Essa situação me deixa muito inseguro pois a moto tende a seguir os trilhos criados pela máquina fresadora.
DENTES AFASTADOS
As obras de recapeamento, fonte de problemas para o povo das duas rodas, começam pela retirada de parte do asfalto antigo por uma máquina grande e pesada, chamada fresadora. O equipamento pode ter 40 toneladas, 400 cv e utiliza um rolo com pinos de metal que arranca o pavimento velho. Até receber a nova camada asfáltica, a pista fica com degraus e ranhuras que atrapalham o controle da moto. "A técnica de fresagem fina é recente, começou a ser usada no fim dos anos 80. No início, a fresagem era grosseira e retirava uma camada mais espessa do asfalto", afirma Bernardo Ronchetti, gerente de engenharia da Ciber, que produz fresadoras no Brasil.
"Hoje há rolos com menor afastamento entre os dentes, que resultam em ranhuras menores e permitem retirar ondulações e pequenas trincas ou mesmo corrigir o asfalto de um autódromo", diz Ronchetti. "Quanto mais fina essa fresagem, menor a perda de controle da moto. O ideal, no entanto, é fresar e asfaltar logo em seguida."
O engenheiro fala da operação e manutenção dessas máquinas: "Durante a fresagem, os degraus transversais [que atravessam a pista] podem ser suavizados. Outro ponto importante para garantir uma raspagem uniforme é a troca da ferramenta de corte por peças de boa qualidade e no momento certo, o que nem sempre ocorre, porque a empreiteira às vezes procura itens de reposição mais baratos." Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/moto/re ... 4320.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Os resíduos resultantes de remendos no asfalto ou da retirada da camada asfáltica antiga, técnica também conhecida por fresagem, são inimigos letais da motocicleta. A operação de conserto ou renovação da pavimentação tem bom propósito, mas raramente é acompanhada de necessárias medidas de segurança, tais como sinalização preventiva advertindo sobre a mudança do piso logo à frente e a limpeza durante o período de realização do serviço, por meio de uma simples varrição. (Retirado de: http://m.g1.globo.com/carros/dicas-de-m ... lista.html" onclick="window.open(this.href);return false; )
Relato de piloto do Fórum Pequenas Notáveis:
Temos uma solução para asfaltos antigos mas que geram problemas para nós motociclistas. Dessa forma, para mim não resta outra opção a não ser reduzir a velocidade. E reduzir a 20~40 km/h, acender o pisca para chamar a atenção dos motoristas para que ultrapassem de forma segura.Thumbs up Tombo em pista fresada e aquela ralada nota 10...
Fala, galera!
Algum dos amigos que já levou um tombo daqueles de dar aquela ralada nota 10 na perna, saberia me tirar uma duvida?
Semana passada acabei me acidentando por causa de uns 15 metros de asfalto fresado (com MUITO cascalho) numa curva, dei aquela ralada show na perna né...
(...)
Grande abraço e cuidado com essas porras desses asfaltos... Retirado de: http://www.pequenasnotaveis.net/threads ... da-nota-10" onclick="window.open(this.href);return false;
E você? Algum relato ou algo que queira compartilhar?