Velocidade X Prudência X Leis

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por doug01n » 15 Ago 2011, 17:03

O povo com peninha... eu ia postar destruindo o cara, mas nem vale a pena. Vale pra gente ver que "nada deu errado". Só uma irregularidade no asfalto... a 160km/h - NA CURVA).
Administrador

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por msfazer » 15 Ago 2011, 19:37

Bom galera... relativizar o certo e o errado, acho que ninguém aqui tentou fazer isso. Os que erram assumimos que erramos, mas não tentamos convencer ninguém que andar a 140km/h está certo. Me incluo no pacote dos que erram. Então acho que o problema não é tão grave qto parece!

Uma vez, na rod. Castello Branco aqui em SP, com a minha FZ6, era um sábado de manhã, um tremendo sol lindo! Aos lados aquela paisagem que parece tela de proteção do Windows, as vaquinhas no horizonte, os pastos verdejantes, as colinas ao fundo... o riozinho, a paz do interior! A ótima Rod. Castello Branco, pista dupla, limite de 120km/h, que a meu ver não condiz com a qualidade da pista e dos carros que passam por lá.
Eu estava lá na velocidade que costumo viajar qdo a estrada está livre (150km/h), qdo termino uma curvona e aponta na minha frente um descidão de uns 3km, sem radares e NENHUM veículo nesse trecho, nenhuma pessoa andando de bicicleta no acostamento, nenhuma entrada para alguém atravessar a pista.... Aí estou numa moto que (dizem) vai a 240, 250km/h... Eu quis saber se era verdade oras!!! Cheguei a 235km/h. Não expus ninguém que não eu mesmo a risco.

Em condições semelhantes, vcs acham que vcs não dariam uma esticada?! Acho que esse é o argumento do Zero. Sejamos mais humanos e menos automáticos em nossas respostas... tenha sinceridade com vc mesmo....

Mesmo assim, concordo, fui irresponsável. Aquela velha matemática de que eu estava a 65mts/s, que até minha reação e frenagem total, eu iria provavelmente percorrer uns 300mts e poderia sim dar em merda. Mas... se eu estivesse nos 120km/h e acontecesse um acidente, alguém me garante que eu estaria menos fodido?! Era paletó de madeira do mesmo jeito!

O que eu acho que o Zero está tentando dizer é que o nosso lado humano aflora nessas situações.

E tb concordo com o Kablack - Nós não podemos tomar para nós a decisão de infringir regras por discordarmos delas, principalmente se nossa ação irá desencadear riscos para terceiros. A adrenalina que senti foi o gatilho para eu aprontar alguma cagada.... que felizmente não aconteceu!

Enfim, acho que dos dois lados há muita coisa a se relativizar. A única coisa que não podemos perder aqui é a noção do certo e errado.

Em tempo: um dos motivos para eu vender a FZ6 é justamente a velocidade. Depois de um tempo, percebi que comecei a achar que andar a 180km/h era devagar! Hj estou mais tranquilo, raramente passo dos 150km/h que falei aí em cima.
Mas também acho um pouco exagerado os limites das melhores estradas paulistas. Poderia tranquilamente ser 150km/h.

Advogar a favor disso é o mesmo que lutar pelo direito de andar sem o cinto de segurança. Por isso eu prefiro andar na velocidade que acho adequada ao ambiente que estou passando. E se eu for pego correndo e perder minha habilitação, que eu não venha aqui ficar de mimimi, pois é consequência da minha irresponsabilidade!

Abs!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por doug01n » 15 Ago 2011, 20:34

Concordo em partes... algumas estradas como a Castello, Bandeirantes, e algumas poucas poderiam ter limites maires sim, mas imaginou um opalão 74 com motor 6 canecos, soltando 3 toneladas de carbono por bombada no acelerador, com aquelas bandejas enferrujadas, escape caindo, barra de direção corroída numa estrada destas, numa velocidade destas?

Até poderia não dar nada. Se não fosse uma pecinha comum em 90% dos carros e motos que fica em cima do banco dianteiro esquerdo, atrás do volante: o BRASILEIRO.

Aí voltamos naquele tópico que lancei sobre as auto-escolas e Detrans... Eles ensinam mesmo? Eles te preparam pra pegar uma Auto-Bahn alemã e xuxar o pé num Mercedes com 430cv de potência? O que o brasileiro gosta, infelizmente, é de aparecer!

Não digo que está certo o que vc fez, msfazer... mas uma coisa vc fez corretamente: não expôs mais ninguém além de você em risco. Se vc atropelar uma saúva a 230km/h e sair estilingado da moto, quicando a 50m/s, virando um saco de pele que contém pó de osso, isso não seria problema de mais ninguém além de seu. (ops, esqueci do trânsito que ia causar no local... :gargalhada: ).
Administrador

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por msfazer » 15 Ago 2011, 21:05

Pois é Doug... o difícil é dizer se realmente fiz qq coisa que se aproximasse do certo nessa situação. Eu diria que estava 100% errado, mas..... errei conscientemente.

Não acredito na ladainha que os "pilotos" das SS costumam dizer de "eu me responsabilizo pelos meus atos". Depois de causar algum dano irreversível, não dá pra vc se responsabilizar por nada....

Mas o que eu quis propor foi que partíssemos do ponto de vista do Zero: Quem não erraria em condições semelhantes?! Vc não precisa ir a 200km/h, basta ir a 135 que vc já tá errado!

Abs!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por kablack » 15 Ago 2011, 21:46

...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 15 Ago 2011, 22:21

como eu disse outro dia, EU ADORO ESTE FÓRUM!!!!

cara, em outros fóruns (vários) que vejo por aí (sem nomes) acontecem sempre duas coisas;
1) primeiro, "o pau quebra", infelizmente as pessoas perdem até a noção de respeito com os companheiros motociclistas
2) as discussões costumam ser altamente superficiais e infantis.... eu tô vendo que aqui a "banda tá tocando" um pouquinho diferente.....

show galera!!!! abraços a todos....
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Helano » 17 Ago 2011, 21:32

É amigos,

Infelizmente mais dois motociclistas que se vão por causa da velocidade nas estradas.... mas o que me chamou atenção e que tem 100% de relação com o que estávamos a discutir aqui, foi justamente o fato de terem ceifado a vida de um tranquilo senhor de 58 anos de idade que estava tranquilamente viajando com o seu humilde Palio 1.0

Pergunta; e se fosse o pai de vocês naquele Palio? Vocês continuariam achando legal o fato de motociclistas estarem em alta velocidade na estrada? Reflitam galera!!!!

Segue cópia do post na íntegra e com as devidas referências às fontes;

===========================================================================

Fonte: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=27122" onclick="window.open(this.href);return false;
O acidente foi na BR 282 em Cunha Pora

O grave acidente ocorreu na tarde de sábado (13), as 16h20, na BR 158, Km 104,5, no município de Cunha Pora/SC. Foi uma colisão frontal envolvendo 01 Pálio, placas de Cunha Pora/SC e 02 motos. Uma Susuki 750 cilindradas, placa de São Carlos/SC e uma moto Honda 1000 cilindradas, placa de Caçador/SC. O condutor do Pálio Alceu Menin, de 58 anos, o condutor da moto Susuki, Giovan Roger Heinen, de 25 anos e Fausto Werlang, de 30 anos, condutor da moto Honda, morreram no local do acidente.

Fonte: PRF Maravilha


Eles tavam aqui na minha cidade, em São Miguel do Oeste, visitando os amigos do motogrupo Cães do Asfalto. Ao que consta, os motociclistas forçaram uma ultrapassagem em uma carreta, aa suzuki abriu antes, bateu de frente com o palio, que "atravessou na pista" e qdo a cbr tirou p/ passar tbm, deu no lado do palio... a estrada eh boa, longas retas, pista larga e boa visibilidade... há um clima geral de consternação aqui na regiao, pois ambos eram muito ativos na sociedade e no meio motociclístico...

fotos do acidente:

http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/g ... carro-mata" onclick="window.open(this.href);return false;

Essa é um pouco mais forte, mostra o piloto da cbr ainda em cima da moto... algo bem estranho... realmente forte...

http://2.bp.blogspot.com/-hDB0kU8meSc/T ... 3+m+CP.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Fonte: http://www.peperi.com.br/home.php?menu=noticia&id=5368" onclick="window.open(this.href);return false;
Polícia Rodoviária Federal pediu que motociclistas reduzissem a velocidade antes do acidente Cunha Porã

A informação é do patrulheiro da PRF de Maravilha, NERI MOCELIN.

Cinco quilômetros antes do acidente, os dois motociclistas passaram em alta velocidade pelo patrulheiro MOCELIN, que pediu para ambos diminuírem a velocidade. De acordo com os policiais, a primeira motocicleta bateu no automóvel, que rodopiou sobre a pista e foi colhido pela segunda motocicleta. Os três envolvidos morreram na hora. FAUSTO WERLANG morava em Caçador há aproximadamente quatro anos e era fiscal do Conselho Regional de Farmácia. Os velórios e sepultamentos dos motociclistas aconteceram em São Carlos.

Motocicletas “ensanduicharam” automóvel em acidente com 3 mortos

Os três motoristas do Pálio e das duas motos morreram. A colisão frontal ocorreu no quilômetro 104 da BR 158 e foi acidente mais grave do final de semana em Santa Catarina. ALCEU MENIN, de 58 anos, motorista de um Palio de placas de Cunha Porã, era agricultor, e morava na Linha Secchi. Ele era muito conhecido e em razão do falecimento, ontem, foi suspensa uma festa programada na comunidade.

Outra fotos deste crime. Sim, crime!!! Causado por dois homicidas usando as motos como armas!!!! --> http://www.fm101.5palmitos.com.br/?pag= ... r&cod=3470" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por Hugo Falcão » 17 Ago 2011, 22:22

Imagens do acidente trágico :(

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: http://www.seinsinuando.com/?p=18688#more-18688" onclick="window.open(this.href);return false;

Lamentável!! :batecabeca:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por kablack » 17 Ago 2011, 23:09

O pior é que não é um acontecimento isolado.

Estas imagens ocorrem 30.000 vezes por ano no Brasil.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

_ZERO_CALL_
Visitante
Visitante

Re: Velocidade X Prudência X Leis

Mensagem por _ZERO_CALL_ » 17 Ago 2011, 23:47

Me ausentei do forum por uns dias e quando voltei vi todos esses posts inclusive essas imagens terriveis...

Realmente lamentavel esse acidente e independente de qualquer coisa, três vidas se foram...

Eu gostei dos comentários do msfazer... ele expor varios pontos que eu estava tentando colocar...

E sem me alongar muito, gostaria de fazer uma observação... todos os vídeos postados aqui foram em rodovias/estradas de mão dupla... eu acho que andar acima de 100 km/h nessa condição é suicidio... aliar a má condição/conservação das estradas com a educação dos motoristas brasileiros é o mesmo que pedir pra dar m****...

Responder