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Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 16 Nov 2012, 20:51
por Elson Antonio
Ola amigos, dia 14/11 tive uma má experiência, troquei os dois pneus da minha Tzinha o trazeiro um Maggion muito bom, o dianteiro um pirelli original de montagem da Yamaha, na hora de sair da agencia andei uns 100 mtrs ai fui fazer uma conversão na parte central da av., estava a 15 km/h e ai veio o pior, a moto simplesmente saiu de baixo de mim e ai beijei o asfalto, tive sorte ou azar não sei, mas só tive uma lixação no ombro esquerdo, levantei sem saber o que tinha acontecido até que veio o mecanico da Yamaha e me disse que foi por causa do pneu dianteiro, que eu tinha caido, pedi esplicação e ele disse que o pneu pirelli vem com uma camada fina de uma especie de graxa ou óleo, silcone ou sei lá e que é recomendado lavar com sabão em pó ou andar na terra alguns km. estou passando esse recado pra alertar aos demais amigos que vão trocar os pneus. http://www.eagviagem.jimdo.com" onclick="window.open(this.href);return false;
:urrruuu:

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 16 Nov 2012, 22:37
por Kakko
Exato !! isso já foi comentado por aqui, inclusive por mim.

quando o pneu está em fabricação, a última etapa ( vulcanização ), a carcaça do pneu é pulverizada com um desmoldante antes de fazer a vulcanização ( dentro do molde ).

quando o pneu sai da forma (molde) ele sai melecado , impregnado, com esse produto desmoldante....e fica muito liso....sem aderência, portanto cuidado.

Ou pede-se até para dar uma lixada antes de andar, ou ande durante os primeiros quilometros, ou até menos...com cuidado. :joinha:

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 17 Nov 2012, 13:56
por diegonunes
é a tal cera. Eu rodo alguns km com muita atenção. A dica da terra é muito boa.

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 17 Nov 2012, 16:15
por Helano
movido para a sessão correta

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 25 Nov 2012, 15:14
por trioschivitor
e sobre ele ter colocado pneus diferentes em cada roda, tem influencia ?

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 25 Nov 2012, 22:56
por george-gil
ai é foda,.!! mais faz sentido!!

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 26 Nov 2012, 06:28
por Davig3
trioschivitor escreveu:e sobre ele ter colocado pneus diferentes em cada roda, tem influencia ?
se vc parar e reparar vai ver que os originais da tenere 250 ja são diferentes um do outro, em nada influencia, apenas na aparencia

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 26 Nov 2012, 11:50
por kablack
In:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... 057#p24057" onclick="window.open(this.href);return false;
kablack escreveu:Pessoal;

Sobre pneus, apenas uma dica.

No caso de uma moto os pneus da frente e traseiros precisam ser da mesma marca e modelo porque um trabalha em função do outro... Tem inclusive, como já se discutiu aqui, desenhos complementares, invertidos até...

Colocar um desparelho do outro pode dar problema, vejam:

"Outro engano comum é usar pneus de modelo diferente na frente e atrás. Pneus de motos devem sempre ser do mesmo modelo e marca; quando se misturam marcas ou modelos ocorre o que se chama de “crise de paridade”, quando o pneu traseiro “não entende” o que faz o dianteiro!"

Disponível em: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=45490" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços, bom planejamento e boa execução da expedição.

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 05 Fev 2013, 22:06
por motown
não imaginei que fosse tanto...
o cara caindo na porta da concessionária... moto zerada

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... CAqCcA2VjQ" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Enviado: 06 Fev 2013, 00:45
por ghamauricio
O mestre Kakko explicou tudo!

Só discordo do fato de pneus diferentes "não entenderem o que o outro está fazendo", o que acontece é que pneus diferentes vão gerar uma aderência diferente pra diferentes tipos de piso (ex.: no asfalto seco o da frente pode derrapar mais que o de trás, enquanto que no asfalto molhado o de trás pode derrapar mais que o da frente), e fica mais difícil se acostumar com isso. Quando se usam pneus iguais, eles geralmente vão apresentar o mesmo atrito em todas as situações, então se sua moto tem costume de perder a aderência na frente primeiro (caso das trails, frente leve), ela vai se comportar assim em qualquer situação - molhado, seco, cascalho, barro seco, lama etc).

Dá pra misturar marcas e modelos de pneus diferentes, mas há que se estudar a "compatibilidade" entre eles. Mas não recomendo a quem não entende.

Recomendo andar com o pneu mais vazio nos primeiros quilômetros, sempre com mais calma e atenção. Isto vai aumentar a área de contato, tendo dois impactos positivos: aumenta a área de contato e conseqüentemente aumenta a aderência; e acelera o processo de remoção da cera.
Ponto negativo: maior risco de amassar o aro num boeiro/calombo qualquer. Se usar o pneu vazio sempre, vai diminuir a vida útil dele. Faça isso só nos primeiros 500km!

Abs!