EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Nei Andrade » 15 Ago 2011, 02:24

Vendo o Tópico de RPM, notei que entrou tambem no assunto este tema, por isso criei este tópico, pois sempre vemos motoqueiros acidentados ou quando nao é pior, passamos com nossas motos e vemos uma moto caida no chao e um plastico preto cobrindo uma vitima :oremos: , e sempre pensamos duas coisas, uma é lamentar o que aconteceu e outra é pensar que poderia ser um de nós. Mediante estes fatos, penso o que podemos fazer a respeito? Acho que não muito, apenas sermos cada vez mais cuidadosos, e procurar orientar os mais jovens ou os mais "APRESSADINHOS" que o cara andando no "TALO" vai ganhar no maximo de 2 a 5 minutos. Trabalho em outra cidade, são 60 km faço em média em uma hora, com trechos de estrada e cidade, já sai atrassado para o trampo, e fui no talo, tinha uma bros 150, fui na espinha, cabo enrolado, nao ganhei nem 5 minutos, fora o que arrisquei, para nada. Hoje o que me deixa mais apreensivo ao ser ultrapassado nao é carro, onibus ou caminhão, e sim os motoqueiros , vc ouve que vem, tem o ponto cego no retrovisor, o normal é vc ir para a direita abrir passagem para o apressado, ai vc vai ver, o cara ta lhe ultrapassando pela direita :pdavida: , ja me livrei muito de acidentes assim, outra moda aki na minha cidade é a noite os caras andarem com a lanterna apagada, na cidade tem a iluminação publica, na estrada nao, quando vc ver esta em cima. Acho que todos tem um caso para compartilhar. Entao vamos tentar melhrorar e humanizar nosso transito, começando por nós mesmo. sermos mais gentil e menos arrojados, chegar em nossos destinos com segurança e o principal VIVOS. :joinha:
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Helano » 15 Ago 2011, 07:21

Nei,

Primeiramente, peço que ao abrir um novo tópico observe duas coisas;
1) Se já existe tópico sobre o assunto
2) Abrir o tópico na sessão correta

Bem, como eu acho que este é um tema extremamente relevante para todos nós, apenas movi o teu tópico para a sessão correta. :joinha:

Infelizmente Nei, existe muita coisa errada por aí cara e o mais lamentável é que tal postura não coloca somente os próprios malucos que fazem isso em risco. Essa postura inconsequente, acaba colocando eu, você, nossos familiares, nossos amigos, TODOS em risco. Apenas a título de exemplo, aqui em Salvador agora a moda é andar sem retrovisor e sabe o que é pior? As autoridades de trânsito são coniventes com isso. Isso aqui está virando terra sem lei cara!!! :pdavida: :oremos:

Aqui no fórum por exemplo, infelizmente tivemos uma tragédia dessa com o amigo GustavoCLAM, um dos motociclistas mais sérios e responsáveis que, infelizmente, não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ele estava fazendo uma viagem com sua esposa, quando de repente sai um louco de moto de uma estrada transversal em alta velocidade e atinge ele e a esposa. Infelizmente, ele não resistiu e veio a falecer. :cry:

Cara, como vejo que você é consciente e atento a estas coisas, recomento você dar uma olhada nos tópicos desta sessão e caso queira e tenha um tempinho, veja também os artigos que de vez em quando eu publico para o site jornalístico "À Queima Roupa". Basta acessar http://www.aqueimaroupa.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; ir lá na coluna da direita, lá embaixo onde tem "Posts do colaborador" e selecionar um cidadão chamado "Helano Hobson", que é este que vos escreve. :rock:

Grande abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Gadz
Visitante
Visitante

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Gadz » 15 Ago 2011, 14:49

Nei, certa vez eu estava indo para um local há 60 km da minha residência. Grande parte era estrada. Minha namorada foi de carro e eu de moto. Saímos juntos.
Na época eu tinha uma V-Strom 1000 e cheguei a andar a 170 km/h em alguns trechos livres. O trânsito em outros trechos estava bem carregado e tive que ir no corredor.

Quando eu cheguei no local eu esperei só uns 5 minutos ela chegar de carro. Sabe o que ela falou? "O carro tava na reserva, por isso que eu demorei, vim andando a 80 km/h uns 30 km pra economizar gasolina".

Depois dessa eu percebi como o ganho de tempo é completamente desproporcional ao risco. Pouco tempo para o perigo exposto.

Savério
Visitante
Visitante

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Savério » 15 Ago 2011, 15:50

quando vejo alguém andando forte atraz de mim, já dou sinal pro cara passar se possível for, quantas vezes já me peguei andando no limite da BR e o pessoal colar atrás de mim, hj já estou bem mais esperto com essas coisas quando vejo alguém c aproximando e vejo q da pro cara passar batido já dou seta, e se vejo q vai forçar uma ultrapassagem tbem dou seta pra ele não ir, pois se der alguma caca sou eu quem estou ali no fogo cruzado... por tanto galera fiquem atento aos apressadinhos, se puder se livrar deles faça isso quanto antes.

Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Nei Andrade » 16 Ago 2011, 19:58

ok helano, desculpa nao sabia que tinha estes topicos, pois para mim, eu fazia parte apenas do club da tenere 250, e só ficava nos tópicos em questão. Vou prestar mais atenção.
Quando ao assunto dos policias, aki no rio é mesma coisa, como disse aki a moda é andar apagado, tenho para mim, que sao os motoqueiros nao habilitados ou com as motos irreguralares, procuro andar sempre certo, minha Tenere chegou na quinta, mais só cheguei em casa a noite, entao nao andei, só finalizei o seguro na sexta, e tinha que trabalhar no sabado, o cara da CC disse que eu podia andar sem placa uns 15 dias que nao tinha problemas com a PM, e que a federal depois de 5 dias implica. e ao tentar saber o certo liguei para o detran rj, a menina me disse que nao isso, moto tem que andar emplacada, na sexta a noite eu indo para casa de onibus :mrgreen: passei por uma blitz, e tinha um reboque com 4 motos apreendidas, nao tive duvida, desci na hora, pensei nada melhor para saber ao certo do que os próprios, o cara me disse que só pode andar por 15 dias apenas no municipio onde comprou e até as 18 horas, mais que eu poderia ir tranquilo que eles nao viam isso, fui e voltei tranquilo, mais ja tinha marcado para emplacar ontem, ja ta emplacada, Disse isso para ilustrar que ou eles nao ligam ou tem algulns que quando ligam é para pegar grana. Acho que nossas autoridadaes de transito tinha que ser mais enérgica, fico feliz da vida, quando passo numa blitz e vejo um monte de motos apreendidas, penso, menos malucos irresponsaveis fazendo caca na rua.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Nei Andrade » 19 Ago 2011, 22:15

Este tópico realmente é importante e sempre tem sugestões válidas, mas para mudar, tem que mudar o contexto geral da cultura e educação, tenho um blog que entre outros comentario meu diz sobre o jeitinho brasileiro, que hoje vejo como base do reflexo de tudo que temos e vivemos, pois essa herança maldita de querer se dar bem em cima de tudo, onde as leis só servem quando nos beneficia, o povo só ver seus direitos, e esquecem dos deveres, a partir desta questao, levamos para o transito tambem, todos acham no direito ou pensam que suas prioridades é mais importante que dos outros, vemos exemplo disso diariamente e a todo momento no transito, é o cara forçar a ultrapassem, mesmo vendo que o sinal adiante estar vermelho, o outro que ao ver o espaço que vc dar por segurança do veiculo a sua frente, querer de quaquer forma te passar para ocupar o espaço, como se estes poucos metros fossem fazer ele chegar mais rapido, é o que eu chamo aqui de alpinista de rua. Outra coisa que nao entendo é o cara que para do seu lado no sinal, fica dois minutos, como o sinal demora ele olha para os lados, se nao tiver um guarda, ele avança o sinal, acho que se eu fosse relatar tudo que vejo, nao seria um tópico, e sim um portal, teria que ter um super servidor para amazenar tudo. Outro dia indo para o trabalho um cara num caro da cia de energia saiu e me fechou, sorte que o sinal tava fechado e eu estava devagar, sempre reduzo bem antes, economizo freio e muitas vezes o sinal abre e nao preciso parar, entao o cara saiu do nada, mais na frente no outro sinal, numa boa perguntei, se ele era maluco, o cara ainda se achou certo disse que eu tinha que parar porque ele estava saindo, eu disse, como vou saber se vc ta saindo, se nem ligou a seta, para mim ele estava estacionado, e alem de tudo, a preferencia é minha, e disse duvido se eu fosse um caminhao ou onibus vc fazia isso, como era moto. Exemplos assim acontecem a todo instantes, por isso sou a favor do desarmamento, pois numa hora desta é que vc entende muitas tragédias por ai, acho que nada justifica tirar a vida de outro, mais sejam sinceros muitas vezes vcs nao tiveram vontade de ter uma arma naquela hora que um filho da mae fez uma besteira (muitas vezes tentativa de homicidio) e ainda te xinga achando que estar certo, nao merecia uns tiros, nao falo nem no cara, mais furar o carro do cara todo, ja tive muita vontade, sempre digo que nao posso andar armado, senao queria ter uma AR15, e muita munição com certeza iria usar muito.
Quem quiser dar uma olhada no meu blog, ta ai o link http://observador-umolhardocotidiano.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Anonymous em 20 Ago 2011, 10:41, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem movida para o tópico adequado.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Savério
Visitante
Visitante

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Savério » 20 Ago 2011, 10:46

já avia postando em outro tópico mas vale a pena ressaltar ;)

http://www.motonline.com.br/tres-minuto ... r-parte-i/

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Jonathan » 20 Ago 2011, 11:14

Nei, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, vc só pode andar desemplacado da loja para o Dentran, ou para sua casa, se for dia não útil.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: EDUCAÇÃO NO TRANSITO = QUERO CHEGAR AO MEU DESTINO

Mensagem por Helano » 20 Ago 2011, 11:24

Sobre essa questão de andar sem placa --> viewtopic.php?f=20&t=1033&hilit=sem+placa&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;

Galera, vamos usar a pesquisa aí né????

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder