Animais na pista - O que fazer?

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por RAlves » 20 Mar 2012, 23:41

Boa noite galera,

Em pilotagem off road, eh relativamente comum encontrar com gado ou cavalos soltos nas estradas, as vezes arredios e perigosos.

Quem tem mais experiencia com isso, o que eh recomendavel fazer?

Eu normalmente paro e espero ate passar um carro pra poder seguir junto, ja que se um boi de 500kg acertar a motoca ja elvis... rs.

Ou eh melhor fazer outra coisa?
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por Heyder » 16 Abr 2012, 18:44

Na minha região isso acontece com muita frequência. Aprendi por aqui que deve-se fazer muito barulho: buzina forte e avançar devagar, com atenção. A tendência dos animais diante de algo se aproximando e com barulho, é sair.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por Kakko » 16 Abr 2012, 23:32

Os piores animais na pista, sem dúvida são os que ficam atrás dos volantes e guidons !! mas nem todos é claro. :mrgreen:

O que fazer ?? Sempre Alerta !!! :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por valle » 12 Jan 2013, 15:10

Então o jeito é ir tocando a boiada...
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

leniltontrilhados
Visitante
Visitante

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por leniltontrilhados » 29 Ago 2013, 00:06

Tenho certa experiência com isso, pois aqui no meu estado (RN) não há muito controle nesse quesito, e muitos animais vagueiam pelo asfalto, principalmente após a revolução das motocicletas de valor popular. Na zona rural por aqui, não se toca mais boiada com cavalo ou besta, muito menos com jegue, agora é todo mundo de moto. Os jegues foram esquecidos e não são mais utilizados para serviços como era de costume e isso ocasionou um abandono em massa de tais animais, que se reproduzem livremente e fazem vítimas diariamente quanto motoristas, quanto pilotos.
Para cada animal há um tipo de atitude a ser tomada, vou falar os que eu normalmente vejo e como faço pra passar com segurança.

Ovinos/Caprinos- Geralmente quando um passa na pista, em seguida vem uma fila deles, então quando vejo um sair da caatinga (vegetação local) eu imediatamente tento freiar o máximo possível, sempre olhando no retrovisor se não há veículos atrás de mim para que eu não venha a ser atropelado na frenagem. Após reduzir a velocidade tento passar em frente usando a contra mão quando possível buzinando e dando seta pois são animais bastante responsivos a tais sinais.

Bovinos- São mais lerdos mas geralmente se atém a beira do asfalto em busca de gramíneas para a alimentação, quando aparece algum na pista eu simplesmente buzino e desvio pela traseira do animal . Geralmente a distância entre 1 e outro aqui na minha região dar pra passar folgado.

Muares- Esses são os mais problemáticos e enigmáticos, se buzinar é pior pois param imediatamente onde estão, as vezes no centro da pista, no caso deles é reduzir a velocidade e passar o mais longe deles possível, nem que pra isso eu utilize o acostamento da contramão. São animais totalmente imprevisíveis.


Espero que essas informações ajudem e possam ajudar alguém que um dia venham por terras nordestinas.

Um abraço.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por diegonunes » 29 Ago 2013, 08:22

Essa dica do carro é boa.

Isso é tudo meio imprevisto, mas normalmente alguns lugares que passamos possui histórico de animais na pista, procuro tomar ciência das situações antes de pegar estrada. Nesses casos é redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

Outra coisa são as dicas gerais de pilotagem defensiva mesmo, frear ao máximo de tempo sem travar as rodas e soltar/maneirar o freio pra fazer uma manobra rápida. Se for um animal pequeno e não ter como desviar, jamais atropele-o segurando os freios, se for um animal grande, pra quem acredita em deus, reze, kkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Ago 2013, 15:55

Piada off...com essas histórias de animais uma vez depois de fazer uma longa trilha paramos em um ponto de reta depois da subida, aquela que a gente só falta subir no guidão de tão alta. Quando parei ofegante esperando meu amigo vi uma coisa batendo embaixo da roda traseira, quando olhei era uma cascavel e na mesma hora mordeu minha bota. Se eu não tivesse de bota e naquele mato ainda nem sei se estaria aqui, no final até foi engraçado mesmo sendo meio trágico.

Com animais evito ao máximo passa por trás de cavalos e ficar na frente de bois, faço como nosso colega, buzinando e acelerando...

Enviado de meu Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Ago 2013, 15:57

http://www.youtube.com/watch?v=uTmgLffw ... ata_player" onclick="window.open(this.href);return false;

Enviado de meu Tapatalk 2
Editado pela última vez por MaxxTazzi em 29 Ago 2013, 15:59, em um total de 1 vez.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por Radames Aragon » 29 Ago 2013, 15:59

O q são animais Muares? rsrs :crazy:

Avatar do usuário
Braz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2011, 17:02
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Animais na pista - O que fazer?

Mensagem por Braz » 29 Ago 2013, 20:21

Me lembrei disso:


Quase deu PT na cueca de atravessar a boiada. :risadinha:
E Braz
Campinas/SP

Responder