Pilotagem Segura - Dicas de como pratica-la

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Pilotagem Segura - Dicas de como pratica-la

Mensagem por msfazer » 22 Jul 2011, 17:56

Galera.... Minha intenção não é ofender ninguém, mas propor uma nova forma de pensar. O post vai ser longo, mas vale refletir! Moderas, procurei e não achei nada parecido. Se quiserem juntar com outro tópico, à vonts!

Esse lance de queda... dois tipos de motociclistas... realmente existem 2 tipos de motociclistas:
1- Os que entendem os riscos de pilotar uma moto e assumem para si a responsabilidade de evitar os erros de terceiros.
2- Os que ficam a vida toda se lamuriando a cada queda, porque o motorista do carro mudou de faixa sem dar seta, furol luz vermelha, o pedestre atravessou fora da faixa.... tem milhões de motivos, e a culpa nunca é nossa, sempre dos outros!

Com a Ténérézinha eu ainda não caí. E assim espero continuar. Mas com TODAS as minhas outras motos eu caí... Pelos mais variados motivos.
Uma dona saindo da garagem igual uma doida já me derrobou com a minha ex-XR200.
Uma bixinha varando farol vermelho me pegou com minha ex-Fazer 250.
Um imbecil numa contra-mão de um acesso da Av. 23 de Maio me pegou (isso mesmo, contra-mão na 23 de maio aqui em SP!!!) com a minha Fazer 600.
Com minha ex-CBR 450 SR eu fui jogado na calçada do outro lado da rua por um caminhão todo fodido, sem seta nem nada, numa conversão proibida que ele fazia à esquerda.
Uma vez um distraído falando ao celular e trocando o CD no carro me mandou ao chão com minha ex-Tornadinho...

Por sorte, nunca me machuquei mais que alguns ralados e umas torções...

Mas nesse último que citei, da Tornado, eu vi, antes de passar do lado do carro, que o cara tava fazendo tudo isso. E assumi o risco, "achei que dava tempo"! E é aí que mora o problema! Temos de entender que o risco é todo nosso e que, pro motorista do carro, vai ser só um risco na lataria. Ele vai descer, pedir desculpa, justificar que "eu pensei que marte era verde!" e vai embora. Normalmente, nem o prejuízo vai querer pagar.

Assumam a responsabilidade de evitar acidentes! Lembrem-se que o motociclista NUNCA tem a preferência. Nossa preferência é chegar em casa inteiros, num pedaço só, hehehe!

A mudança tem pouca influência técnica. É muito mais comportamental! Mas falando em técnicas, aí vão algumas dicas:

- Equipamentos de segurança são essenciais! Um item frequentemente negligenciado é o protetor de coluna que eu, particularmente, considero como o segundo item mais importante, perdendo apenas para o capacete. Jaqueta, calça, botas e luvas são importantíssimos. O calor não é justificativa para não usa-los, há equipamentos próprios para utilização em climas quentes.

- Cheque frequentemente o estado da sua moto: freios, óleo do motor, iluminação, pneus, basicamente. Esses itens são responsáveis por te manter em pé, fazer a moto funcionar, os outros veículos conseguirem te enxergar e parar a sua moto antes do muro ou para-choques do caminhão a sua frente!

- Não assuma o risco de velocidades muito acima dos veículos que estão ao seu redor. Basta um carro fechar o corredor para um acidente acontecer. A 30km/h, vc se machuca o suficiente para não querer viver uma situação dessas.

- Procure PERCEBER o ambiente. Por exemplo: Nas proximidades de Shopping Centers, Mercados, etc, há a possibilidade de haver pedestres atravessando em locais de pouca visibilidade, motoristas destraídos indo buscar os filhos no cinema, taxistas que podem mudar de faixa a qualquer momento para pegar um passageiro... Isso tudo é risco! Diminua a velocidade nesses ambientes. Em região de escola, nem precisa citar que temos de diminuir a velocidade, né?!

- Use equipamentos de segurança!

- Entenda a limitação da SUA PERÍCIA! Se você não sabe empinar, deixe isso para os jovens, hehehe! Se vc não sabe fazer uma curva como o Giacomo Agostini, não tente!

- No trânsito urbano, não use os dois dedos no freio dianteiro. Essa técnica é utilizada em CORRIDAS, onde o piloto DOSA a frenagem, sem diminuir a aceleração. Para o trânsito urbano, deixe a mão toda no acelerador. No caso de uma frenagem de emergência, use os QUATRO (4) dedos para frear. Dessa forma, você irá soltar o acelerador, diminuindo mais ainda a velocidade.

- Sua moto é uma moto. Conforme-se com isso. As compras do mês não devem ser carregadas lá.

- E não esqueça seus equipamentos de segurança...

- Antes de subir na moto, tenha em mente o trajeto que você vai fazer até o seu destino. Não mude de idéia no meio do caminho. Esse comportamento, além de mudar o seu teor de concentração no que realmente é importante, podem te fazer ficar indeciso por alguns preciosos segundos, que são o suficiente para você sofrer uma queda.

- Não confronte motoristas de outros veículos. Alguns são malucos o suficiente para jogar o carro em cima de você. Outros podem ser até pior que isso...

- Frequente um curso de pilotagem defensiva antes de pensar em pilotagem esportiva. E tente, se possível, fazer os dois!

- Prudência é a palavra de ordem. Nunca ache! TENHA CERTEZA!

- Lembre-se dos animais! Você pode cruzar com um animal grande numa estrada ou um gato na cidade. Os dois vão te levar pro chão. E se vc for como eu, um amante dos bichos, vai ficar algumas semanas com peso na consciência de ter matado um!

- E só para finalizar, em hipótese alguma esqueça seus equipamentos de segurança!

Acidente vira acidente qdo vc pensa e age assim! Não rotina.... LEMBRE-SE! A MUDANÇA DEVE SER ESSENCIALMENTE, COMPORTAMENTAL! NÃO EXISTE UMA TÉCNICA 100% ASSERTIVA QUE TE AJUDE A EVITAR ACIDENTES!

Óbvio, aqui abordei alguns poucos aspectos de um universo muuuito complexo, cheio de variações e dificuldades.

E claro, fiquem à vontade para acrescentar suas dicas!

Abs!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Pilotagem Segura - Dicas de como pratica-la

Mensagem por Helano » 22 Jul 2011, 20:11

msfazer

legal teu post, eu apenas movi para a sessão correta ok? :palmas:
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Pilotagem Segura - Dicas de como pratica-la

Mensagem por C Freitas » 22 Jul 2011, 21:52

Muito bom!!
Lembrando que nos fins de semana, nos horarios de fim de noite, saída de baladas, shows, etc, tudo piora por conta do alcool... É uma lástima, mas ainda não há lei que acabe com esses loucos. Sai um pouco antes, ou depois. Corra menos risco e mantenha a distância. Olhos atentos e mãos firmes!
Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Pilotagem Segura - Dicas de como pratica-la

Mensagem por Savério » 23 Jul 2011, 11:09

perfeito, sem tirar nem por ;)

só vou fazer uma ressalva... levo a compra do supermercado na moto :D mas não faço pro mês hehehe vou várias vezes por mês e vai tudo bonitinho dentro do baú :D

Responder