Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Helano » 15 Jan 2011, 20:14

Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Imagem
Sei que a foto acima não é nada agradável de se ver, ainda mais se você, assim como eu, conseguir refletir que nada impede de, a qualquer momento, qualquer de um de nós sermos a vítima de um acidente tão grave ou até pior que este (Deus nos livre disto!!!). Pior ainda se você for um pouco mais atento e observar a quantidade de sangue que tem na lataria e ao redor do veículo. Pois bem, meus caros, a intenção desta foto foi esta mesmo, chocar! Acordar você para o fato de que o nosso trânsito está cada dia mais crítico, cada dia mais "Selva", e é disto que quero falar neste texto, segurança no trânsito.

Qualquer veículo (automóvel, motocicleta, barco, avião, o que for) quando é produzido, em seu projeto existem vários itens que são planejados para atuarem proporcionando o maior nível de segurança possível aos seus ocupantes em caso de acidentes. Justamente neste momento é que aparece a diferenciação entre a Segurança Ativa e a Segurança Passiva. A segurança ativa busca soluções para evitar que o acidente ocorra e a segurança passiva busca soluções para minimizar as consequências do acidente quando ele já aconteceu. Tomando como exemplo um automóvel:

Segurança Ativa: faróis, lanternas, freios, amortecedores, espelhos retrovisores, buzina, limpadores de para-brisa etc.

Segurança Passiva: cinto de segurança, encosto de cabeça, airbags, barras de proteção nas portas, para-brisas laminados etc.

Porém meus amigos, permitam-me tentar esclarecer o acidente destas fotos. Trata-se de um retorno, na cidade de Curitiba-PR, para entrar na via contrária, local onde a velocidade máxima permitida (e devidamente sinalizada) é de 30 km/h. A moto envolvida neste acidente é uma Suzuki GSX 750cc, um veículo que facilmente atinge 100 km/h, apenas na primeira marcha (isto em poucos segundos) e que chega tranquilamente aos 200 km/h. Nesse acidente, ela estava sendo conduzida por um jovem rapaz de apenas 22 anos de idade, que obviamente e infelizmente faleceu em tão grave acidente. O condutor do automóvel teve apenas ferimentos. Pergunto aos senhores(as); será que a segurança ativa e/ou a segurança passiva dariam algum resultado efetivo neste caso? Tenho a impressão que não!!!

O que evitaria um acidente como este e vários outros que acontecem por aí é o que se costuma chamar de direção defensiva e que eu costumo chamar como atitude salva-vidas.

Pensando ainda neste acidente:

1) Se o condutor da motocicleta tivesse a consciência do veículo que tinha em mãos e tivesse respeitado o limite da via (30 km/h) será que isto teria ocorrido? Ou ainda, se ocorrido, será que ele viria a falecer?

2) Se o condutor do veículo fosse um pouco mais atento e tivesse visto ou até mesmo ouvido o ronco da moto (que não é nada silenciosa) não teria feito alguma coisa para evitar a colisão?

Não quero fazer nenhum juízo de valor sobre quem estava certo ou errado em tal acidente, mas sim levar vocês a refletirem um pouco. Torço sinceramente para que todos nós (me incluo nisto) ao sentarmos diante do volante (ou guidon) de nossos veículos, adotemos uma postura de cautela, de atenção, de prudência, de sensibilidade, de inteligência, de amor pela vida etc. Muitas vezes ficamos tão apegados à correria do nosso dia a dia que não conseguimos tirar 5 segundos de nossas vidas para simplesmente pensar em "vou tentar não me acidentar e dirigir com cautela". Faço isto desde antes de ter tirado minha habilitação, pois dirigo desde os 13 anos (abafa o caso!) de idade e até hoje deu certo, nunca tive nenhum acidente grave, nunca quebrei um osso sequer. Tenho a impressão que se todos passarmos a agir assim e levarmos outros a fazerem o mesmo, situações como esta podem ser facilmente evitadas, sem precisarmos das tais segurança ativa e passiva. Por favor gente, pensem nisto, nossas famílias e pessoas queridas agradecem!!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 24 Ago 2011, 21:04
Cidade onde mora: Rio de janeiro
Localização: Rio de Janeiro

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Vinicius Brandão » 04 Set 2011, 16:28

Muito bom Helano.
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Hugo Falcão » 04 Set 2011, 19:39

E é bom lembrar...
Não apenas "nossas famílias e pessoas queridas agradecem" mas, todos os demais que estão ali, passando na mesma via, na mesma calçada... É bom lembrar que nossas atitudes têm reflexo não apenas nas nossas vidas mas, também, na daqueles que nem ao menos conhecemos! ;)

A chave de tudo???
BOM SENSO!

Bom senso é nada mais que o resumo do que Helano bem escreveu aqui acima!

Abraços e juízo!!! :joinha:

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por msfazer » 05 Set 2011, 15:37

Mto bom Helano!

Num curso de direção defensiva vc aprende que isso não tem quase nada a ver com técnicas, mas sim, mudanças comportamentais.

Cruzamentos, ultrapassagens, saída de semáforo, regiões com muitos pedestres, rodovias tranquilas, rodovias movimentadas... cada ambiente e circunstância sugere uma alteração na forma de se comportar.

Abs!

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por C Freitas » 05 Set 2011, 15:59

:ohhhhh: É isso aí!! Segurança e bom senso! :joinha:
Imagem

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Monteiro » 05 Set 2011, 22:22

ae gente , como colocou o Helano, o hugo, o msfazer e o c freitas, bom senso, reispeito as normas de trânsito é extremamente nescessário p/nossa segurança e p/ os demais; sofri um acidente idêntico a este, estava eu, feliz da vida c/ minha bros, c/ apenas 500kms rodados trafegando em uma quase reta, quando de repente um corsa retch cruzou as faixas continuas e c/ olho de gato e tudo mais em minha frente, e acreditem, ele ñ pode prosseguir c/ a intenção de cruzar pois no momento da infração dele , saira um onibus e impediu q ele continuasse... resultado, parou em minha frente... ñ pude ir p/ a contra mão pois vinham vários veículos, ñ pude ir p/ direita pois saira um buzão do ponto... então, freios acionados e SEM QUERER... manobra radical, andei de RL(só na roda da frente) e quando ia colidir, soltei os freios, dai a motoca baixou o fundo e "ejetei" ou seja, larguei ela então colidiu na porta do carona; reflexão: se eu estivesse andando rápido seria como a acidente acima!!! se o condutor do corsa ñ tivesse preguiça de fazer a rotatória que estava a +/- 30 metros a sua frente nada disso teria acontecido!!!
Imagem
pessoal, se tivesse todo esse espaço da foto na hr da colisão, eu teria desviado e não haveria a tal colisão;
é que o safado queria retirar o veículo do local, então tive que puxa-lo pela camisa dizendo a ele p/ deixar o mesmo no local, mas ainda assim ele desceu um pouco o veículo!!!
respeitem as normas de trânsito!!!
Editado pela última vez por Monteiro em 17 Abr 2012, 23:05, em um total de 4 vezes.
R.MONTEIRO

Daniel3006
Visitante
Visitante

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Daniel3006 » 06 Set 2011, 15:03

Dirigir defensivamente (ou preventivamente..) observando tudo e todos ao seu redor.
Utilizar a agilidade da moto para evitar e desviar de obstáculos.
Usar o bom senso e verificar qualquer sinal de perigo.
Paciência e concentração na pilotagem sempre!

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por wagner luiz » 25 Set 2011, 17:25

Vi esse video e gostaria de compartilhar com vcs!!!

http://www.youtube.com/watch?v=SXMNrYl7Xzk" onclick="window.open(this.href);return false;


:shock: :shock: :shock:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por Helano » 25 Set 2011, 17:54

dizem que imagens falam mais que mil palavras...... aí está uma excelente amostra disto...... valeu Wagner!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Segurança Ativa X Segurança Passiva X Atitude Defensiva

Mensagem por wagner luiz » 25 Set 2011, 18:28

Eu fiz um curso de direção defensiva na Valesul SA que foi ministrado pelo corpo de bombeiros, depois daquele curso eu fiquei duas vezes mais atento no transito, eu não fazia ideia como um corpo humano pode ficar depois de um acidente!

Devagar e sempre!!!

Atenção redobrada!!!

Certo ou errado, quem levará a pior sempre será o motociclista. :joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Responder