Riscos no momento de abastecer um veículo.

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Nunca
18
29%
Sempre
29
47%
Às vezes
15
24%
 
Total de votos: 62

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por valle » 13 Jan 2013, 11:54

Nem foi por causa de celular que passei a descer da moto.
Em se tratando de negócios, ninguém pensa em ninguém.
Então, se a Shell instrui seus frentistas assim no Brasil - por que se você foi ou for à Alemanha, por exemplo, vai entender o que digo - é algo para se pensar.
Seguro morreu de velho...
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
carlosfreitas
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Nov 2012, 11:59
Cidade onde mora: Brasília-DF
Localização: Aguas Claras, Brasília - DF

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por carlosfreitas » 24 Abr 2013, 13:59

Hebert, boa tarde, e parabéns pelo Tópico.

Eu fui engenheiro de obras da Shell, responsável pelas reformas e obras de postos novos no NE e sou tambem engenheiro de segurança do trabalho e te falo.....realmente o celular pode causar esse tipo de acidentes e piores, como o caso do caminhão que se incendiou e incendiou o posto da Shell em Sampa a alguns anos atras por conta do frentista que foi conferir o nivel do caminhão tanque e acendeu o celular como lanterna, o incendio foi imediato.
Para terem uma ideia quando substituímos os tanques de combustíveis de algum posto os antigos tanques são cortados e vendidos como sucata, eu acompanhei alguns cortes e mesmo depois de desinertizado e cheio de água para se passar o maçarico de corte, você escuta as mini explosões dos gases que estão ainda presos às moléculas das paredes dos tanques. portanto é muito perigoso, tanto que os respiros dos tanques de combustiveis precisam estar a distanciamentos seguros de residencias e redes elétricas.

É isso!!!

Sempre desçam do veículo, não só das motos mas tambem dos carros e afins e cuidado ao transportarem combustíveis em conteúdos. Nas minhas obras como precaução adicional possuo pequenos galões a prova de explosão para guarda de pequenas quantidades de combustiveis.


Abraços,
Carlos Freitas

MEMBRO BRAZIL RIDER'S
NADA É MAIS FORTE QUE O CORAÇÃO E O COMPANHEIRISMO DE UM MOTOCICLISTA, PORQUE ELE É FORJADO NO CALOR DO ASFALTO, NO FRIO DO VENTO, NA ÁGUA DA CHUVA E NA SAUDADE DOS IRMÃOS QUE PERDEMOS

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por ivnn » 24 Abr 2013, 15:04

E o outro, que foi ver o nível dentro do caminhão-tanque usando isqueiro?

http://www.dgabc.com.br/News/9000033648 ... ef=history

São cenários diferentes.

Não há acidentes registrados de incêndio em posto causado por usuário no celular. Apesar de zilhões usarem celular enquanto abastecem.

Já basta a gente se preocupar com causas de acidentes reais, que causam vítimas. Se preocupar com causas imaginárias só vai tirar recursos de se concentrar no que é real.

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por tsbega » 24 Abr 2013, 15:30

Celular não causa nenhuma explosão já foi provado pelos caçadores de mitos, o que causa a explosão é a eletrostática.
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por Kakko » 24 Abr 2013, 16:42

Galera... para iniciar um incêndio ( em um posto por exemplo ) é preciso de três ítens:

1- combustível ( gás, gasolina, álcool, querosene, diesel )
2- comburente ( ar, oxigênio )
3- Fonte de ignição ( Esta sim pode ter diversas orígens ) Faíscas podem ser provocadas, por atritos entre superfícies e por estática...ou ainda uma fonte de calor...ou fósforos, isqueiros, ou um motor quente...ou uma faísca de um sistema elétrico..ou etc...

Por exemplo...se cair gasolina em um escapamento quente , ou um motor quente...pode sim iniciar um incendio.

A estática é uma causa muito comum de ignição acidental.
:joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por valle » 24 Abr 2013, 17:04

Sempre desço da moto, embora não saia do carro, mas da moto eu desço.
Se ocorrer o que alguns colegas consideram improvável, vai estourar no meu rosto e ainda por cima com capacete.
Não pretendo virar estatística.
Fico com o carlosfreitas, pelo menos na moto.
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Riscos no momento de abastecer um veículo.

Mensagem por Dust » 24 Abr 2013, 23:35

Eu sempre desci da moto, é pouco espaço com o frentista e a mangueira de combustível saindo vapor pro meu gosto rs

Já carro sempre desembarco também, mas é para fiscalizar o trabalho do frentista, se não vai derramar na lataria, se zerou a bomba direito, etc.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Responder