SINALIZAR É PRECISO – VIVER TAMBÉM

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

SINALIZAR É PRECISO – VIVER TAMBÉM

Mensagem por Helano » 09 Mar 2011, 17:05

SINALIZAR É PRECISO – VIVER TAMBÉM

Pessoal,

Para aqueles que não sabem ainda, gostaria de dizer que de vez em quando eu escrevo alguns artigos para um site jornalístico muito legal, que é o "À Queima Roupa". Quem quiser ver os textos que já publiquei por lá, basta acessar http://aqueimaroupa.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; ir do lado direito, logo abaixo dos anúncios e dos autores e selecionar onde tem "Posts do colaborador", um tal de Helano Hobson.

Gostaria de compartilhar com vocês o texto que publiquei esta semana e pedir para que vocês reflitam sobre o assunto e usem isso no dia-a-dia, pois realmente salva vidas, evitando acidentes desnecessários e aborrecimentos inúteis no trânsito.

Lá vai...
============================================================================================
Imagem
Um dispositivo absolutamente importante, existente em qualquer veículo, seja ele um automóvel ou uma motocicleta, é a alavanca (ou botão, no caso das motos) de acionamento das luzes indicadoras de direção, mais conhecida como “seta” ou “pisca”. A utilização de tal dispositivo é obrigatória e está devidamente regulamentada no Código de Trânsito Brasileiro, vejamos;
LEI 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

XI – todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:

a) indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;

b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;

c) retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou;

Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

Art. 196. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

Infração – grave;

Penalidade – multa.


Portanto, diante do aspecto legal, fica absolutamente claro que qualquer ultrapassagem, mudança de faixa ou de direção, deve ser previamente sinalizada através do uso deste dispositivo. Porém, mais importante do que o aspecto legal, é o aspecto prático e funcional. Muitos acidentes são causados pela falta de sinalização nas mudanças de faixa ou conversões em esquinas, bem como pela sinalização incorreta ou no momento impróprio. Parece óbvio falar sobre isto, mas é bastante comum encontrar condutores que sinalizam para o lado incorreto ou que sinalizam apenas no exato momento em que irão fazer a mudança de direção. Há ainda aqueles condutores que acreditam que a sinalização é uma espécie de aviso “estou indo” que o isentam de ter que verificar se o tráfego da via permite tal mudança, levando-os muitas vezes a fazer manobras imprudentes.

Outro aspecto da falta de utilização deste dispositivo é a violência que causa no trânsito. Violência? Sim, violência! É absolutamente comum ocorrerem discussões verbais, que às vezes viram até brigas corporais, em decorrência de alguma manobra que não foi devidamente sinalizada. Infelizmente, já foram registrados casos até de brigas que acabaram em tragédias mais sérias, por conta de condutores que andavam armados e que chegaram ao extremo absurdo de cometer um crime por conta de uma briga de trânsito.

Portanto caros leitores, faço a todos um verdadeiro APELO, para que não esqueçam desta alavanquinha simpática atrás do volante e aos senhores motociclistas que também utilizem aquele simpático botãozinho na sua mão esquerda. Vale lembrar que a sinalização deve ser feita SEMPRE, mesmo quando você não está vendo outros veículos ao seu redor, pois lembre-se que por melhor que sejam os seus retrovisores, sempre existem os chamados pontos cegos e uma sinalização adequada pode evitar acidentes ou desgastes desnecessários.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Henrique Cerqueira
Visitante
Visitante

Re: SINALIZAR É PRECISO – VIVER TAMBÉM

Mensagem por Henrique Cerqueira » 09 Mar 2011, 17:44

Show de bola, Helano.

Inclusive, no meu dia-dia aqui no trânsito da minha cidade, o que mais me irrita é a falta de sinalização ou sinalização tardia por parte de outros motociclistas e carros.

O interessante é que a cada vez que me revolto com outros condutores, acabo reforçando o sub consciente para situações futuras, me ajudando a não vacilar nas conversões e outras manobras que exigem a sinalização.

O mais engraçado é que minha noiva, em razão de tanto andar comigo, já aprendeu por osmose a identificar os absurdos no trânsito, e vira e mexe ela fala ``ah lá, encosta e depois dá seta`` etc.

A gente segura o quanto pode, mas tem certos absurdos que dá vontade de falar poucas e boas pro camarada, e pra camarada.

Portanto, não é só se irritar, mas também nos policiar pra evitarmos de esquecer a danada da seta.

Abraços.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: SINALIZAR É PRECISO – VIVER TAMBÉM

Mensagem por doug01n » 10 Mar 2011, 11:04

A gente aqui em sampa diz que esse povo não tem seta... tem "fod*-se".
Tem gente que dá a impressão de dirigir com os dedos duros, que ao virarem o volante resvalam na seta e ligam... Mas aí já foi a moto pro chão, o amassado no carro ao lado, a fechada no que tá entrando na via... etc.

Educação no trânsito é bom e preserva a saúde de todos!
Administrador

Responder