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MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 12:11 
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Assisti umas 5 vezes...

A postura de condutor realmente parece que fez a diferença.

Obrigado Helano pelo vídeo. A mim ajudou. Vou modificar minhas postura durante a frenagem.

Abraço.

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"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"


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MensagemEnviado: 26 Jun 2014, 11:35 
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Ainda estou tentando entender essa frenagem em passos.

1 FREIO DIANTEIRO
2 FREIO TRASEIRO
3 REDUÇÃO DE MARCHA?
4 CORPO PARA TRAZ?


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MensagemEnviado: 26 Jun 2014, 12:32 
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Achei meio estranho esse vídeo.
Primeiro não dá pra ver muito bem, mas a posição do corpo que o cara demonstra não está correta.
Ele vai apenas com as costas para trás e o correto é o corpo todo, esticar o corpo empurrando com as pernas contra as pedaleiras.
Isso principalmente para aliviar o peso a frente da moto que vai frear melhor, uma vez que a frente é o que mais segura a moto e também fazer peso na traseira que vai ajudar ainda mais na frenagem pois diminui a derrapagem..
Uma coisa que não concordo é que a frente da moto pode sair se frear muito forte o dianteiro e muito menos ela capotar de frente, quase impossivel rsss
Se vc estiver com a moto reta e o chão com aderência, pode meter a mão no freio que ela não vai sair, pode mergulhar a frente, pois isso também a posição do corpo para trás é importante.
Agora, nunca se deve tirar todos os dedos da manopla, usar 4 dedos para frear é totalmente errado, além de desnecessário, vc perde praticamente o contato com o guidão da moto e seu ponto de apoio
Eu uso apenas 2

Abraços

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MensagemEnviado: 26 Jun 2014, 13:34 
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O que eu aprendi nos cursos de pilotagem defensiva que eu fiz:

1) freio da frente é que freia a moto por conta do atrito
2) freio motor e traseiro é auxilio de frenagem
3) jogar o corpo pra traz, reduz a chance de "puxar RL". Só jogar as costas, porque se jogar o corpo todo você mexe muito com o equilibrio.

Outro fato, se você frear a frente e estiver na posição correta (com a moto reta), não vai sair de frente! Geralmente o povo fala que sai de frente porque a pessoa na hora do susto, alicata o freio da frente e tenta desviar ao mesmo tempo... por menor que seja a inclinação, ai sim a moto vai sair debaixo do piloto. Se você estiver reto e por ventura a roda da frente venha travar, você conseguirá recuperar apenas soltando o freio. Salvo situações em que a pista tenha oleo, agua, areia, etc.

Fiz 3 cursos e em todos o instrutor provou na pratica.

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MensagemEnviado: 31 Jul 2014, 10:45 
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As técnicas de frenagem que uso são as seguintes:

- Para reduzir velocidade ou parar em semáforos, apenas reduções de marcha e freio motor. Apenas um toque no dianteiro se precisar parar.

- Nas curvas, aplico primeiro o freio traseiro e em seguida o dianteiro em conjunto com o freio motor para reduzir antes da entrada. Se precisar reduzir durante a curva, apenas freio traseiro para não abrir a trajetória.

- Nas descidas, apenas freio motor. Em condições normais, sempre existe uma marcha para segurar a moto sem o uso do freio.

Em todas as situações, observo para não sobrecarregar a suspensão dianteira, deslocando o máximo de peso possível para trás (ou o contrário em subidas muito íngremes).

O problema é combinar isso tudo em uma emergência, muitas vezes não há tempo.

Hoje em dia, acho que tanto quanto o uso do freio, o que os motociclistas precisam aprender é a prever melhor as situações a sua volta. Muitas vezes, nem é preciso usá-lo, basta desviar ou reduzir antes.

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MensagemEnviado: 31 Jul 2014, 13:37 
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Uma coisa que não vi comentários, é a influencia da embreagem qdo se freia a moto, principalmente o traseiro.
É melhor deixar a moto morrer numa parada brusca do que usar a embreagem. Além dela eliminar o freio motor vai travar muito mais fácil o freio traseiro dificultando a parada.
Eu uso ambos em qualquer situação ( afinal a moto tem 2 ) e se necessário jogo o máximo do corpo todo para trás na freada.
Uma coisa legal de perceber também é que em uma descida de piso irregular ( on ou off ) e que estivermos acelerando, uma leve pressão no freio traseiro, diminui muito os pulos da traseira da moto, deixando-a mais no chão.

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MensagemEnviado: 31 Jul 2014, 15:39 
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Vi que um colega comentou que usa muito freio motor x redução de marcha, se necessário aciona o freio, um risco de quem vem atrás não perceber a redução de sua velocidade e sendo assim colocando em risco a segurança...

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Luiz Koudela

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MensagemEnviado: 31 Jul 2014, 15:49 
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Sinceramente não sei como isso é possível rssss

Luiz Koudela escreveu:
Vi que um colega comentou que usa muito freio motor x redução de marcha, se necessário aciona o freio, um risco de quem vem atrás não perceber a redução de sua velocidade e sendo assim colocando em risco a segurança...

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MensagemEnviado: 01 Ago 2014, 12:25 
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Excelentes as dicas desse tópico, que realmente deveria ser o mais lido e discutido :risadinha:

Só acho que falta uma dica importante e que sem ela o resto perde sentido: PRATIQUE! :boxe:

A prática leva a perfeição. Isso é verdade e incontestável... Aos que podem $$$$ façam cursos de direção defensiva e essas escolinhas de pilotagem, que todas ensinam na prática as técnicas. Pros meros mortais (incluo-me nessa categoria) acho recomendável (eu tenho esse hábito) pegar a moto, seja de uso diário, seja de passeio, ou as duas se o caso, devidamente equipado e num local com pouco movimento e asfalto limpo colocar em prática o que leu aqui no tópico.

Praticando fica muito fácil entender o quão mais eficiente é frear forte assim que notar o obstáculo e quando estiver perto liberar o freio e contornar o obstáculo. Mas isso vai contra nossos reflexos, pois soltar o freio é o contrário do óbvio e contrário aos instintos inerentes a nós. Olhar para o ponto de fuga e não para o obstáculo também ajuda muito a evitar acidentes, porém requer treino... é possível mudar esse instinto que temos e tornar nossa pilotagem mais eficaz. Com a prática é fácil de notar outros comportamentos da moto, como por exemplo a tendência de sair pela tangente quando apertamos o freio dianteiro ao contornar curvas, fora o risco de inclinado travar a roda e a moto e cair... o manejo correto nesse caso seria o dosar freio traseiro levemente apenas para pequenas correções, pois temos que entrar na curva na velocidade certa e não acertar a velocidade durante a curva... É bem legal! São muitos os comportamentos da moto que são previsíveis e com a prática você já avalia várias variáveis ao mesmo tempo, como tipo de asfalto, seco ou molhado, limpo ou cheio de pedrinhas ou areia, etc... Experimente e sempre tenham em mente cuidado!!!

Abraços

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Moisés
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MensagemEnviado: 01 Ago 2014, 13:06 
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Luiz Koudela escreveu:
Vi que um colega comentou que usa muito freio motor x redução de marcha, se necessário aciona o freio, um risco de quem vem atrás não perceber a redução de sua velocidade e sendo assim colocando em risco a segurança...


É responsabilidade do condutor que está atrás observar a redução na velocidade independente do acionamento de qualquer luz e de quem está na frente de observar o retrovisor.

Acho muito mais arriscado ficar usando o freio o tempo todo, acaba mascarando suas intenções quando realmente precisar parar, além de aumentar o consumo de combustível e do sistema de freios.

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