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MensagemEnviado: 12 Nov 2012, 21:03 
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Segue um texto sobre pilotagem na areia que achei interessante.
O autor é o Luiz Almeida e a fonte é o forum Now
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=221645&topico=2817572&pag=1


Pilotar na Areia

Não é minha pretensão aqui dar uma de “professor” e querer ensinar ao pessoal que possui motos do tipo trail a pilotar em terrenos arenosos tipo dunas ou beiras de praias. Quero apenas dividir com os irmãos em duas rodas o que fui aprendendo ao longo de muitos anos pilotando em trilhas, competindo em enduros de regularidade e fazendo muitos passeios pelo litoral.

Em primeiro lugar, tal como na música erudita, é preciso ir aos poucos, admirando partes de um movimento sinfônico ou uma bela ária de ópera para ir educando o ouvido e despertando o gosto pela coisa. Assim é na areia. Levar um estreante direto para dunas pode assustar, causar prejuízos físicos ou materiais, além do cansaço e quiçá o vexame de ter que empurrar várias vezes uma moto atolada na areia, fazendo com que o iniciante desista e não queira repetir a experiência.

Portanto, tal como o famoso esquartejador, vamos por partes.

Em passeios fora de estrada, é importante ter a companhia de outros motociclistas. Por isso, mesmo que beira de praia seja menos necessária a ajuda de terceiros do que em trilhas travadas, o ideal é fazer estes passeios com amigos mais experientes.

Recomendo que se baixe a calibragem do pneu traseiro, você vai precisar de mais tração. Deixe-o com aproximadamente quinze libras, caso esteja sem calibrador, reduza a pressão do pneu até que ele forme uma “barriga” mediana com o peso do piloto sobre a máquina. Mantenha o pneu dianteiro com a calibragem recomendada pelo fabricante.

Para começar, vamos para aquela parte da praia em que, quando a maré baixa, deixa uma boa faixa de areia dura. Claro para chegar nesta areia, teremos que atravessar um trecho de cerca de trinta metros (varia muito a cada praia) areia frouxa. Sem susto. Com os pés no chão, vá tocando a moto em primeira marcha, acelerando suavemente e trabalhando a embreagem.

A areia está durinha, até um pouco úmida, parece que não tem nada diferente do asfalto. Calma, tem diferença sim. A areia é instável e a qualquer momento e sem aviso pode ficar frouxa. Observe as marcas dos pneus das motos que seguem na frente e fique alerta quando notar que ficaram mais profundas. Ao sentir a moto balançar, acelere. Isto dará mais tração e, conseqüentemente, maior controle ao piloto. Sempre digo que a insegurança é que derruba um piloto na areia. Procure sempre manter a aceleração, pois quando, assustados, desaceleramos a moto, perdemos parte do controle sobre ela.

Pilotos experientes são vistos conduzindo a moto de pé sobre as pedaleiras. Vão te dizer que esta é a melhor posição de pilotagem nesta situação. Mas como ficar em pé se você ainda não adquiriu a segurança para tal? Baixar o centro de gravidade da motocicleta é o principal objetivo de quem fica em pé. Você poderá fazer parecido jogando seu peso para as pedaleiras sem necessariamente ficar de pé. Mantenha os cotovelos junto às costelas e aperte o tanque com os joelhos. Com estas ações você perceberá que seu controle sobre a moto aumentou muito.

Mas, calma. Ainda não é necessário ter muita habilidade, ainda estamos na areia dura. Porém, será partindo desta areia dura que você vai adquirir segurança para vôos mais audaciosos.

A praia está bonita, céu claro e a brisa marinha compõem poemas de alegria. Você talvez nem esteja percebendo isto. Tudo bem, mantenha-se concentrado na moto e no terreno. Vá cruzando as marcas dos pneus das outras motos, sentindo sua moto balançar um pouco e vendo que isto é natural, que não significa queda e que, como disse antes, basta uma pequena torcida no acelerador para se manter o rumo. Cuidado com pequenos riachos, eles podem ser mais profundos do que imaginamos.

Não esqueça de usar o nosso velho companheiro capacete, mesmo um aberto é muito importante para a proteção em caso de queda. Temos muitas aflorações de pedras ao longo do litoral, não estamos em piso estável e jamais esqueci a perda de um amigo que bateu com a cabeça numa pedra em passeio por praia de poucas pedras. Na verdade, equipamento completo é sempre o ideal.

Creio que depois deste passeio inicial você já estará mais seguro e sairá da praia passando pela faixa de areia frouxa bem melhor do que quando entrou. Tome distância para pegar velocidade, defina e mantenha o rumo que vai fazer e entre no areão acelerando sem vacilar em segunda marcha. Mantenha a aceleração, tire levemente o traseiro do banco, os joelhos devem está apertando o tanque. Cuidado na hora de frear ao terminar a faixa de areia, calcule a distância e use levemente o freio traseiro para evitar que o roda dianteira afunde a areia. Lembrando sempre: a desaceleração é que derruba o piloto.

Atolar na areia frouxa não é vergonha para ninguém. Todos que se aventuram em pilotar em dunas e areiões estão sujeitos a isto. O que fazer ao ver a roda traseira afundada até o eixo? Simples; deite a moto para um lado e arraste-a pela parte de trás, tirando assim a roda da cova que ela mesma cavou. Fora da moto, ligue o motor, engate uma segunda e vá acelerando devagar até sair do lugar crítico. Acelerar forte em primeira marcha só vai fazer a roda afundar ainda mais.

Como eu disse no começo, vamos cartesianamente por partes. Acontece que as partes seguintes vão ficar por conta do piloto, observando os mais experientes e alargando aos poucos seus próprios limites. Minha idéia aqui é apenas colocá-los na areia sem grandes temores e com alguma noção da coisa.

Para terminar, faço mais duas observações:

A praia é dos banhistas. Devemos dar toda prioridade a eles. Muito cuidado com crianças. Ao ver pessoas na praia, reduza a velocidade em sinal de respeito. Mantenha o farol alto aceso.

Depois do passeio, para evitar a corrosão causada pela maresia, lave a moto com muita água e pulverize óleo spray com generosidade, cuidando sempre de proteger os discos de freio.

Que viajar ou apenas curtir um passeio em beira de praia pilotando uma motocicleta seja mais um horizonte aberto dentre os muitos que a vida sobre duas rodas nos dá.

Luiz Almeida

P.S. Mais alguns acréssimos que fiz ao ir me lembrando ou sendo perguntado pelos Amigos do Clube XT600:

No texto, eu falei brevemente sobre a manutenção após o passeio. Muita água e óleo spray. Cuidando direitinho a moto não sofre nada. Não falo em sair esgoelanto motores em dunas. Vamos falar mais sobre como cuidar para parceira moto:

A lubrificação da corrente deve ser mínima. Eu costumo misturar óleo fino (singer) com grafite em pó. Desta forma, quando eu colocar a moto na areia ficou praticamente apenas o lubrificante sólido, o grafite. Evito assim que se forme na corrente aquela mistura altamente abrasiva de graxa e areia.

Também costumo melar de graxa as partes internas do filtro de ar. Quando eventualmente a areia chegar alí, ficará grudada da graxa. O espaço de limpeza do filtro de ar deve ser reduzido. Idem para a troca de óleo do motor.

Para raros e eventuais passeios na areia, o cuidado mais importante será o da corrente de transmissão.

Sim, ia esquecendo: Para proteção prévia, o óleo que mais resiste à água salgada sem deixar que esta corroa componentes metálicos é o óleo ATF, aquele óleo que usamos na suspenção dianteira. Pulverizar este óleo antes do passeio ajuda muio a evitar a ferrugem.

A garupa deve se comportar tal como na estrada. Sem fazer movimentos bruscos e ficar grudada ao piloto. O ideal é que ela desenvolva reflexos para que quando o piloto tirar o traseiro do banco ele o acompanhe, levantado-se um pouco também. Com garupa não se deve ficar de pé nas pedaleiras, só se levantar um pouco do banco.

Lembrando sempre, começe devagar e vá ganhando confiança ao poucos.

Na areia firme, as curvas são quase do mesmo jeito que na estrada. Porém quando a areia está mais fôfa, é interessante manter, como sempre, a aceleração. Uma ação que ajuda muito nas curvas em areião e forçar o peso na pedaleira contrária ao ângula da curva.

Para ir ganhando tarimba, conforme for se setindo seguro na moto, afastem-se da faixa mais dura da areia e vão sentindo o comportamento da moto na areia mais frouxa que fica além das marcas da maré cheia.

Quase todo o litoral do Ceará é transitável na maré baixa. Eu mesmo já fiz o trecho Jeri Fortaleza pela beira da praia. Porém já faz um tempãp que não faço este caminho. Para ele temos amigos aqui no Clube XT que o fizeram recentemente e poderão te dar informações mais atualizadas; Nestor, Fraz Menguele Georg, Ávila dentre outros.

O litoral que tenho andado últimamente é o leste, especialmente entre Canoa Quebrada e Redonda, além de mais praias entrando no Estado do Rio Grande do Norte. Caso você queira rodar entre Canoa e Redonda, faço questão de te acompanhar.

Neste trecho, há muitas regiões em que o mar, na maré cheia, bate nas falésias. É necessário saber da maré, pois há o risco de ficarmos imprensados e até de perder a moto.

Esqueci-me de um importante detalhe para quem vai andar de moto na areia da praia:

É extremamente necessário levar uma quenga na garupa. Normalmente elas ficam tomando sol na linha da maré alta. Convide uma delas, a mais jeitosa, e leve-a consigo. Ela será de muita valía. Ajudará a estacionar a moto e será fundamental na hora de tirar fotos.

Tudo bem que cada vez que ela volta para a moto vem mais suja de areia. Cuide bem da bichinha porque nem sempre você encontrará uma que preste.

Sem uma quenga de côco para apoiar o descanso na areia, certamente a moto vai cair quando estacionada.



Muito Bom, Luiz!!!
De Falcon é mais fácil do que de XT?



Caro Temo,

Acho que neste caso vai muito do gosto da pessoa. Ambas as motos andam bem na areia. Não vejo muita diferença a não ser o maior torque das XT600 em baixo giro. Porém a Falcon é um pouco mais leve e tem freios mais progressivos.

Como disse, vai do gosto e do hábito de cada um.

Para ilustrar, certo passeio fomos acompanhados pelo Ferrugem, cabra bom, de Mossoró. Eu e Franz com Falcon e XT respectivamente, levando garupa e o Ferrugem também com a esposa na garupa tocava, pasmem, uma Bros 150! É verdade que foi mais difícil para ele, mas que nos acompanhou, acompanhou.

Sabe, na praia, o negócio para mim é curtir o passeio, o visual. Nunca vou pensar em altas velocidades.

Minha idéia, com este post, é levar o pessoal com pouca experiencia na areia a ter uma iniciação sem traumas e sem sofrimento (da moto e do piloto).

Percebi logo que não seria fácil teorizar a coisa. Mesmo assim, fiz um esforço escrevendo sobre como dar os primeiros passos. Evidentemente, o assunto não se encerra no que eu escrevi. Nada como estar junto e dar as dicas ao vivo no momento em que estivermos rodando na areia.

Aceleraaaaa ! Sim, mas primeiro penso em passar um pouco de segurança a quem está começando. Depois é por conta de cada um.

Já levei muita gente que nunca tinha saído do asfalto para trilhas e praias. Fiquei muito orgulhoso de vê-los criar asas e alguns até sendo grandes campeões de Enduros.

Um detalhe: Nunca deixei um amigo em dificuldade para trás. A gente entra na trilha ou na praia junto para sair junto.


Abraços

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Felipe - T250 12/12 Azul
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MensagemEnviado: 26 Abr 2013, 21:01 
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Gostei do texto, mudei pro litoral agora e tinha duvidas sobre como andar melhor na areia. Só queria saber se tem algum produto pra passar na moto antes de ir pra areia, que a proteja mais.

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MensagemEnviado: 26 Abr 2013, 22:32 
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Quando li "quenga" já pensei em safadeza na praia kkkk.. Um bom lugar Para andar na praia e Lucena em jp

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MensagemEnviado: 29 Abr 2013, 10:57 
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Hahahha, eu também. "Convide a quenga mais jeitosa ... vai ajudar a estacionar a moto e tirar fotos" hehe. Tive que ir no amigo google pra descobrir o que era :)

To andando na praia do cassino, no RS. É bem plaina e com areia bem firme perto da agua. Quero ir de Rio Grande ao Chuí nela.

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MensagemEnviado: 08 Ago 2013, 17:37 
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SHOW DE EXPLICAÇÃO

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MensagemEnviado: 08 Ago 2013, 18:36 
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Qdo vamos pegar um areal?? *_*

Tenho q aprender a trocar pneus e arrumar um par de cravudos

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MensagemEnviado: 08 Ago 2013, 20:29 
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Lendo parece tão fácil :cry: andar na beira da água é tranquilo, mas a parte do areião... tenso demais :cry: :batecabeca: :batecabeca:

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MensagemEnviado: 19 Dez 2013, 14:25 
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Pena q só vi esse Tópico agora... :batecabeca: :batecabeca:

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