Moto-escola - Ensinam realmente?

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Kakko » 09 Ago 2011, 11:51

doug...essa questão da corrupção para pasar em exame depende de uma séries de "coisas"....tem cidade que não tem choro...repetiu...paga e faz novamente...e vai pagando até passar rsrs
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Zedd » 09 Ago 2011, 13:48

Nossa............obrigado pelo elogio doug01n
conheço os examinadores da minha cidade e tenho certeza que são honestos
mas todos sabem que tem esquema em cidades grandes e algumas do interior do estado
...
lamentável
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por doug01n » 09 Ago 2011, 14:01

Aqui em SP eh exatamente o oposto. Infelizmente. Aqui você paga o reexame e bomba novamente, ate dar sorte de ser a amostra que passa, ou entrar no esquema.

Simplesmente revoltante.
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Savério » 09 Ago 2011, 16:16

aqui tem até aluno q paga instrutor pra não fazer aula, o instrutor fica dando voltas com a moto q era pra estar com o aluno pra constar a quilometragem na planilha dele, ai "ninguém" desconfia. :batecabeca:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por doug01n » 09 Ago 2011, 16:30

Aqui em SP, tem até que botar a digital no sistema, identificando o dia e a hora que o cabra começou e terminou a aula. Resolve? NÃO!

O instrutor dá entrada em um computador que está 2 horas atrasado, e muda o leitor de digitais para um outro computador, que está no horário correto. Os dados são transmitidos ao Detran e registram que o aluno teve aula por 2h.

Ah, outra bizarrice: O Detran exige 15h de aula, das quais 3h têm de ser noturnas. O local (Shopping Aricanduva) não permite aulas após as 18h! Como fazer? Vide esquema acima.

Reforço: INDIGNADO!!! :pdavida:
Administrador

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por Zedd » 09 Ago 2011, 16:33

Só uma correção doug, são 20 horas aula sendo 4 noturnas...vc está bem por dentro das maracutaias ai
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por doug01n » 09 Ago 2011, 16:42

Estou sim Zedd... presenciei todas elas enquanto tirava minha habilitação A ano passado. Vi uma por uma... e com desgosto. A minha eram 15h exigidas, não sei se era porque era apenas inclusão de categoria (tenho B a quase 10 anos).
Administrador

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por mantabodyboarder » 09 Ago 2011, 17:13

doug01n

Antes o sistema não era online, então nem precisava trocar de máquina, os caras simplesmente iam lá e mudavam dia e hora do computador, registravam todas as aulas no mesmo dia e depois a pessoa que escolhia se fazia as aulas ou não...

Mas mesmo que fizessem as 20hrs aula exigidas, o que mudaria?
Esse exame não prova nada, só se o cara é uma mula que não sabe parar em pé com a moto.


Aqui em Sp o cabra faz meia dúzia de voltinhas em um circuito fechado, um por vez, com ambiente controlado e depois o instrutor tem a cara de pau de faalr: "olha sua cnh, agora voce já está apto a encarar Bandeirantes, Marginal, 23 de mail, Radial Leste, etc"

rafaelnetmail
Visitante
Visitante

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por rafaelnetmail » 09 Ago 2011, 17:31

Olá,

Infelizmente, posso falar com alguma propriedade a esse respeito. Tenho 18 anos, quase 19, e tento tirar a carteira desde junho de 2009. Comecei antes dos 18 pra agilizar, falei com o dono da auto-escola se era possível fazer isso, uma vez que já tinha a moto e não sabia andar e ele disse que era só uma questão de "Transferir as aulas "pra data correta.

Resultado, aos 18 fui fazer as aulas teóricas e resgatar minhas práticas e podem imaginar minha surpresa ao descobrir que minhas aulas práticas sumiram. "Mas, Rafa, vamos fazer assim, assina tudo de novo que nós damos um jeito", Já tendo feito as aulas fisicamente, não questionei.

Fiz legislação e, pouco tempo depois me ligam marcando a prova prática de moto, finalmente! Fiz e correu tudo bem, a prova foi estupidamente fácil pra alguém que já andava de moto pra cima e pra baixo há mais de 2 anos. Mas minha labuta nem tinha começado...

Resultado, 2 meses depois de cobranças quase diárias eles me contatam dizendo que era impossível concluir tudo, eu teria que " fazer as digitais ", a parte legal é que nesse momento ( Início de 2011) no site do DETRAN já constava o exame de 2 rodas como APTO, tendo estado no detran, feito a prova e constatado que foi tudo bem, eu fiquei super feliz imaginando que poderia prestar carro e pilotar estradas à fora com minha Viraguinho. Que nada...

Me foi dito que só precisaria fazer carro, questionei porque, afinal tinha feito moto só assinando os papéis e frequentando as aulas, não souberam responder. Pois bem... Façø faculdade em Aracaju e todo esse procedimento foi feito na Bahia para, em teoria, agilizar, não esperávamos que fosse dar isso tudo. Esperei até as férias do meio do ano já que sem as digitais diárias eles alegaram não poder fazer nada. O Detran exige 20 aulas, 75% diárias, 25% noturnas como o amigo Zedd disse, mas ele aceita ou me disseram que aceita com um número ligeiramente menor, a partir de 15 aulas se as noturnas tivessem sido feitas.

Pediram que eu só fosse até lá para colocar as digitais nos horários específicos, uma vez que eu já havia feito as aulas e isso iria não somente agilizar o processo como ajudar os outros alunos que precisavam de aulas. Fiz 20 aulas, e durante todo o processo, 20 dias especificamente, vi 2( DUAS!) pessoas tendo aula. A maioria esmagadora estava na mesma situação que eu, Não serei hipócrita e me excluir da cesta mas havia gente que estava nesse lenga lenga há 3 anos, laudos vencendo, polícia envolvida, enfim...

"Rafael, os instrutores não vieram confirmar suas aulas, infelizmente, só há 9 aulas computadas. "

Depois de algumas discussões acaloradas com direito a empurrões e um "incompetente!", me garantiram que em mais 11 aulas estaria tudo nos trilhos. 11 dias depois, adivinhem só... "Só há 14 aulas"... No fim, acabei fazendo 38 aulas pra ter minhas 20 computadas, fazer a prova de carro e finalmente só esperar a carteira, certo?

Errado...

Estando tudo pronto, sistema ok, auto-escola do inferno ok recebo um telefonema de uma moça super educada do DETRAN...

"Senhor Batista, eu gostaria de solicitar uma cópia dos seus documentos mais uma vez porque, devido a problemas internos, seus documentos acabaram sumindo do arquivo "

1 ano e meio até resolver tudo, agora eu espero os 15 dias de praxe pra poder finalmente obter a maldita CNH e poder buscar minha Té que empoeira numa garagem lá na Bahia.

Sei que, indo de acordo com todo o procedimento legal isso tudo teria sido se não mais rápido, passível de reclamações e talvez até um processo judicial, houve negligência de minha parte e não nego isso mas cheguei a conhecer casos de pessoas que gastaram por volta de 1000 reais com a auto-escola e quase quase 2000 "por fora ", teve um cidadão que tentou me vender gabarito de prova psicológica! Quando eu fui denunciá-lo, era sobrinho do dono. :palmas:

Depois de um longo post e várias mancadas de minha parte, fica a dica pro pessoal ingressando pra fazer sua CNH que é melhor fazer tudo de acordo com a Lei pra depois não estar na minha situação sem poder recorrer a justiça dependendo da boa vontade de uns ou outros.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: MOTO-ESCOLA ENSINA REALMENTE?

Mensagem por LMattosBS » 09 Ago 2011, 21:29

ofereceram para mim... 400 reais só não toca no cone ou cair.... ai não vejo faixa, setas, nada mais... Passei zerado não errei nada e economizei 400 reais...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Responder