o corredor......

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: o corredor......

Mensagem por BruceD » 20 Set 2012, 17:52

eu sou motorista a bem mais tempo do que sou motociclista, e me valho dessa experiência pra conseguir enxergar os 2 lados, e digo: infelizmente o trânsito é uma guerra, e TODOS perdem com a violência... infelizmente quando estamos sobre a moto, somos o lado mais fraco da corda, mas vejo que há animosidades dos dois lados, da mesma maneira que eu vejo muito animal sobre 2 rodas fazendo o inferno no corredor, também há as mulas em 4 rodas que dirigem falando ao celular, que trocam de faixa sem sinalizar e sem sequer olhar o espelho... só pra constar, quase fui atreopelado parado no farol na última segunda-feira, por um bárbaro que furou o farol e me cortou pela direita, chegou a ralar as rodas na guia inclusive... enfim, precisamos estar atentos sempre

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: o corredor......

Mensagem por kablack » 20 Set 2012, 18:42

Tenho três regras para andar no corredor:

1. Só trafego no corredor se os carros estão parados. Se eles se movimentam, em qualquer velocidade, ando atrás deles.
2. Nunca ultrapasso 40 km/h. (puramente psicológico, dá para se machucar bem com essa velocidade.)
3. Sempre dou passagem para os mais afobados, na primeira oportunidade segura para mim, antes disso que se lixem, minha segurança vem antes.

Essas regras não são garantia de nada, mas imagino que sem elas a gravidade de um eventual acidente pode ser potencializada.



****************************************************************************



Certa vez trafegava no corredor com a Burgman 400, a menos de 40 km/h, fui fechado por um motorista. Parei a moto tranquilamente mas fui atingido na traseira por um motoboy alucinado em altíssima velocidade.

Ele caiu no chão, ralou, rolou no asfalto. Todas as pistas da Av. dos Bandeirantes pararam para ver "O artista".

Eu literalmente tombei para o lado com a moto parada sem me movimentar 1cm para frente. (Estava com os dois freios firmemente pressionados.)

O impacto foi tão forte que a roda da Burgman 400 foi amassada pela outra moto. O que impediu o motoboy de me atingir foi o enorme baú que eu usava na B400 (Um Givi 45).

O condutor do automóvel (um senhor de uns 70 anos) saiu do carro dizendo: - "Fique tranquilo, já derrubei vários motociclistas e sempre paguei tudo!!!" (Pode?!) :gargalhada:

Já o motoboy levantou e disse: - "Tio, me dá R$ 100,00 porque não posso parar a moto para arrumar na seguradora... Eles "embaçam" demais." No que foi prontamente atendido pelo motorista...

Levei a Burgman 400 para oficina referenciada da seguradora dele. Uns 90 dias depois me devolveram a moto em perfeitas condições. Assinei uma recibo de R$ 4.000,00 para a seguradora. (Baratinha essa Burgman 400...)

Conclusões:

1. Andar no corredor é perigoso em qualquer situação;
2. Baú aumenta a segurança em impactos traseiros.
3. Pilotar corretamente e devagar não é garantia de nada;
4. Peça de Suzuki demora (90 dias);
5. A manutenção da Burgman 400 custa uma fortuna;
6. Av. dos Bandeirantes é perigosa. :D

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: o corredor......

Mensagem por alexandrepalhynha » 20 Set 2012, 21:16

tbm concordo com itens 4 5 e 6.
agora que esse safado motoboy foi safado, foi sim. bateu atraz e ainda pede $?

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: o corredor......

Mensagem por BruceD » 20 Set 2012, 21:22

eu até ando no corredor com os carros em movimento, mas fico extremamente atento aos espaços que surgem entre os carros à minha frente, pq sempre é possível que alguém queira mudar de faixa rapidamente (e sem dar seta, na maioria das vezes) nesse momento... já escapei de uns bons tombos só com esse feeling...

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: o corredor......

Mensagem por BruceD » 20 Set 2012, 21:27

kablack escreveu:
2. Nunca ultrapasso 40 km/h. (puramente psicológico, dá para se machucar bem com essa velocidade.)


Não é só psicológico, a 40km/h, apesar de ser velocidade suficiente pra machucar num acidente, vc consegue ter tempo hábil pra tomar uma decisão, seja frear ou desviar... coisa que os mortoboys não conseguem a 80km/h...

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: o corredor......

Mensagem por Fmm4100 » 20 Set 2012, 22:19

Ja tentei andar na fila dos carros, mas no final das contas acaba ficando mais perigoso. Toda hora é preciso frear e é chato ficar pedindo passagem toda vez que preciso voltar pro corredor.
Andar no corredor da direita tambem não gostei, pois já se convencionou que o corredor fica junto a faixa da esquerda. Normalmente os motoristas relaxam entre as faixas do meio e direita e acabam espremendo nesse lado.

Procuro andar no ritmo da fila, mas tambem não fico pedindo passagem quando encontro um motociclista mais cauteloso. Espero o melhor momento e sigo meu caminho.

O ideal seria uma faixa exclusiva para motos, igual a da Vergueiro, já que a Bandeirantes não possui saidas a esquerda. Faixa exclusiva e de retenção nos sinais, assim como e da Santos, seria o melhor.

O que sei é que naõ consigo mais encarar esse transito de carro. Deixo para usar no final de semana. Até sabado ta engarrafado...
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: o corredor......

Mensagem por alexandrepalhynha » 20 Set 2012, 22:29

bom, quando eu saio de carro, eu que faço o transito..... so ando de jipe em SP.

0 a 60 em 15 minutos! kkkk

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: o corredor......

Mensagem por ivnn » 21 Set 2012, 00:47

sou cabaço, então ando no corredor devagar... até que consiga deixar passar uns apressadinhos. Aí tento manter pouca distância do último.

A teoria é de que quem se ferra á o 1º da fila. Imediatamento depois de passar umas motos, é improvável que um motorista invada o corredor sem olhar.

Ontem a teoria se confirmou. Era o 3º, e o 1º tomou uma fechada na Washington Luiz. Sentou a mão no retrovisor direito do carro. Arrancou pedaço dele. O carro voltou instantaneamente para a faixa da esquerda.

Enquanto obviamente não coaduno com essas violências, a lógica me força a ver que nós, coxinhas em geral, nos beneficiamos disso. Ou vocês acham que esse generoso espaço do corredor nas expressas de SP foi conquistado com "dá licença, por favor"?

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: o corredor......

Mensagem por barraforte » 21 Set 2012, 01:31

Também compartilho da mesma idéia de se aventurar por corredores somente em trânsito parado.

Mas, vou da forma que eu quero. Quando dá, e eu quero, ando como carro (e na maioria das vezes me sinto muito mais ameaçado, pois na visão do pedestre você está errado, do motorista também, dos ciclistas também, e dos motociclistas também...)

Corredor é: aprender a olhar pra todos os lados ao mesmo tempo. Tem que estar ligado em tudo. Em fim... faça a sua velocidade e esteja MUITO atento aos espelhos.

Tem um cara devagar, espera, a hora que der pra passar, passe.
E se tem um cara mais rápido, na primeira brecha, deixa o cara passar por você e pronto.

Se alguém abrir espaço pra você passar, agradeça. Isso ajuda em muito a diminuir a raiva.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

ludatrilha
Visitante
Visitante

Re: o corredor......

Mensagem por ludatrilha » 19 Out 2012, 10:19

ahahahahhaha galera estou adorando esse fórum, as respostas são D+++

vários casos dramáticos e engraçados...

bem, eu ando de moto há 4 anos, praticamente uma criança..

'para mim' não existe velocidade segura no corredor, não existe! alguém tem segurança em alguma coisa em SP? nada por aqui é seguro, nada! kkk

eu uso a moto para vir ao trabalho, ao contrário de alguns comentários, não é só motoboy que anda tocando o pânico nas ruas! normalmente eu vejo vários motoboys andando tranquilo, quem anda mais forte é a mulecada safra nova...

normalmente eu espero uma boa oportunidade e deixo o cara passar... agora ficar fazendo pirracinha é coisa de garoto mimado, deixa o cara passar e ja era!!

uma coisa que eu acho válido como dica, é ficar atento a roda dianteira do carro, pois quando ela começar a virar é sinal que o desgraçado ta entrando sem seta...kkkk

Responder