Moto-escola - Ensinam realmente?

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Moto-escola - Ensinam realmente?

Mensagem por doug01n » 08 Ago 2011, 16:09

Zedd, vc que é instrutor de trânsito... vc sabe e ensina os alunos (na teoria) em como frenar corretamente. Você tem alguma previsão otimista de quando, e SE algum dia, teremos aulas práticas que realmente avaliam os candidatos a tirarem habilitação na modalidade A?

Sinceramente, fiz o curso, fui às aulas, e aprender a pilotar uma CG, sem poder acelerar nunca, nem trocar a marcha, fazendo aquele circuitinho mambembe, DEFINITIVAMENTE não vai ensinar ninguém a frenar nem que precise.

Sei que isso tem que ser alterado na legislação primeiro, pra depois ser colocado em prática... tem todo um sistema... Mas ainda assim, fico indignado. :(
Administrador

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por Zedd » 08 Ago 2011, 16:26

Caro doug

Sou Papiloscopista da Policia Civil do Estado de São Paulo que é minha atividade principal, trabalho em plantões, sendo acionado quando necessário. Fora isso trabalho na 224ª Ciretran (Detran) de Aparecida a 13 anos, encarregado do setor de veiculos. Como "bico" sou instrutor de transito para cursos teóricos de primeira Habilitação e também sou examinador de transito da minha cidade e já fui membro da JARI...ufaaa.

Quanto a sua pergunta, realmente não se aprende a pilotar motos em auto escola, um percurso fixo, sem condições adversas, onde o aluno aprende apenas a ter equilibrio da moto, não contanto com as surpresas que nós motociclistas encontramos no dia a dia. Quanto ao conteudo do curso é muito fraco e por demais extenço a sua duração. Nas minhas aulas (Legislação de Transitoe Direção Defensiva) procuro passar o conteudo necessário para os alunos passarem na prova escrita, mas além disso levo para dentro da sala de aula outros conteudos mais práticos que teóricos aos alunos, entre eles, o uso correto do freio na motocileta, a responsabilidade do condutor de veiculos.
Infelizmente, a maioria desses alunos são muito jovens (18 a 21/22 anos) e o que eles querem é a tão sonhada CNH (permissão) não se preocupam em adquirir conhecimento, estão pouco se lixando para as leis de transito e querem mesmo é empinar motos e praticar rachas, se exibir nas ruas. Logicamente que não são todos, graças a Deus, mas é isso que eu sinto hoje.

aqui neste pais ainda impera a mentalidade do "errado é que está certo" o "errado é que é bonito" o pior é que não existe uma fiscalização severa por parte do poder publico.

enquanto isso os acidentes de transito só aumentam a cada dia.

lamentável e triste
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Helano » 08 Ago 2011, 23:31

Pessoal,

Como surgiu um novo assunto (muito interessante por sinal), movi as mensagens para este novo tópico ok?

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por kablack » 09 Ago 2011, 00:00

É isso aí.

Infelizmente vivemos num estado cartorial e pró-forma.

Se carimbarem sua CNH você está apto a pilotar ou dirigir.

Se você for atropelado por um açougueiro como o nosso amigo Leco22 foi eles carimbam o seu atestado de óbito.... e o moedor de carne segue o seu curso.

O importante é arrecadar.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Helano » 09 Ago 2011, 06:51

boa kablack, pô cara gosto muito dos seus comentários; simples, objetivos e claros!!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Savério » 09 Ago 2011, 09:28

Na minha opinião agora q vai ficar mais o arroz com feijão, não tenho certeza mas saiu um comunicado, o Zedd talvez possa explicar melhor, mas as auto escolas q tiverem um índice de reprovação maior q 50% não poderão continuar dando aula, ou algo do gênero... se for isso mesmo ai q os caras vaum continuar insistindo nas aulinhas repetitivas.

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Zedd » 09 Ago 2011, 10:51

Não fiquei sabendo de nada Saverio, mas acho improvável que uma auto escola tenha mais de 50% de reprovação, mesmo porque, os percursos são fáceis. Na minha modesta opinião a culpa é do governo que tenta tapar o sol com a peneira, as auto escolas apenas cumprem o que o governo manda. As pessoas acham que dirigir ou pilotar é somente dar partida na máquina e sair andando, isso qualquer um faz, não levam em consideração suas obrigações como condutores de veiculos e sua responsavilidade para com os outros. Li aqui num certo tópico que um rapaz disse ter permissão para votar com 16 anos mas não pode dirigir, mas se esqueceu de dizer tambem que menores de 16 anos ao volante não respondem por crimes de transito como é o caso dos EUA e Japão onde os menores são responsabilizados criminalmente.
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

PAULO ROCHA
Visitante
Visitante

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por PAULO ROCHA » 09 Ago 2011, 11:09

Doug

Sempre questionei a mesma coisa...
O problema ñ é somente na cat. A, me responda qual condutor c/ PPD B que possui capacitação
para circular em rodovias? Falta de preparo também é a causa de muiiiitos acidentes, não somente
a imprudência, alcool x direção, má condições das vias, etc...

Vejo um ponto positivo nos foruns e clubes de motociclistas: o uso correto de suas "maquinas"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Kakko » 09 Ago 2011, 11:27

Minha opinião quase sempre permeia neste e em outros tópicos.....

Resumindo em uma palavra EDUCAÇÃO e BERÇO ...que seria o ponto principal para disseminar para outros campos da sociedade, ou seja.....

Respeito ao próximo........respeito às leis........ter dissernimento e bom senso em relação às mais diversas situações.

É um problemão onde todos fazem parte......cidadãos....autoridades.....e aqueles que querem ser autoridade... ( outro dia fui multado por um policial rodoviário que "achou" que eu estava trafegando pelo acostamento ) qdo na verdade eu não estava....estava apenas encostando para averiguar um detalhe que outor motoristas estavam acenando pra mim...a chave estava no bauleto... ) é foda....fiquei p da vida !! :pdavida:

façamos nossa parte e procuremos disseminar o bem...o conhecimento...a educação :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por doug01n » 09 Ago 2011, 11:46

Aí entramos num outro vespeiro... o da CORRUPÇÃO!
Aqui em SP - capital - é claro, óbvio e ululante a formação de MÁFIAS no DETRAN-SP, auto-escolas e avaliadores que exigem (não é aceitam, é EXIGEM mesmo) propina para aprovar os candidatos.

Cansei de ver alunos fazendo o percurso tosco e idiota que é exigido de forma excepcional. Sem uma bambeada, sem um pezinho no chão, sem NADA que tiraria a aprovação dele. O que acontece? O cara vai lá e enfia 3 erros no prontuário de avaliação do sujeito e ele é reprovado. Há como recorrer? NÃO. A não ser que vc tenha gravado tudo em vídeo. com alta resolução e que não tenha uma titubeada mesmo.

Aí na sua reprovação, o instrutor prático da auto-escola já vem falando: é.... É complicado, mas tem um "esquema"...

R$350,00 na mão do instrutor, e vc pode empinar, queimar faixa, engatar a terceira, deixar a moto morrer, até atropelar o fiscal, que o seu exame está aprovado. A seleção já é feita diretamente na inscrição. O instrutor avisa quem pagou e quem não pagou. O coordenador do Detran faz um rabico em forma de minhoca entre a 2 vias do formulário. O avaliador que fica com a sua ficha no final vê as marcas e nem acompanha o seu exame.

Todos que não pagaram são reprovados? NÃO. De cada 10, uns 2 passam, para não darem brecha pra investigações.
Todos os fiscais são corruptos? ABSOLUTAMENTE NÃO. Infelizmente não tive a chance de conhecer nenhum limpo ainda. (não pessoalmente. Pessoas como o Zedd são os caras que deveriam tomar conta do negócio, mas os caras de pau não dão a cara pra bater em foruns e outros locais para discussão).

Até quando isso vai continuar? Em terra brasilis, acho que será muuito difícil, mesmo a longo prazo, isso deixar de existir.

Desabafo a parte, é uma indignação que carrego sempre, e gostaria de compartilhar com os amigos.
Administrador

Responder