Riscos no momento de abastecer um veículo.

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Nunca
18
29%
Sempre
29
47%
Às vezes
15
24%
 
Total de votos: 62

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Heyder » 11 Dez 2011, 22:52

Interessante. Já havia ouvido falar de celular x incêndio, mas ainda não entendi perfeitamente como isso ocorre. Sempre permaneço na moto exatamente para poder encher bem o tanque ao mantê-la na vertical. Até onde sei, energia estática é o acúmulo de energia elétrica em um corpo isolado da terra, e sua principal origem é o atrito. No caso dos motociclistas, o grande atrito do vento com nossos corpos totalmente isolados, acumula-nos a energia estática. Ela normalmente é liberada quando tocamos o solo ou alguma estrutura metálica grande. Em longas viagens de carro, a energia estática acumúla-se na carroceria do veículo. Por isso (já aconteceu comigo), ao sair do veículo, evite tocar em sua estrutura metálica ao mesmo tempo que pisa no chão descalso: você poderá levar um choque daquele bem doído, tipo choque de bobina de carro ou de cerca elétrica. Até aqui, tudo bem, eu entendo perfeitamente. Agora, daí pra sair faísca... Por favor: quem entende bem de física, me explica aí... porque a minha área são ciências biológicas!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por doug01n » 12 Dez 2011, 00:47

Se não me engano é pq a ddp (diferença de potencial é grande o suficiente para gerar um arco elétrico entre os corpos), mas a corrente é muito pequena, por isso inofensivo, mas suficiente para iniciar uma combustão de vapor de gasolina.
Administrador

Bortolin
Visitante
Visitante

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Bortolin » 12 Dez 2011, 08:23

Depois dessa acho que eu vou começar a usar cuecão de COOOOOURO MANO!

herbert.zgoda
Visitante
Visitante

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por herbert.zgoda » 12 Dez 2011, 09:33

É altamente aconselhável sempre descer da moto e se afastar durante o abastecimento, já que o celular geralmente está no bolso da calça ou da jaqueta. O ideal seria até desligar o celular antes de iniciar o abastecimento.

Eu já trabalhei em plataformas de petróleo como técnico de segurança do trabalho e ministrava treinamentos sobre explosões em áreas classificadas. Todos trabalhadores offshore são altamente treinados quanto a este assunto. Instrutores são mais treinados ainda para que possam treinar outros. A nossa dor de cabeça sempre foi com funcionários que levavam para estas áreas classificadas aparelhos não intrisicamente seguros EXi, tais como celulares, cafeterias elétricas, máquinas fotográficas, etc. É claro que o risco em uma plataforma é maior do que num posto de gasolina, mas mesmo assim ele existe.

Bem, não vou dar uma aula aqui sobre este assunto, mas só digo a vcs, apesar de que não temos frequentes notícias destes casos, isso acontece mesmo, não é papo furado e realmente é perigoso. Sei que alguns podem ficar rindo, zoando e pegando leve com este assunto, mas desejo apenas deixar aqui uma dica que simplesmente pode salva a sua vida. Não custa muito para proteger algo que não tem preço, não é?

Saudações e muitos Kms de estrada, felicidade, saúde e alegria para todos.

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por paulo.rcmuniz » 12 Dez 2011, 22:46

Ôpa! Hora de rever meus conceitos! :?
Só lembro de ter descido uma única vez da moto ao abastecer, mas porque o frentista me advertiu que era uma norma do posto.
Agora, só "despongado"! :risadinha:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 12 Dez 2011, 23:47

Apesar de ser o único brasileiro que não tem celular, sempre saio da moto. Primeiro porque concordo com o que o Kablack diz e segundo porque nem todos os frentistas são cuidadosos. Podem deixar derramar gasolina no tanque ou em mim (no caso do sensor não funcionar). Como a Té tem um orifício específico para o encaixe do bico, faço questão de mostrar aos frentistas. Muitos não conseguem ver o nível (pela estatura) então preciso ficar bem atento.

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Beto Klein » 13 Dez 2011, 08:31

Pra mim esse assunto são como as bruxas. Eu não acredito, mas que elas existem, elas existem.

Acho muito improvável de um celular ou da energia estática ocasionar uma faísca a ponto de realizar uma explosão com o vapor da gasolina, mas que pode acontecer, isso pode. Só que é muuuuiiiiiittttooooo difícil, quase impossível.

Como o diegonunes comentou, é muito mais fácil levar uma lavada de gasolina nas partes íntimas do que o celular fazer o posto de gasolina sair voando.

Se não quiserem correr riscos quando forem abastecer, ao terminar o abastecimento empurrem o carro/moto a no mínimo uns 100m do posto e, aí sim, deem a partida. Porque?
Se um cabo de ignição estiver rompido ou mal encaixado e uma fuga de energia estiver acontecendo, as chances do posto explodir serão muito maiores do que a de um celular ocasionar isso. Os próprios veículos (com bobinas, motores de partida, alternadores, etc) são muito mais perigosos do que um aparelho de celular.

Isso é opinião minha (pessoal e técnica), mas cada um que tire suas próprias conclusões.

Eu ainda tenho mais medo são de pessoas do que de aparelhos elétricos/eletrônicos/mecânicos.
Vejam do que eu estou falando, isso aconteceu na aldeia:
http://www.youtube.com/watch?v=sJACNTx7oDc" onclick="window.open(this.href);return false;

Semana passada fui em outro posto da aldeia abastecer, e para meu espanto os frentistas estavam assando um churrasco em um "meio" tonel, a uns 7 metros de uma bomba de gasolina.
Eu disse para um deles: -Cara, se os bombeiros pegam vocês fazendo isso o posto é interditado.
Ele olhou pra mim: -Que nada, volta e meia eles veem aqui almoçar com a gente.
:crazy:

E tem mais, na rua dos fundos de casa há um depósito de gás (GLP), que foi construído a cerca de dois anos. Pois os bombeiros e a prefeitura deram o alvará de funcionamento sem a construção obedecer o plano diretor da cidade e, o pior de tudo, com uma churrasqueira construída.
Pois tem louco que faz churrasco dentro de um depósito de gás!!!!! :oremos: :batecabeca:

Se um dia eu parar de postar, vocês já podem imaginar o que aconteceu... :crazy: e podem ter certeza de que não foi meu celular que explodiu o posto. :risadona:

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 13 Dez 2011, 09:05

Beto

E ninguém denuncia essas coisas? Vão esperar acontecer?

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por kablack » 13 Dez 2011, 09:14

Ué... Não é só em Taquara não...

Aqui em SP, na esquina de casa, pleno bairro dos jardins, um FIAT Fiorino Furgão cacetou um Honda FIT blindado de uma tiazinha que descontrolado acertou o cavalete de gás encanado causando incêndio e explosão de gás de rua bem no muro de divisa de um prédio com o posto de gasolina...

Imagina o sufoco para tirar a tiazinha do FIT blindado... Foi show de horror... Entre mortos e feridos salvaram-se todos...

E o posto? Ficou interditado uma semana...

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Beto Klein » 14 Dez 2011, 08:49

Luiz A. Deltreggia escreveu:Beto

E ninguém denuncia essas coisas? Vão esperar acontecer?
Sobre o depósito de gás: Já foi denunciado na prefeitura, que se fez de gato morto. Alguém deve ter "bancado" por fora para poder abrir o estabelecimento.
Os bombeiros fizeram vista grossa e, pelo que sei, "pediram" para os funcionários não utilizarem mais a churrasqueira. :batecabeca:

Sobre o posto do churrasco no tonel: se os bombeiros vão lá comer churrasco com eles, tu acha que adianta reclamar algo? :oremos:

Estou num faroeste do terceiro mundo...

Responder