Velocidade X Prudência X Leis

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Savério
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Savério » 12 Ago 2011, 14:33

pode passar batido, prefiro chegar atrasado nesta vida q adiantado na outra :joinha:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 12 Ago 2011, 15:56

_ZERO_CALL_ escreveu:E volto a dizer uma coisa: Vi 2 ou 3 pessoas aqui dizer ser exemplo, seguindo leis e tals... espero encontrar com muitos de vcs nas estradas, coisa que até agora, no auge dos meus 30 anos, NUNCA VI!!!!
Broder, não se trata de ser exemplo nem de querer demonstrar que é certo ou que não é.... é muito mais simples do que isto.... se trata somente de ter cuidado com a própria vida, é só isto que estamos falando....

Resumindo o tópico todo então, que tem somente a intenção de alertar para os riscos da velocidade e de não seguir a lei;

-> velocidade = perigo = risco de morte

-> correr ou deixar de correr, faz quem quer, afinal cada um sabe cuidar de sua própria vida (ou às vezes não, sei lá)

-> vivemos em um país democrático, mas LEI foi feita para ser CUMPRIDA, quem não as cumpre, segundo a própria LEI, é um INFRATOR.

-> ser infrator ou não, também vai de cada um, afinal quem infringe a lei, responde ele próprio pelos seus atos

-> quem quer andar em alta velocidade, tem que ter também a plena consciência de que está colocando em risco a si próprio (problema de quem faz isso), mas também a todos os outros que estão ali naquela mesma via, que é pública (problema da sociedade toda portanto, por isso existem as leis, radares etc. para coibir essa atitude)

É isso galera, acho que vale a pena cada um de nós pensar sobre essas coisas antes de sair por aí correndo feito um louco.

Um abraço e muitos quilòmetros de alegria a todos!!!!

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por msfazer » 12 Ago 2011, 16:24

O troço tá acalorado! hehehehe....

Calma galera, hj é sexta!!! :animado:
_ZERO_CALL_ escreveu:mais sinceramente, não consigo respeitar a soberania de um país que não respeita o ser humano como tal...
Zero - Não consigo concordar com seu argumento. Imagina que eu gostasse de usar drogas. E, por discordar das políticas anti-drogas do país, eu as consumisse por não conseguir respeitar a soberania de um país que não respeita o ser humano como tal. Será que tenho esse direito?

Mas entendo o que vc quer dizer sobre limites de velocidade. Entendo tb qdo vc discorda que ninguém comete nenhuma infração nunca... o Helano prefere não passar dos limites. Vc prefere, quando possível, passar. Ok! Continue assim, apenas não o faça expondo terceiros a riscos desnecessários. Eu moro em SP e também entendo o que vc quer dizer. Sei que em Sto André, o chicote canta.... Aqui não corremos ou furamos farol vermelho por maluquice, tem a questão da segurança....


Acho que o que mais falta ao brasileiro, além de uma educação mais completa é gentileza no trânsito. Isso já melhoraria muito. E pra isso, vc não precisa ir até a Alemanha. Vai aqui do lado, em Santiago (Chile). Vc já vai ver como nós somos mal preparados....

Abs!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por kablack » 12 Ago 2011, 18:17

Prezados;

Mais importantes que os argumentos são os resultados, não?

Vou reescrever o que já disse antes em dois outros tópicos:

"Nosso país é o recordista mundial em mortes no trânsito. Nós, brasileiros, matamos 35.000 pessoas por ano no trânsito.

Só para efeito de comparação... em 13 anos de guerra no Vietnã (1961-1974) morreram 46.000 americanos.

Dizem que o nosso trânsito é uma guerra? Não... é pelo menos 10 vezes mais letal que uma guerra.

Como um país recordista mundial de mortes no trânsito não tem a disciplina de educação para o trânsito nas escolas?

Prezados amigos do Fórum, me desculpem a extrema franqueza, mas alguém aqui ainda pensa que está seguro sobre uma moto? Alguém aqui pensa que não podemos fazer parte da estatística?"

Se alguém aqui achar que desrespeitar a lei vai melhorar o quadro horroroso de mortes e famílias destruídas pelo simples ato de locomoção, então, não tenho mais argumentos.

Se alguém aqui ainda acha que quanto mais rápido, mais seguro está, então, também para estes, infelizmente, meus argumentos são insuficientes.

Contemos com o imponderável, com Deus, com anjos da guarda, com espiritos desencarnados protetores, precisamos deles, pois, afinal, o bem e o mal estão fora de nós... certo?

A fórmula da responsabilidade do respeito às leis e ao próximo está sendo relativizada... muito triste.

"A palavra inspira o exemplo arrasa."

Continuarei dando o exemplo, não sei ser diferente.

Abraços e boa sorte a todos.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 12 Ago 2011, 19:23

Estou me cansando desse topico... tah foda fazer-me entender... hehe

Quando eu vejo pessoas que seguem o que deve ser seguido, cumprindo seu papel para com a sociedade, pra mim são exemplos a serem seguidos, segue quem quer... eu gostaria de fazer mais onde moro/trabalho é impossível... o amigo msfazer entendeu do que eu estou falando, apesar de ter dar um exemplo fora do contexto que quis expor....

Eu moro m Santo André e leciono em 2 unidades da UNIBAN, Campo Limpo/SP e Centro/SBC. Eu volto desses lugares quase meia noite, se vcs assistem os noticiarios sabem que nesses horarios a incidencia de roubos e mortes causados por roubos aqui em SP eh Phoda!!! Como eu vou respeitar um farol vermelho as 23:45hrs da noite numa quebrada aqui em SP se o poder publico não me garante segurança???? Como vou andar devagarzinho seguindo os 40km/h em ruas onde dah até medo de passar durante o dia???? É disso que eu toh falando gente.... estão me tachando como um maluko que anda correndo a um milhão infringindo toda as leis de transito.... não é nada disso... não dá pra seguir as leis de transito aqui naum... a realidade eh outra...


[]´s

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por kablack » 12 Ago 2011, 20:00

_ZERO_CALL;

Veja, não se trata de um tópico de caça às bruxas ou hostilização.

Você trouxe, agora, um outro elemento totalmente novo ao tópico. O perigo de andar "moscando" tarde da noite pelas ruas de SP.

O tópico tem girado em torno de outro tema. Excesso de velocidade.

Veja suas próprias frases:

"de Guararema pra frente a rodovia é muito boa e praticamente ninguém anda no limite de 120km/h (é uma tentação acelerar naquele tapetão com curvas suaves e gostosas... hehe)...

que atire a primeira pedra quem nunca ultrapassou algum limite de velocidade... hehe


Eu rodo toda semana 800KM, sendo 500km na rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto - Dutra. Me responda sinceramente, vc realmente anda na velocidade máxima de 120km/h o tempo todo??? Ninguém faz isso, nem carros, nem motos nem triciclos nem ninguém...

Outra coisa, vc jah andou pelas rodovias de SP aos sabados e domingos???? As unicas motos que andam abaixo dos 120km/h saum as 125, e não por respeitar as leis não, é pq o motor naum anda mais que isso mesmo... nas descidas vc os vê deitados no tanque tentando a maxima velocidade possivel...


E ainda, relembro que soh entrei nessa discussão toda pq disse que minha ténéré atingiu 147km/h numa descida (fiz isso uma unica vez pra testar a moto, num dia claro, numa descida com 100% de visão e estrada livre) e depois comentei que a velocidade final eh reflexo do amaciamento do motor...

eu vou comprar uma 600 ou uma 1000cc pra andar a 120km/h???? ou ainda para andar 1 x ao mês num autodromo qualquer num track day??? Isso inexiste!!! Qualquer pessoa do mundo que possui uma moto acima de 600cc anda a mais de 120km/h, dizer o contrario é hipocrisia!!! porém é fato que eu quero uma moto maior (quase todos sempre querem), e ao comprar uma moto maior naum vou continuar andando aos 120km/h (principalmente nas rodovias de SP)

Infelizmente eu não sou assim, adoro velocidade e adrenalina... corro onde dá pra correr, tenho bom senso, conheço por onde ando e com o que ando... "

Então, parece, que estamos discutindo velocidade e respeito às leis que regulamentam velocidade em ruas públicas. Não se você deve "dar mole" ou não nos semáforos durante a madrugada.

Outra coisa... O tópico se refere a todos os membros do fórum. Pelo que me consta somos uns 800. Nada especialmente contra você.

Não é o Téneré Club contra o _ZERO_CALL_! Estamos discutindo (penso!) coisas muito mais importantes aqui.

Um abraço.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 13 Ago 2011, 00:10

_ZERO_CALL_ escreveu:estão me tachando como um maluko que anda correndo a um milhão infringindo toda as leis de transito.... não é nada disso... não dá pra seguir as leis de transito aqui naum... a realidade eh outra...
[]´s
Broder, NINGUÉM aqui tachou você de nada cara, aliás temos é que agradecer pelas suas contribuições.... trocando idéias é que todos aprendemos. :joinha:

Agora, a intenção de um fórum é justamente haver o debate, nem sempre todos vão concordar, vários vão ter pontos de vista diferentes sobre uma mesma questão e isso é o legal da coisa toda!!!

Aliás, aproveitando a oportunidade é bom que fique claro que o Ténéré Club é um fórum absolutamente democrático. Jamais houve aqui nenhum veto de opiniões, cada um pode expressar livremente a sua opinião, tal e qual está claramente expresso na Carta Magna (constituição) que rege as leis do nosso país.

O que eventualmente ocorre, é um pedido de minha parte e da parte dos moderadores, de se postar as informações nos locais corretos, evitando os "off-topics" e de se manter a relação respeitosa e amistosa entre os membros do fórum.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 13 Ago 2011, 00:27

kablack, O topico realmente mudou!!! Os primeiros comentários, principalmente o da velocidade final de 147km/h foi em outro topico que o titulo era: VELOCIDADE MÁXIMA - TÉNÉRÉ 250. Porém alguém da ADM do site achou prudente mudar os ultimos comentários para cá, criando um novo topico com o nome Velocidade X Prudência X Leis. Lá eu estava expondo que as rodovias de SP, boa parte delas permitem velocidades maiores que 120km/h e comentei a velocidade maxima que minha tenere 250 atingiu, era esse o objetivo do topico...

Ao mudar a discução pra cá estamos envolvendo os três elementos do titulo do topico... ou as leis só se aplicam quando falamos de velocidade acima da permitida??? Lei eh Lei em qualquer lugar e sobre qualquer assunto, e devem ser seguidas, não é isso que todos estão pregando aqui???

Ou andar a 140 km/h numa via de 120km/h naum pode, mais atravessar sinal vermelho pode???

E volto a repetir, mesmo se tratando do problema de moscar aqui em SP ou a velocidade acima das rodovias, não sou exemplo e não cumpro a risca as leis... nos trechos da rodovia (ayrton senna/carvalho pinto) onde eu vejo que o asfalto eh bom, a visibilidade eh boa, o trafego está trankilo, (e não tem radares), eu ando sim a 130~135km/h com minha ténéré 250... e nos sabados e domingos a grande maioria das motos que circulam nessa rodovia andam a 150... 160... 180 ... e as vezes mais de 200 km/h... toh falando mentira??

É perigoso??? É imprudente???? É correto???? Não!! O Correto é seguir as leis... mais não eh a realidade do nosso país, que como vcs mesmos disseram, tem a "pior educação do mundo" quando o assunto é transito...

Boa parte da culpa dessa má educação vem do próprio governo, que ao invés de criar uma politica de educação no transito prefere a mafia dos radares, industria das multas, a mafia das auto escolas e as outras tantas que existem... em 29/07/09 foi aprovada pelo presidente da republica em gestão a Lei 12.009 que regulamenta a profissão de motoboy e mototaxista, a lei é otima, porém o governo deu um jeito de super taxar os impostos... o profissional dessa profissão faz um curso meia boca pra caramba de educação no transito (muitos pagam pro cara da auto escola ir ditando as respostas) e paga taxas altissimas pra se manter regulamentado... porque nao diminuir essas taxas e incluir um curso de pilotagem?????



E quando disse que tava me cansando é porque parece que eu estou falando uma coisa Absurda e não uma realidade do nosso país!! Falar que segue as leis eh uma coisa, cumprir eh outra! Não estou dizendo que vcs aqui da discussão naum cumprem, porém eu ainda não conheci pessoas assim... Quem saabe esse forum não me proporcione isso...


[]'s

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 13 Ago 2011, 00:35

Bom, se quiser conhecer a galera aqui do fórum pessoalmente, na sessão de encontros, o pessoal sempre marca várias coisas.

Algumas pessoas (inclusive eu) também estão marcando para encontrar no Salão Duas Rodas. Já tem dois tópicos aí no fórum falando sobre isso.

Obs: só para constar, o tópico sobre a velocidade máxima da Ténéré continua no mesmo lugar onde sempre esteve, apenas foram movidas de lá as mensagens que sairam do tema daquele tópico.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Savério » 13 Ago 2011, 09:22

concordo com os ditos do Zero_Call do 'ultimo post', o q vinha acontecendo é q as vezes estamos tão bitolados a nosso mundinho as coisas q fazemos e vivenciamos, q achamos q ali é o centro do mundo e tudo gira em torno daquilo, indiferente se for certo ou errado, leis existem para serem cumpridas indiferente da sua localização, mas falando em Brasil, de cidade em cidade, estado em estado, as realidades são diferentes, não q se um faz o certo todos da localidade tbem o fazem, mas as coisas são diferentes, o q se aplica pra A e B não se aplica pra C e D... muitos podem achar um absurdo alguns comentários sobre não conseguir cumprir regras em determinada localidade, mas talvez seja pq pra nós q vivenciamos situações diferentes por estarmos em localidades diferentes 'q giram' em outra velocidade, seja mais difícil aceitar q lá nos cafundós pessoas agem de outra maneira, e isso vale pra todos, tanto pra quem faz o certo como pra quem faz o errado, entre aspas.

Responder