Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
Galera, vou colocar um contra ponto...
Isso aqui é ensinado em cursos de pilotagem defensiva:
O cara mantém o corpo na vertical (90° com o chão), inclina a moto e tenta raspar a pedaleira.
Não sei explicar o motivo, mas já ouvi as duas abordagens. Percebo que, para velocidades mais baixas, essa técnica de pilotagem defensiva torna mais fácil manobrar a moto. Em situações, por exemplo, de contornar os carros no tráfego parado.
Mas confesso que nunca tentei fazer isso com a moto em velocidades mais altas (nesses casos, eu deito junto com a moto).
Vcs sabem dizer quais as diferenças?!
Peguei a foto em:
http://amaralinstrutor.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs!
Isso aqui é ensinado em cursos de pilotagem defensiva:
O cara mantém o corpo na vertical (90° com o chão), inclina a moto e tenta raspar a pedaleira.
Não sei explicar o motivo, mas já ouvi as duas abordagens. Percebo que, para velocidades mais baixas, essa técnica de pilotagem defensiva torna mais fácil manobrar a moto. Em situações, por exemplo, de contornar os carros no tráfego parado.
Mas confesso que nunca tentei fazer isso com a moto em velocidades mais altas (nesses casos, eu deito junto com a moto).
Vcs sabem dizer quais as diferenças?!
Peguei a foto em:
http://amaralinstrutor.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs!
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
Acredito que tombando só a moto você diminui o pêndulo, e diminui também o tempo que se leva pra mudar de direção (tombar a moto pro lado), permitindo mais agilidade mesmo.
Já se você deitar o corpo todo junto você puxa o centro de gravidade mais pra dentro da curva, te permitindo uma aceleração lateral maior - ou uma curva com velocidade mais rápida.
Eu queria entender quando jogar o corpo pra frente e pra trás numa trail, alguém tem alguma dica?
Abraço!
Já se você deitar o corpo todo junto você puxa o centro de gravidade mais pra dentro da curva, te permitindo uma aceleração lateral maior - ou uma curva com velocidade mais rápida.
Eu queria entender quando jogar o corpo pra frente e pra trás numa trail, alguém tem alguma dica?
Abraço!
- C Freitas
- Participativo-
- Mensagens: 308
- Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
- Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais
Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
Ms e mauricio leiam o artigo:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=32&t=745
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=32&t=745
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
Obrigado C Freitas, eu já baixei! Só me falta parar um pouco e efetivamente LER, mas a falta de tempo tá difícil!
Abraço!
Abraço!
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem
po galera legal as fotos e links...
depois de um mes e meio com a motoca pude tirar minha conclusoes e experiencias...
esta questao de deitar realmente quando a curva eh feita com uma rotaçao e velocidade boa não tem erro é so tombar que ela vaii.. agora quando esta em baoxa velocidade sinto um certa dificuldade/medo de tombar na curva.. ai acabo deixando o corpo mai ereto..
obrigado pelas dicas e ate o salão das duas rodas
depois de um mes e meio com a motoca pude tirar minha conclusoes e experiencias...
esta questao de deitar realmente quando a curva eh feita com uma rotaçao e velocidade boa não tem erro é so tombar que ela vaii.. agora quando esta em baoxa velocidade sinto um certa dificuldade/medo de tombar na curva.. ai acabo deixando o corpo mai ereto..
obrigado pelas dicas e ate o salão das duas rodas