não sabem frear direito. Coisas que deviam ter aprendido ao tirar a carta, não foram ensinadas", acrescenta Ilana. Para participar do curso, basta ser habilitado na categoria A e fazer a inscrição. Nas explicações teóricas, que duram 8 horas, os alunos vão para a sala de aula. Os instrutores abordam temas como: equipamentos de segurança, postura adequada, manutenção da motocicleta, comportamento adequado no tráfego, condições físicas, emocionais e a influência das drogas sobre o comportamento humano, noções de cidadania e o Código Brasileiro de Trânsito. Apesar do tempo ser reduzido, as informações passadas são realmente importantes.

Quem pensa que apenas os menos experientes procuram o treinamentos, está enganado, como explica o instrutor Ailton Franco: "Recebemos, aqui, desde novatos até pessoas com anos de prática. Alguns acham que já são muito bons, enquanto outros querem voltar a andar de moto depois de muito tempo. A postura na moto acaba sendo o calcanhar de Aquiles da maioria dos motociclistas e passamos todas as técnicas corretas para eles", disse Franco. E os professores não pegam leve com os aprendizes, tanto que gritos de "olha a viseira aberta" ecoam pela pista.

Outro ponto no qual os instrutores frisam a extrema importância é a técnica das frenagens. Como é costume de grande parte dos usuários de motos, os alunos que chegam ao treinamento utilizam muito mais o freio traseiro que o dianteiro. "Usar apenas o freio traseiro é muito menos eficiente. Tentamos mostrar que a aplicação dos dois freios, somado também ao freio-motor, pode salvá-los em diversas situações", acrescenta Franco. É claro que leva um tempo para adquirir os métodos ideais, porém, no decorrer da aula é possível notar as melhorias dos alunos.

Aos poucos todos vão perdendo os vícios adquiridos, o que faz melhorar muito a sua pilotagem. "Aprendi muitas coisas aqui hoje e o professor é excelente. Correspondeu às minhas expectativas e, com certeza, vou indicar para que mais pessoas também façam", afirmou o auxiliar Vanderson Martins, após finalizar o treinamento. A convite da CET, nossa equipe participou das aulas e algo que chamou a atenção de nossos companheiros de exercícios foi o equipamento de segurança que utilizei. Apesar de não ser obrigatório o uso de botas, calças, jaquetes e luvas, a CET recomenda a utilização dos mesmos para os seus alunos. Contudo, muitos não compram devido ao preço.

Afinal, não é qualquer um que po­de desembolsar certa quantia pelos itens. Mesmo assim, a importância do emprego desses equipamentos é altíssima e quanto mais isto se tornar uma rotina mais vidas serão salvas. E o trabalho da CET segue esta linha de tentar educar e conscientizar os usuários de motocicletas. "Nosso objetivo é pontuar os riscos, ninguém vem aqui para aprender as regras de trânsito. O importante é mudar o comportamento e aumentar a segurança", acrescenta Ilana Berezovsky.

Treinamento virtual e manutenção
A exemplo do trabalho feito pela CET, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) também realiza um trabalho especial para os usuários de motocicletas. Nas 10 edições iniciais do MotoCheck-Up, mais de 16 000 motos já participaram do evento, que avalia gratuitamente a situação mecânica das motos. Além disso, a Honda proporciona uma vídeo-palestra ministrada pelos instrutores do CETH (Centro de Educação do Trânsito Honda), passando ensinamentos sobre pilotagem. E como novidade este ano foi implantado o simulador de motocicletas Riding Trainer, que traz aos motociclistas situações de perigo encontradas no trânsito real. O equipamento tem todos os comandos de uma motocicleta real e reproduz os sons e vibrações dos veículos, mostrando ao condutor todos os cuidados que deve-se tomar nas ruas da cidade.

Serviço
Curso de Pilotagem CET: tel.: (11) 3871-8625/8687; e-mail: det32@cetsp.com.br

Itens indispensáveis para a segurança

Jaqueta
O tecido de jaquetas especiais garante a preservação da pele e salva de contusões nos ombros e cotovelos.

Capacete
Indispensável e exigido por lei, o capacete salva muitas vidas por proteger uma das áreas mais sensíveis do corpo.
.
Luva
Além de defender as mãos contra fragmentos dispersos no ar, as luvas são sua a "2ª pele" em casos de queda.

Calça
Tem os mesmos benefícios da jaqueta e o joelho é sempre um dos primeiros pontos a raspar no solo ao cair.

Bota
Passam mais firmeza no momento das trocas de marchas e também protegem contra objetos do solo.

Redação Motociclismo / Rafael Miotto
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

André
Visitante
Visitante

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por André » 04 Abr 2011, 16:00

Helano e amigos,

Segue uma dica de curso de Pilotagem Segura, totalmente on line, oferecido pela CET-SP.
Para os amigos que não tem disponibilidade de tempo para um curso presencial aí está uma ótima opção.
Eu fiz e recomendo...vale à pena. ;)

http://cetsp1.cetsp.com.br/ead/Descrica ... x?curso=PS" onclick="window.open(this.href);return false;

Curso de Pilotagem Segura.

O Curso de Pilotagem Segura visa desenvolver valores de segurança e cidadania e promover o aprimoramento de técnicas de pilotagem de motocicletas.

A quem se destina

- Empresas que buscam o aperfeiçoamento de seus empregados usuários de motocicletas
- Motociclistas que, individualmente, almejam seu aprimoramento


Conteúdo

Divide-se em 4 módulos. Ao longo do curso o aluno contará com o apoio pedagógico professores (tutores). O atendimento será feito por telefone e/ou email.

1ª Semana - 4 horas

Módulo 0 - Ambientação no Blackboard:
* Publicação do perfil no ambiente;
* Apresentação da navegação do curso;
* Dicas de organização do tempo para estudo;
* Apresentação dos objetivos do curso / introdução da abordagem criativa.

Módulo 1 - Histórico da motocicleta e equipamentos de segurança:
* Motocicleta: como tudo começou;
* Atividade;
* Motocicleta nos dias de hoje (motociclistas no trânsito sp);
* Equipamentos de proteção.

Módulo 2 - Pilotando de forma segura:
* Inspeção e manutenção;
* Pilotagem segura;
* Atividade.
* Como você pilota;
* Pilotando nas curvas;
* Frenagem;
* Transporte de passageiro;
* Estacionamento.

Módulo 3 - Evitando acidentes:
* Distância de segurança do veículo à frente;
* Condições adversas;
* Condições físicas e emocionais;
* Atividade;
* Riscos de acidentes na via.


2ª Semana - 4 horas

Módulo 4 - Interação dos motociclistas no trânsito:
* Cruzamentos;
* Motociclista e pedestre;
* Atividade;
* Procedimento caso de acidente de trânsito;
* Como seria o transito sem sinalização;
* Jogo das placas.
* Avaliação

Carga horária
<

O curso tem carga horária de aproximadamente 8h distribuídas ao longo de quatro módulos a serem cursados durante 2 semanas.

Método e avaliação

Modelo pedagógico baseado na combinação de atividades colaborativas, aprendizagem orientada pelo professor e autoaprendizagem. Durante o curso o aluno prática os conceitos aprendidos nas atividades contextualizadas e exercícios de fixação. Ao final, o aluno responde a questões de múltipla escolha e é considerado apto se obtiver aproveitamento mínimo de 70%. Os alunos que obtiverem notas inferiores a 70% do curso, recebem feedback automático o qual indica para entrar em contato com a CET a fim de solicitar nova participação no curso.

Início do curso

Inscrições abertas. O aluno receberá, por e-mail, as orientações e a data de início da turma. A efetivação da matrícula e indicação de turma está condicionada ao número de participantes necessário para a realização do curso. Mantenha sua caixa postal vazia sob risco de não receber nossas comunicações.

Observações

A CET reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o programa.
A qualquer momento, poderá ser solicitado, documentação que comprove as informações prestadas pelo aluno.

Certificação

A CET confere certificado, que será enviado por email aos alunos aprovados no curso.

Requisitos tecnológicos

- Acesso à internet por linha discada (conexão mínima 56 k) ou banda larga
- Linux, Windows XP ou superior
- Possuir endereço eletrônico
- Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Acrobat Reader, Media Player, Java Runtime Environment
- Browsers de navegação: Internet Explorer versão 7.0 ou superior; Mozilla Firefox 2.0 ou superior (sem bloqueador de pop-up)
- Mínimo de 128 Mb de memória Ram
- Drive leitor de CD Rom
- Placa de som
- Caixas de áudio ou fone de ouvido
- Microfone (em caso de conferências de áudio)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por Helano » 06 Abr 2011, 00:45

André

Seja muito bem vindo broder. Já chegou somando hein? Legal isso :joinha:

Aproveitando, parabéns pelo teu aniversário. Felicidade, muita saúde e paz cara!!!

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

cainholock
Visitante
Visitante

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por cainholock » 13 Jul 2011, 17:41

show de bola as informações, Valeu!

Avatar do usuário
FellipeCampagna
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 12 Ago 2011, 15:03
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por FellipeCampagna » 23 Ago 2011, 11:35

Eu não achei no forum o link do curso da honda, então resolvi postar.
info sobre os curso :
http://www.honda.com.br/pilote-com-segu ... fault.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
E onde achar o CETH
http://www.hondapilotomais.com.br/#/centros" onclick="window.open(this.href);return false;
Pra quem mora em osasco ou próximo
http://www.strmotos.com.br/pilotagem.php" onclick="window.open(this.href);return false;
Atual: Transporte Público

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por kablack » 23 Ago 2011, 13:08

Pessoal;

Muito obrigado pelas dicas.

Acabei de efetuar minha inscrição no curso à distância da CET e mandei e-mail solicitando informações sobre o curso presencial.

Repassarei as infos ao colegas.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por kablack » 10 Fev 2012, 18:33

Pessoal;

Acabei de chegar do Curso presencial de Pilotagem Segura do CET/SP.

:arrow: O curso é muito, muito bom!!!!

Meu receio era de que seria uma volta à auto-escola. Mais do mesmo, placas, legislação... Vai devagar meu filho... Não anda no corredor meu filho... Vai levar multinha meu filho... DSV vai te pegar...

Não foi nada disso... O curso passa longe do óbvio ou superficial.

O primeiro instrutor avisa logo no início: - "Alguém aqui acha que o curso será fácil? Este curso não é fácil. Todos vocês são habilitados a bastante tempo. A maioria pilota profissionalmente. Tem alguém aqui que nunca se acidentou de moto?"

Silêncio na sala... Todos de cabeça baixa... Depois vieram as histórias... Todos os presentes já tinham se machucado com moto...

O curso não foi fácil mesmo... A média de reprovação é de 4 alunos por turma (são turmas de 15). Me esmerei ao máximo nos exercícios práticos e fui aprovado com a nota mínima... :thumbdown:

Vi motoboy que pilota 350km por dia "tomando baile" da moto nos exercícios práticos... Um dos exercícios previa 4 tentativas para o acerto... Um aluno tentou 12 vezes para conseguir...

No final do curso os dois instrutores conversam individualmente com cada aluno, indicando erros, deficiências e explicando as consequências destas condutas no trânsito.

São dois dias muito cansativos aos quais todos nós motociclistas deveríamos nos submeter.

Recomendo fortemente.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Guyuga
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 315
Registrado em: 27 Fev 2011, 13:15
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por Guyuga » 13 Fev 2012, 16:16

Senhores, vão criar um centro agora para realizar o curso!!!Em 6 meses estará pronto (Será?)

http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2 ... ciclistas/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por kablack » 14 Fev 2012, 01:16

Falaram a mesma coisa durante o curso.

Que será inaugurado em 6 meses.

Bom... Como a grana é da ABRACICLO e não do poder público... Acho possível cumprirem a meta.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
lucasrb
Participativo
Participativo
Mensagens: 439
Registrado em: 31 Dez 2011, 03:50
Cidade onde mora: Americana/SP
Contato:

Re: CURSOS GRATUITOS - CET/SP

Mensagem por lucasrb » 21 Fev 2012, 14:32

Olá Kablack, blz???

Deixa eu perguntar. já que vc fez o curso lá no CET e tal, será que não consiguiria agitar um curso coletivo pro pessoal que tivesse interesse no grupo???

Tava em outro tópico e acredito que se abrir bastante gente se habilita em fazer, comentei pq vc já fez, as vezes tem algum contato ou facilidade pra marcar, visto que já é de sampa...

No aguardo!

Absss
Nova Vstrom 650
XJ6F 2012 - T250 Azul 2012 - Fazer 2010 - Yes 2008 - Hornet 2010 - Twister 2006
--
06/2014 - 3º EN Chapada do Veadeiros
11/2013 - 2º EN Ibitipoca (2800km)
09/2012 - 1º EN Chapada da Diamantina (4200km)
04/2012 - Florianópolis (1800 km)

Responder