Asfalto fresado

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Faraho
Participativo
Participativo
Mensagens: 395
Registrado em: 31 Jan 2012, 11:11
Cidade onde mora: Macae/RJ
Localização: Macae-RJ
Contato:

Asfalto fresado

Mensagem por Faraho » 18 Dez 2013, 09:15

Um trecho de aproximadamente 1 km no caminho que faço diariamente foi fresado.
Essa situação me deixa muito inseguro pois a moto tende a seguir os trilhos criados pela máquina fresadora.

Imagem

DENTES AFASTADOS
As obras de recapeamento, fonte de problemas para o povo das duas rodas, começam pela retirada de parte do asfalto antigo por uma máquina grande e pesada, chamada fresadora. O equipamento pode ter 40 toneladas, 400 cv e utiliza um rolo com pinos de metal que arranca o pavimento velho. Até receber a nova camada asfáltica, a pista fica com degraus e ranhuras que atrapalham o controle da moto. "A técnica de fresagem fina é recente, começou a ser usada no fim dos anos 80. No início, a fresagem era grosseira e retirava uma camada mais espessa do asfalto", afirma Bernardo Ronchetti, gerente de engenharia da Ciber, que produz fresadoras no Brasil.

"Hoje há rolos com menor afastamento entre os dentes, que resultam em ranhuras menores e permitem retirar ondulações e pequenas trincas ou mesmo corrigir o asfalto de um autódromo", diz Ronchetti. "Quanto mais fina essa fresagem, menor a perda de controle da moto. O ideal, no entanto, é fresar e asfaltar logo em seguida."

O engenheiro fala da operação e manutenção dessas máquinas: "Durante a fresagem, os degraus transversais [que atravessam a pista] podem ser suavizados. Outro ponto importante para garantir uma raspagem uniforme é a troca da ferramenta de corte por peças de boa qualidade e no momento certo, o que nem sempre ocorre, porque a empreiteira às vezes procura itens de reposição mais baratos." Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/moto/re ... 4320.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Os resíduos resultantes de remendos no asfalto ou da retirada da camada asfáltica antiga, técnica também conhecida por fresagem, são inimigos letais da motocicleta. A operação de conserto ou renovação da pavimentação tem bom propósito, mas raramente é acompanhada de necessárias medidas de segurança, tais como sinalização preventiva advertindo sobre a mudança do piso logo à frente e a limpeza durante o período de realização do serviço, por meio de uma simples varrição. (Retirado de: http://m.g1.globo.com/carros/dicas-de-m ... lista.html" onclick="window.open(this.href);return false; )


Relato de piloto do Fórum Pequenas Notáveis:
Thumbs up Tombo em pista fresada e aquela ralada nota 10...
Fala, galera!
Algum dos amigos que já levou um tombo daqueles de dar aquela ralada nota 10 na perna, saberia me tirar uma duvida?
Semana passada acabei me acidentando por causa de uns 15 metros de asfalto fresado (com MUITO cascalho) numa curva, dei aquela ralada show na perna né...
(...)
Grande abraço e cuidado com essas porras desses asfaltos... Retirado de: http://www.pequenasnotaveis.net/threads ... da-nota-10" onclick="window.open(this.href);return false;
Temos uma solução para asfaltos antigos mas que geram problemas para nós motociclistas. Dessa forma, para mim não resta outra opção a não ser reduzir a velocidade. E reduzir a 20~40 km/h, acender o pisca para chamar a atenção dos motoristas para que ultrapassem de forma segura.

E você? Algum relato ou algo que queira compartilhar?


+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Asfalto fresado

Mensagem por Radames Aragon » 18 Dez 2013, 09:26

Isso tem com frequencia aqui no RJ, mas sinceramente nunca tive problema ou alguma sensação de perigo real nesse piso com a Tezinha. Talvez pq a gente tem feito alguns Offs, e a moto é on/off, não parece muito estranho esse piso, basta reduzir a velocidade prum máximo de 70, 60/h se tiver curvas...

O ruim, como disse no texto, é aqueles frisados mais intensos, q eu já vi, q realmente criam degraus e prejudica enormemente, isso é perigoso mesmo. Em Santa Tereza (RJ) não tem frisado mas tem os trilhos do antigo bondinho e uma vez quase tombei com garupa devido a uma situação extrema de inclinação, curva e trilho tudo junto...

Avatar do usuário
AndSK8
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 157
Registrado em: 07 Nov 2013, 15:29
Cidade onde mora: Mesquita / RJ

Re: Asfalto fresado

Mensagem por AndSK8 » 19 Dez 2013, 15:07

Em minha antiga moto, uma Yes 125, eu utilizava Pneu Pilot Sport e sempre q passava em locais com asfalto fresado eu ficava muito tenso. A moto parecia não me obeder e insistia vem fazer Zig-Zag... :cry:
Agora com a Ténéré e com os Pneus originais, passei esse dias a uns 80km/h e não tive muito problema... :palmas:
BMW G650 GS "2010" (2014 / ...)
Yamaha Ténéré 250 "Zero" (2013 / ...)
Suzuki Yes "Zero" (2007 / 2013)

Responder