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MensagemEnviado: 01 Ago 2014, 16:34 
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Luiz Koudela

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MensagemEnviado: 11 Nov 2014, 07:00 
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muito se todos vissem e treinassem seriam melhores pilotos mas o problema é o Ego....

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Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!


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MensagemEnviado: 02 Mai 2016, 14:58 
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Registrado em: 02 Mai 2016, 10:19
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Tópico muito interessante sobre o tema, principalmente pra mim que sou iniciante neste mundo.
Minha vida inteira andei de bike, e sempre utilizei mais freio traseiro do que o dianteiro.
Preciso adestrar minha mente, pra frear mais com o dianteiro do que com o traseiro na moto e aprender a utilizá-los corretamente para poupar o equipamento.
O que é o freio motor? Podem me esclarecer, por favor?!
Abraços e obrigado!


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MensagemEnviado: 02 Mai 2016, 16:24 
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O motor quando tem gasolina, gera a força que gira a roda.
Mas ao contrário, se a roda girar o motor, e ele não tiver gasolina, vai ter uma "carga" um "peso" para girar esse motor.

Engata a primeira, anda até 20 por hora, e desacelera... Vai notar a moto reduzindo bem bruscamente.

Quanto mais baixa a marcha (1°, 2°) mais forte é esse "freio".
Quanto mais alta (5°) menos atuante ele é...

Você vem na estrada a 120km/h, e vai entrar em algum acesso a 80km/h, não precisa nem acionar os freios, " tirando a mão", soltando o acelerador, ela vai baixar pra 100km/h, e no caso da Ténéré 250, baixa marcha, passa de 5° para 4°, e tira mão do acelerador novamente, ela já vai baixar mais ainda...

Não convém baixar a marcha e soltar a embreagem de uma vez. Isso pode acarretar em danos a corrente de comando, comando de valvulas e válvulas.
Além de forçar a relação e ser perigoso (trava a roda).

Ideal é por exemplo, está em 5° a 6mil rpm, vai engatar a 4°, puxa embreagem, o giro vai cair para 5mil, 4mil... Acelera até 7mil rpm, e então solta a embreagem.
Você sincroniza a velocidade da roda com o motor e não dá trancos.

ABS

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MensagemEnviado: 03 Mai 2016, 11:03 
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Registrado em: 02 Mai 2016, 10:19
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Cidade onde mora: Aparecida/SP
Obrigado barraforte pela explicação.
Agora ficou claro!
Abraços!


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MensagemEnviado: 03 Mai 2016, 23:03 
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Compartinho o vídeo com os amigos.

Muito bom !

https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ


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MensagemEnviado: 03 Mai 2016, 23:19 
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Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
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Cidade onde mora: São Paulo/SP
Sobre o vídeo, sou suspeito pra falar kkkk

Bem, o freio motor é interessante e ajuda muito para redução de velocidade.
Mas para situações onde é possível se planejar.

Sempre fui adepto de usar dois freios. Afinal, a moto vem com dois freios certo?
O problema, é a interferência que o traseiro causa, ele ajuda a frear, mas acaba descontrolando a moto.
Para quem não sabe lidar com este descontrole, pode se confundir, e atrapalhar a frenagem.

Sobre aquela história de usar o freio motor, ele no começo ajuda, mas no fim atrapalha.
Ou ele vai acabar empurrando a moto, ou o motor morre e trava a roda, gerando - novamente - o descontrole.

Portanto, investir em um bom sistema de freios, um pneu com uma boa aderência, e treinar muito.
E focar sempre em trabalhar melhor com o dianteiro.

ABS

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MensagemEnviado: 04 Mai 2016, 13:13 
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Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
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Uso os 3 freios.
Dianteiro + traseiro + motor

O 'descontrole' do freio traseiro nunca me atrapalhou. Na verdade isso é uma boa técnica para fechar a moto em curvas. Principalmente na terra.

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MensagemEnviado: 16 Fev 2017, 21:52 
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Registrado em: 10 Fev 2017, 15:48
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Cidade onde mora: Brasília/DF
Muito boa as dicas pessoal.

Pesquisando, achei esse vídeo do Bruno Corano. Quanto mais dicas, melhor [THUMBS UP SIGN]

https://youtu.be/Lc2NK9n6mrA

Abraço


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