Riscos no momento de abastecer um veículo.

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Nunca
18
29%
Sempre
29
47%
Às vezes
15
24%
 
Total de votos: 62

herbert.zgoda
Visitante
Visitante

Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por herbert.zgoda » 10 Dez 2011, 16:57

Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

( ) Nunca
( ) Sempre
( ) As vezes

Convido a todos para responder a esta enquete da forma mais sincera possível. Depois leia o texto abaixo e comente se você pretende manter o mesmo comportamento respondido na enquete ou se você pretende mudar o seu hábito ao abastecer a moto.

Será que esta enquete poderá mudar alguns comportamentos? Eu já mudei. Antes eu respondia "AS VEZES". Hoje eu já posso responder "SEMPRE". E você?

-------------------------------------------------------------------------------

Pronunciamento da Shell Oil Co.

Recentemente, após três incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, aShell Oil Company emitiu a seguinte advertência:

No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.

No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada celular enquanto abasteciam seu carro.

E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro. É muito importante você saber que:

- Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases

- Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio

- Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos!, etc...

- Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc.)

Em suma, aqui vão asQuatro Regras para o Abastecimento Seguro:

1) Desligue o Motor

2) Não Fume

3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o.

4) Não retorne ao seu veículodurante o abastecimento!!

O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da"eletricidade estática" em postos de gasolina. Sua empresa, já investigou 150 casosdesse tipo de incêndio.

Os resultados foram surpreendentes:

1 - Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.

2 - Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da estática.

3 - A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.

4 - A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.

5 - Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo.

6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.

7 - Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.

8 - Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.

O Sr.Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar denovoem seu veículo durante o abastecimento.

No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL, antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples, você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal.

Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo.

Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando: http://www.pei.org/" onclick="window.open(this.href);return false;. Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static".

Eu solicito a você que, por favor, envie essa informação para TODA sua família e amigos, especialmente aqueles que transportam criança sem seus carros enquanto enchendo seus tanques de gasolina. Se isso ocorrer com eles, talvez eles não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las.

herbert.zgoda
Visitante
Visitante

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por herbert.zgoda » 10 Dez 2011, 16:58

Como eu não consegui criar a enquete, aqui vai a minha resposta:

( X ) Sempre!

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Hugo Falcão » 10 Dez 2011, 21:11

Sempre, sempre!!!!

Sem chance de ficar na moto! :)
E quando o frentista vem correndo pra colocar a mangueira logo, vai ter que esperar eu sair da moto, bonitão! :)
Se ele quiser pipocar sozinho com a moto, problema dele! kkk

Abraço grande Herbert! :joinha:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Helano » 10 Dez 2011, 23:04

herbert.zgoda

Legal o post cara. Apenas mudei de sessão, movendo para a área relacionada a segurança e criando a enquete.

Meu comentário; não descer da moto = correr sérios riscos
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por kablack » 10 Dez 2011, 23:56

Além do que fica estranho, não? O frentista "coladinho" no motociclista...

Sempre saio da moto...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por Fender » 11 Dez 2011, 01:27

Nunca desço, deixo a moto bem na vertical para encher o tanque, mas não carrego celular comigo andando de moto.
Imagem

Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por MURÚCI » 11 Dez 2011, 08:19

Nunca desço. Vou passar a fazer isso.

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por wagner luiz » 11 Dez 2011, 08:25

Comecei a fazer isso ontem depois que li o tópico. Quanto ao carro,u já tinha visto um documentario no Discovery Channel que falava sobre esse detalhe da energia estática na hora de abastecer.

:joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por diegonunes » 11 Dez 2011, 09:56

Só abasteci a moto sentado uma única vez. Já sabia disso e também vale lembrar que pode ser que a gasolina escorra nas partes íntimas, já pensou como arde? kkkkkkkkk.

Ótimo tópico.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
robsonsady
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 11 Dez 2011, 13:31
Cidade onde mora: RECIFE-PE

Re: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Mensagem por robsonsady » 11 Dez 2011, 13:33

SEMPRE!
Imagem
Robson Sady-Recife-PE
Xtz 125k-2007
Ténéré 250-2011

Responder