PIPDE - Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executar

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
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PIPDE - Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executar

Mensagem por HoonX » 14 Fev 2011, 23:45

PIPDE - Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executar

Vasculhando no fórum sobre técnicas de pilotagem, senti falta de um sistema de técnicas educativo e interessante para se evitar acidentes. O PIPDE
O QUE É PIPDE?
O PIPDE já era uma regra de prevenção e confronto de crises estudadas nas Teorias da Administração. Em se tratando de técnicas de pilotagem, foi inicialmente abordado nos cursos de pilotagem de motocicletas patrocinadas pela Honda, ganhando espaço na mídia no quadro Ponto de Vista do programa Auto Esporte.

PIPDE é uma sigla das palavras Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executar. Deve ser encarado como um estilo de pilotagem e, seguindo à risca suas instruções, pode previnir acidentes.
PLANEJAR
A primeira letra da sigla se refere ao planejamento: antes de iniciar seu trajeto, o motociclista deve ter em mente em como e onde irá conduzir a motocicleta. Não é uma ação que deve ser tomada somente no instante em que se monta na moto, mas a todo instante durante o percurso o motorista deve planejar por que faixa trafegar, qual o momento de ultrapassar, qual velocidade seguir, que postura tomar. Deve-se manter os olhos em movimento, interpretando e vigiando o ambiente: condições da pista, tráfego, clima, espaços, luminosidade entre outros. Somente conhecendo bem o ambiente em que se situa, o motociclista pode Identificar possíveis riscos.

Exemplos:
- Irei para o trabalho. Qual é o trajeto mais seguro a percorrer? Há outras alternativas? É um trajeto que pode oferecer quais riscos? Os riscos compensam?
- Numa rodovia, alcancei um caminhão-cegonha. Quando devo ultrapassar? Há faixa contínua à frente? Se há, devo ficar em que região da minha faixa (esquerda, meio ou direta)? E se não há? Realizando a ultrapassagem, devo acelerar muito bruscamente?
- Em meu trajeto avisto um semáforo ao longe. Ele estará aberto se eu permanecer nesta velocidade? Se não, devo reduzir quanto? De que forma posso utilizar os freios de maneira eficiente?
IDENTIFICAR
Esta etapa é quase automática. Planejando como deve conduzir sua motocicleta, o piloto pode identificar os possíveis riscos que surgem no seu plano. Geralmente acontece durante a fase de planejamento, identificando fatores que oferecem riscos à pilotagem e tudo que é variável no tráfego deve ser identificado como risco eminente. Também nesta etapa deve ser ordenados os fatores mais perigosos, como motoristas agressivos, veículos longos, veículos que falham em conservação/manutenção, pedestres que demonstram querer atravessar a via, buracos, depressões, curvas fechadas ou com má visibilidade, enfim, tudo que tenha a probabilidade ínfima de acontecer, deve ser enumerado.

Exemplos:
- Numa rodovia, percebo que há um caminhão lento na faixa central.
- Avistei um buraco há alguns segundos à frente.
- Percebi que atrás de mim tem um motorista com velocidade acima do que considero compatível com a via.
- Surgiu uma oportunidade de ultrapassagem, mas atrás de mim há um veículo com as mesmas intenções.
- Um motorista realizou sobre mim uma ultrapassagem muito arriscada
- O motorista da frente não está permitindo uma ultrapassagem tranquila
PREVER
A coisa seguinte a se fazer depois de se identificar os riscos é imaginar o que eles podem influenciar na condução. É uma etapa importante, já que uma falha pode deixar o motociclista despreparado e causar conseqüências desagradáveis. Mas não há segredo: o motociclista aqui deve usar a imaginação e experiência para prever o que os elementos de risco identificados podem de repente oferecer. Os riscos também podem ter sido identificados de forma incorreta e uma prevenção, mesmo que se esteja certo de como o elemento se comporta, deve ser tomada. Exagerar como imaginando que uma mola da suspensão de um caminhão irá se soltar e ricochetear sobre você não é crime, mas não precisa tanto! (exceto se o caminhão aparentar manutenção precária)

Exemplos:
- Foi identificado um buraco na pista. Mesmo que pareça curto, pode ser profundo.
- O motorista do veículo da frente acionou o pisca para a esquerda. Ele pode querer realizar uma ultrapassagem, mudança de faixa e até mesmo realizar uma conversão indevida
- Os pneus do caminhão da frente estão soltando fumaça e exalam cheiro de lona queimada. Ele provavelmente está com o freio funcionando indevidamente e não irá conseguir parar caso haja emergência.
- Um motorista entrou no seu carro no acostamento e fechou sua porta. Ele pode estar planejando entrar na via.
- Um veículo realizou sobre mim uma ultrapassagem muito arriscada. Ele pode precisar me fechar para evitar uma colisão.
- Um pedestre no mesmo sentido olhou para trás. Ele pode querer atravessar a via.
- Uma bola de futebol atravessou a pista. Uma criança pode aparecer e correr atrás dela sem olhar!
DECIDIR
É a hora de tomar a decisão. Deve ser tomado àquela que ofereça menos risco ao trânsito, principalmente para o condutor. Neste momento não se deve ser egoísta ou agressivo. Uma decisão solidária é sempre muito bem vinda, e ainda promove um trânsito mais respeitoso. O motociclista também não deve exceder suas habilidades, e mesmo que ele se sinta capaz de realizar uma manobra mais audaciosa e agressiva, a decisão mais indicada é a previsível, segura e simples. Cabe ao motorista BOM SENSO para escolher a decisão correta.

Exemplos:
- Um buraco inevitável se aproxima. Devo reduzir, me levantar para posição de ataque e passar por ele com a maior firmeza.
- O caminhão da frente aparenta ter uma manutenção precária. Devo me afastar ou ultrapassar logo.
- Um pedestre iniciou uma travessia de via. Devo reduzir e “cortá-lo” por onde ele já passou.
- Um motorista iniciou uma ultrapassagem arriscada e precisará me fechar. Devo reduzir e dar espaço.
- O veículo de trás está muito próximo de minha traseira. Vou “beliscar” o freio umas duas vezes para alertá-lo.
- Percebi que o veículo da frente está com a porta do motorista mal fechada. Vou alertá-lo quando ultrapassá-lo.
- Vou iniciar uma ultrapassagem agora e tenho muito espaço. Vou acelerar sem agressividade, mas o suficiente para ultrapassar com tempo satisfatório.
EXECUTAR
Este não há segredo. Todos os motociclistas executam o que decidem fazer, mas nem todos realizam as etapas acima antes. Assim, deve se considerar esta etapa como a menos importante delas, mas ainda sim crucial. PIPDE é 90% raciocínio e 10% execução. Utilize nesta proporção!

Fontes:
- Uma trecho do Ponto de Vista, quadro do Auto Esporte, exibido em 11/07/2010. Link: http://www.youtube.com/watch?annotation ... F0qmvLHrdY
- Textos de outros sites: http://www.osabetudo.com/estrategias-de ... e-2-pipde/" onclick="window.open(this.href);return false; e http://teamtrends.com.br/TeamTrends/Dic ... ID=2&id=11" onclick="window.open(this.href);return false;
- Honda PilotoMais: http://www.hondapilotomais.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

É isso aí pessoal! Por favor comentem!

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Re: PIPDE - Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executa

Mensagem por Helano » 15 Fev 2011, 00:41

HoonX

Mandou muito bem cara, valeu por compartilhar isso com a gente. :clap:

Abraço :thumbup:

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

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