Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Savério
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por Savério » 22 Ago 2011, 09:52

blz ;) entendido C Freitas :joinha:

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por msfazer » 22 Ago 2011, 15:25

Galera, vou colocar um contra ponto...

Isso aqui é ensinado em cursos de pilotagem defensiva:
Imagem
Imagem


O cara mantém o corpo na vertical (90° com o chão), inclina a moto e tenta raspar a pedaleira.

Não sei explicar o motivo, mas já ouvi as duas abordagens. Percebo que, para velocidades mais baixas, essa técnica de pilotagem defensiva torna mais fácil manobrar a moto. Em situações, por exemplo, de contornar os carros no tráfego parado.

Mas confesso que nunca tentei fazer isso com a moto em velocidades mais altas (nesses casos, eu deito junto com a moto).

Vcs sabem dizer quais as diferenças?!

Peguei a foto em:
http://amaralinstrutor.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por ghamauricio » 22 Ago 2011, 15:44

Acredito que tombando só a moto você diminui o pêndulo, e diminui também o tempo que se leva pra mudar de direção (tombar a moto pro lado), permitindo mais agilidade mesmo.
Já se você deitar o corpo todo junto você puxa o centro de gravidade mais pra dentro da curva, te permitindo uma aceleração lateral maior - ou uma curva com velocidade mais rápida.


Eu queria entender quando jogar o corpo pra frente e pra trás numa trail, alguém tem alguma dica?

Abraço!

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por C Freitas » 23 Ago 2011, 01:39

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por ghamauricio » 23 Ago 2011, 09:04

Obrigado C Freitas, eu já baixei! Só me falta parar um pouco e efetivamente LER, mas a falta de tempo tá difícil!

Abraço!

tfrazatti
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Dicas de pilotagem

Mensagem por tfrazatti » 25 Set 2011, 21:12

po galera legal as fotos e links...
depois de um mes e meio com a motoca pude tirar minha conclusoes e experiencias...

esta questao de deitar realmente quando a curva eh feita com uma rotaçao e velocidade boa não tem erro é so tombar que ela vaii.. agora quando esta em baoxa velocidade sinto um certa dificuldade/medo de tombar na curva.. ai acabo deixando o corpo mai ereto..


obrigado pelas dicas e ate o salão das duas rodas

Responder