Pode-se começar com uma 650CC?

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
edudias
Visitante
Visitante

Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por edudias » 26 Ago 2011, 16:28

Pessoal,

Qual a opinião de vocês que muito provavelmente tem mais experiência do que eu em duas rodas, para quem está começando agora? Inicialmente pensei em comprar uma T-250 para ser minha primeira moto e curti-la nos meus finais de semana, uma moto para meu lazer e para ser usada um dia ou outro da semana.
Estava apaixonado pela moto e decidido isso. Pois bem, eu vi a BMW G 650 GS e aí a coisa mudou, passei a estudar esta bela moto e estou muito inclinado a compra-la.

Apesar deste impulso ser puramente emocional quero saber se é seguro eu começar com essa moto; Assisti em alguns vídeos europeus a moto ser vendida como algo para iniciantes, porém aqui no Brasil devido ao preço que pagamos em tudo ser exorbitante esta categoria de CC acaba sendo adquirida por pessoas com mais experiência ou poder aquisitivo.

Acham minha dúvida pertinente? Poderiam me aconselhar quando ao caminho que estou tendendo a escolher?

Obrigado

Eduardo Dias

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por doug01n » 26 Ago 2011, 16:40

Tudo depende de 2 coisas principais:
Do SEU bom senso... e da SUA mão direita.
Se vc for disciplinado, respeitar seus limites, e respeitar a moto... Dá pra começar com quase qualquer moto.

Agora, se for indiscliplinado, metido a corajoso ou algo assim... melhor começar numa Biz. A chance de se matar é menor.
Administrador

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por mantabodyboarder » 26 Ago 2011, 17:26

Também depende de seu tamanho e seu condicionamento físico.


Uma pessoa mais baixa vai precisar de mais força e mais experiência para manobras curtas e paradas com a moto alta.

edudias
Visitante
Visitante

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por edudias » 26 Ago 2011, 17:48

doug01n escreveu:Tudo depende de 2 coisas principais:
Do SEU bom senso... e da SUA mão direita.
Se vc for disciplinado, respeitar seus limites, e respeitar a moto... Dá pra começar com quase qualquer moto.

Agora, se for indiscliplinado, metido a corajoso ou algo assim... melhor começar numa Biz. A chance de se matar é menor.
Acho que minha insegurança inicial e meu senso de responsabilidade serão meus melhores amigos no inicio.
Vou aprendendo aos poucos no dia-a-dia, a motoescola não ensinou muita coisa.

edudias
Visitante
Visitante

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por edudias » 26 Ago 2011, 17:51

mantabodyboarder escreveu:Também depende de seu tamanho e seu condicionamento físico.


Uma pessoa mais baixa vai precisar de mais força e mais experiência para manobras curtas e paradas com a moto alta.

Tenho 1.78cm de altura!
Agora o condicionamento físico se depender dele não posso ter moto. :(
Sou sedentário.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por doug01n » 26 Ago 2011, 18:20

A auto escola realmente não ensina nada... Principalmente se vc for de SP, capital.

Aliás, gostaríamos de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, pedimos que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Cordialmente,

Administração/Moderação
Ténéré Club
Administrador

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por kablack » 26 Ago 2011, 19:50

Olá Edudias;

Seja muito bem vindo ao Ténéré Clube.

É importante que você atualize o seu perfil indicando o local onde você mora para que possamos ajudar mais, o país é grande e os regionalismos podem fazer a diferença. :thumbup:

Sobre a sua dúvida, discordo do colega Doug01n (vice-prefeito do fórum) quando ele diz:

"Agora, se for indiscliplinado, metido a corajoso ou algo assim... melhor começar numa Biz. A chance de se matar é menor."

Explico: a verdade (minha verdade...) é que motocicletas costumam machucar donos insensatos ou imprudentes.

Qualquer motocicleta pode matar. Desde uma Honda Biz até uma R1, logo, uma motocicleta menor não é garantia nenhuma de menor lesividade, muito embora o contrário seja verdadeiro, ou seja, com uma moto potente você se quebra muito, mas muito mais!!!

Em resumo, se você não tem estrutura emocional/psicológica para dirigir um veículo potencialmente perigoso (motos em geral) não será a potência dele que vai evitar um acidente ou tragédia.

Se você não sente responsável, não compre moto. É sinceramente, perigoso. Não acredite em quem te disser o contrário.

A pergunta primordial é: Posso/Devo/Estou preparado para ter uma moto?

Este é o ponto principal, ou seja, sua segurança.

O segundo ponto importante é o seu bolso.

A sua nova moto, como qualquer patrimônio, além do seu custo inicial, gera custos de manutenção:

IPVA, no caso da GS 650 custa cerca do dobro da Té 250;

Em termos de seguro, se equivalem, o preço do seguro da Ténéré, para o meu perfil, custa em torno de R$ 1.100,00, para a BMW menos de R$ 1.500,00;

Quanto aos gastos de manutenção mecânica no caso da BMW são vertiginosamente maiores.
Isto influencia se você realmente usar a moto. Estacionadas ou como veículos de lazer provavelmente você não sentirá muita diferença.

:arrow: Outro importante detalhe, você pode cair com a moto.

Já pensou nisso?

Além do ego ferido este fato custa bem caro.

No caso da Té qualquer tombo bobo custa perto de R$ 1.000,00, falando-se de da BMW não espere gastar menos que, pelo menos, 150% do valor. Tombos de moto custam muito mais caro do que parece!!!

Tenho uma Burgman 400 também. Sabe quanto custa um retrovisor dela? R$ 570,00.


Por último você tem que analisar quanto dinheiro você vai imobilizar no brinquedo.

Explico, para o meu padrão de vida não compensa imobilizar mais de R$ 15.000,00 no meu meio de transporte secundário (moto).

Note, no meu caso, ter um carro de cerca de R$35.000,00 e uma moto de R$ 30.000,00 (BMW) não faz sentido.

Quando fui comprar a Té cheguei a pensar seriamente na BMW, mas achei que o "orçamento transporte" não estaria equilibrado aqui em casa com estes números...

Eu até tinha (ainda tenho) a grana para comprar uma BMW 650, mas não acho prudente imobilizar R$ 35.000,00 num carro que nunca anda, mais R$ 30.000,00 numa moto (no meu caso) de uso diário... ou seja... para surrar...com todos os riscos inerentes, acidentes, desvalorização, impostos, manutenção...

O terceiro ponto, sobre a facilidade de pilotagem.

Não se iluda com a Ténéré. Ela não é uma moto fácil de pilotar. Ela é alta, com os freios sem ABS, pneus “cross” e finos e suspensão bem macia.

A BMW será mais fácil de pilotar que a Té, mais baixa, pouca coisa, mais estável, freios com ABS e melhores.

Não acredite em quem diz que um Fusca é mais fácil de guiar que um Corolla Automático! :thumbup:

Por último:

Quanto ao condicionamento físico é bobagem. Sou obeso, tenho 1,70 para 104 kg e consigo andar com minha moto todo dia numa boa, claro que em uma viagem me cansarei antes dos colegas atléticos... mas para isso basta parar e descansar.

Analise muito bem qual o motivo de aquisição da moto, isto definirá todo o resto.

Desejo que você seja um motociclista prudente e feliz. (Sim!!! Nós existimos!!!! Você conhecerá vários aqui no Clube!!!)

Cordial abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por doug01n » 26 Ago 2011, 20:41

Voce concorda comigo sim, kablack... Para pilotar uma bandit 650 a 90km/h contornando uma curva normal de estrada, a maozinha direita conta muito. Um deslize e você perde a traseira (e os dentes).

Qdo falei da biz, so comentei que a chance DIMINUI, e nao DESAPARECE... Pra se machucar feio, ate parado pode acontecer.

Concordo com TUDO que o kablack falou. Escolha com responsabilidade! ;)
Administrador

PAULO ROCHA
Visitante
Visitante

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por PAULO ROCHA » 26 Ago 2011, 21:05

Sem dúvidas edudias seu questionamento é pertinente.
Concordo com os pontos de vista citados acima, e creio que apesar das opniões, a
decisão é SUA. Sendo objetivo, creio que vc seja uma pessoa sensata analisando
apenas o seu questionamento.

Minha opnião: Vá de TNR250 e após um periodo (determinado por vc mesmo) estude motos
como a V-Stron, BMW GS, Ténéré 600 (se Deus enviar dos céus), entre outras.

De qualquer forma, bem vindo ao club!

Abs

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Pode-se começar com uma 650CC?

Mensagem por Diel96 » 26 Ago 2011, 22:14

rapaz, deve ser bom começar numa moto dessas, mas o que foi dito acima é bem válido, mas o primeiro indicio q o edudias é prudente, é ele tá buscando informações,opniões, mas com certeza, para um cara imprudente, destemido, uma moto mais potente é bem mais perigosa q uma biz.
antes da T só tive 125, sofri dois acidentes, e devido a isso hoje me policio mais, tomo mais cuidado, a tenere é uma moto excelente, da vontade de ta andando toda hora nela, e as vezes me pego correndo um pouco, aí lembro das conseguencias de um acidente e dou uma maneirada.
mas se vc começar com uma 600, todo cuidado é pouco, cuidado pra não se empolgar muito e perder a noção do perigo.
boa sorte!

Responder