Velocidade X Prudência X Leis

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por andregoes19 » 10 Ago 2011, 08:24

sou de Salvador e procuro sempre dirigir na velocidade maxima da pista. tenho certeza que quem escolheu a velocidade maxima de uma regiao fez um estudo antes do local pra saber. eu moro no cabula e aqui tem uma rua quase reta que daria pra dar a uns 100km/h mas a pista so é pra 50km/h pois aqui é um local de moradia e tem muita gente atravessando de um lado pro outro.

a mesma coisa eu falo das BRs se eles colocaram pra andar a 100km/h é pq eles sabem que aquelea rodovia n é segura pra andar a mais do que isso. ainda mais as rodovias brasileiras do jeito que elas sao.
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

Savério
Visitante
Visitante

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 10 Ago 2011, 08:47

é por ai Andre, estamos longe de termos rodovias perfeitas como as auto-estradas na Alemanha onde a velocidade é liberada, já temos um limite implícito por conta das más condições dadas as nossas pistas, e assim mesmo o índice de acidentes e mortes nas mesmas é assustador, o q dirá nos grandes centros... educação e prudência é a alma da coisa, depois q acontece o pior não vai fazer diferença ficar apontando qem estava certo ou errado ;)

gabriel
Visitante
Visitante

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por gabriel » 10 Ago 2011, 08:54

_ZERO_CALL_ escreveu:Gabriel, eu acredito em vc, eu consegui 147km/h numa descida... eu senti que dava pra chegar a um poko mais porém o transito à minha frente naum permitiu que eu continuasse... a minha moto anda a 138km/h nas retas facil.... sem esguelar o giro...
Zero_cal, td blz? pois é concordo com vc sobre o amaciamento do motr, mais ate q nao forcei mt o motor no amaciamento, porem a moto esta com o motor bem livre como disse!!!mais legal saber q outra pessoal chegou ate proximo a velocidade q falei....
abraço

e nao corra mt hein..kkk!!!quem corre chega mais rapido no ceu..kkk

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 10 Ago 2011, 10:01

Acho que todo mundo que leu meus posts me interpretou errado, eu não ando o tempo todo acima da velocidade permitida nas rodovias coisa e tals...

O amaciamento do motor, feito de uma maneira mais forçada eh coisa minha, eu gosto de forçar o motor desde o inicio para ter uma moto mais "solta"...

A rodovia que eu ando toda semana é a Ayrton Senna/Carvalho Pinto - SP. E apesar de vcs acharem que o Seguro pra ela é andar a 120 km/h eu discordo... todas as rodovias que conheço que sao administradas por empresas privadas (Nova Dutra, Ecopistas) melhoraram muito sua qualidade, ainda estão longe do ideal, mais muito melhor... A Dutra tem velocidade máxima de 110km/h, eu acho muito para a maioria dos trechos, pois eh uma rodovia extremamente perigosa... sei disso pq utilizo muito ela... A Ayrton Senna/Carvalho Pinto tem trechos (mais proximos de SP) que o limite deveria ser 90km/h principalmente até a altura de Itaquaquecetuba... de Guararema pra frente a rodovia é muito boa e praticamente ninguém anda no limite de 120km/h (é uma tentação acelerar naquele tapetão com curvas suaves e gostosas... hehe)...

Bom... o post mudou de direção, assuntos como esse que eu citei acima fogem do escopo e por isso não mais me pronunciarei sobre isso a não ser que seja em um post especicifico para tal...


[]'s
Tomézinho


A

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por msfazer » 10 Ago 2011, 16:11

Bom.... só pra polemizar, embora eu vá fugir do assunto:

1- Ninguém tem o direito de transgredir regras em nome do prazer pessoal. Quer correr, vá a um autódromo.

2- Os limites de velocidade no Brasil são muuuuito antigos, feitos qdo nossas estradas realmente eram mto ruins e os carros eram uma porcaria. Já morei na Bahia, fiz mtas vezes a viagem Ilhéus(BA)-São Paulo(SP) de carro, no começo dos anos 90. E realmente, a estrada era uma porcaria....

3- As estradas de SP são ÓTIMAS, IDEAIS! Melhores que em muitos lugares do mundo. Trabalhei na Ecovias e sei que as rodovias que eles administram estão entre as mais modernas do planeta. Essa realidade não é a mesma no resto do Brasil.

Eu acho que 120km/h é pouco. Acho que os veículos aguentam velocidades maiores. Por outro lado, é fácil constatar como nossa educação de trânsito é péssima. O brasileiro é um homem das cavernas que pode dirigir. E pra confirmar isso, basta você ver como o pedestre e o ciclista são tratados nas nossas ruas...

Abs!

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 10 Ago 2011, 16:51

Disse que não ia mais me pronunciar mais gostei dos seus comentarios...hehe

Mas soh pra polemizar + um pokim, vc forçou um poko no item 1.... que atire a primeira pedra quem nunca ultrapassou algum limite de velocidade... hehe
Editado pela última vez por Helano em 10 Ago 2011, 22:16, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por msfazer » 10 Ago 2011, 19:11

_ZERO_CALL_ - Eu tenho uma FZ6.... Inútil falar que eu transgrido os limites TODAS as vezes que saio de casa.

Qdo eu comprei a moto, 220km/h era mato... td dia que eu saía com ela pra ir trabalhar eu tacava pau na máquina! Hj, rodo muito mais tranquilo, 150km/h de velocidade cruzeiro qdo estou em trechos livres.... Em trechos de tráfego mais intenso, procuro ficar no limite. Não por mim, mas pelos outros. Um erro meu pode custar a vida de terceiros.

Não acho que é certo lutarmos por mudanças transgredindo regras.... Não acho que podemos exigir mais circuitos fechados correndo nas estradas de uso coletivo....

É um erro injustificável. Que cometo com alguma frequência.... Infelizmente, nós temos uma educação de trânsito muito ruim e eu estou incluso nesse balaio! É uma crítica e auto-critica!

Abs!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 10 Ago 2011, 22:34

Bem, primeiramente mensagens movidas para local e tópico adequado...

Entrando agora no diálogo...

_ZERO_CALL_, quando o msfazer mencionou o item 1, o que ele quis dizer é que o local adequado para ficar "brincando" com os limites da moto, sem desrespeitar a lei e sem colocar terceiros em risco, é o autódromo, o que aliás eu concordo integralmente com ele e inclusive já foi tema de um tópico aqui --> viewtopic.php?f=22&t=83" onclick="window.open(this.href);return false;

As leis são perfeitas? Não!! Os limites de velocidade sempre são os corretos? Não!!! Muitas vezes erram até para mais... aqui em Salvador por exemplo tem uma placa de 60km/h em uma curva fechada na entrada de um túnel... dependendo do dia, se estiver chovendo por exemplo e eu fizer aquela curva a 60km/h, provavelmente irei me arrebentar....

Agora, independente disto, lei existe para ser cumprida. Se cada um de nós for cumprir as leis de acordo com os nossos "achômetros" e conveniências, podemos pegar todas elas e jogar na lata do lixo então..... Não concorda com uma lei? Faça o certo então.... vote em alguém com competência suficiente para mudá-las.... muita gente fica votando nos "Tiriricas" da vida, elegendo-os para o poder legislativo, dá nisso aí....

Agora, independente de lei ou não, eu penso que a melhor coisa é sempre o conjunto DIREÇÃO DEFENSIVA + RESPONSABILIDADE + EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO. Velocidade em rua ou estrada é pedir pra morrer, sempre existem fatores que fogem do nosso controle..... animais na pista, óleo, areia, motoristas desatentos ou sem habilidade, buracos inesperados e por aí vai.... se estou em alta velocidade, não vou ter tempo suficiente para reagir a estes fatores e evitar um acidente, muitas vezes trágico... só para lembrar, 100km/h significa nada mais, nada menos do que percorrer mais de 27 metros em um único segundo. Vocês tem noção do que são 27 metros? Dá para acontecer bastante coisa nesse espaço....

Bom, me chamem de coxinha, de mala, de chato, de tiozão, de medroso, do diabo que for..... mas, sou habilitado para carro e moto desde os 18 anos de idade e nunca sofri nenhum acidente... ou seja? já se vão quase 20 anos sem nunca ter dado um único arranhão sequer em mim ou na minha moto.... tenho a impressão que a receitinha DIREÇÃO DEFENSIVA + RESPONSABILIDADE + EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO está dando certo até hoje.... vou continuar respeitando as leis, não pelo mero fato de respeitá-las, mas sim pelo fato de que se acontecer algo comigo por desrespeitá-las, o único que tem a perder sou eu mesmo.

Um abraço galera,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por C Freitas » 10 Ago 2011, 23:02

É, bom senso aí!! Mas que é bom acelarar até o limite da máquina... Ah isso é!!
Tendo consciência daquilo que pode acontecer, fica mais fácil de se controlar e descontrolar na pista. Tem trecho que a gente sabe que se passar a 40 vai comprar terreno e diminui... Tem gente que acelera e se dá mau... Assim, como tem trecho que 110 é pouco, aí a mão acelera mesmo. O que mais importa, é a consciência de que um problema na pista, mecânico ou elétrico na máquina e qualquer problema no tráfego pode ter sua gravidade extremamente aumentada com a velocidade que nos dispusemos a estar! Bater é ruim, cair é pior, mas sabendo que no limite da minha consciencia posso sobreviver a uma queda ou até mesmo evitar uma colisão, aí vai de cada um!
Imagem

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 11 Ago 2011, 17:17

Amigo Helano, tenho 30 anos de idade, possuo habilitação desde os 18 anos porém ando de moto desde os 12 anos. Ao contrário de vc já caí muito de moto e sofri dois acidentes serios...

Desde que me conheço por gente nosso país só soube privatizar rodovias, aumentar o preço dos combustiveis e os impostos... achar que votando em bons politicos vc vai melhorar essas questões eh o mesmo que acreditar em papai Noel (naum que naum devamos votar concientemente)...

Infelizmente andar em autodromo é uma realidade para minorias, minorias ricas que possuem poder aquisitivo para arcar com com todas as despesas de equipamentos de proteção apropriados + custos do autodromo... alguém aqui do fórum que saiba melhor que eu poderia postar os custos para "brincar" com velocidade num autodromo... ficaria como referência para todos que queiram...


E pra finalizar queria falar de mais duas coisas, primeiro que em momento algum eu estou dizendo que ando o tempo todo acima do limite de velocidade barbarizando, eu ando 80% do tempo dentro dos limites de velocidade em rodovias, no centro da cidade de SP, principalmente nos horarios que eu ando, eu devo cometer umas 5 infrações por noite... quem é da capital de SP sabe do que eu estou falando, eh ficar parando em semaforos e perder a moto...
Segundo, o Helano fez um comentário completamente equivocado, ao desrespeitar as leis vc naum é o único que tem a perder... isso eh o de menos, vc deveria saber que Velocidade Mata, vc e os outros!

Responder