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MensagemEnviado: 09 Set 2017, 21:15 
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Registrado em: 23 Jul 2017, 17:50
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Cidade onde mora: São Paulo/SP
Essa é minha primeira postagem no fórum e resolvi criar o tópico pois após pesquisar o assunto não encontrei nenhum outro equivalente onde pudesse levantar essa discussão.

Venho de 2 anos pilotando uma scooter, que são fantásticas na cidade mas não nos levam a qualquer lugar como as Ténéré's. Há dois meses, realizei o sonho de comprar minha 250 e desde então já rodamos quase 2.000 km. Estou adorando pilotar a moto, mas passei por um sufoco recentemente que me deixou apreensivo para situações extremas, nas quais somos obrigados a freiar forte... Estava indo para o trabalho e seguia pelo corredor a 50 km/h quando de repente uma CG que estava a uns 10 km/h resolveu jogar para o corredor sem olhar nem sinalizar e me fechou. A distância era menor que de um ônibus (ficou como referência por ele estar parado à minha direita no momento) e fui obrigado a testar o limite do freio na Ténéré. Consegui parar em uma distância MUITO menor do que eu imaginava ser necessário e a colisão foi evitada.

Mas apesar do alívio fiquei incomodado com o fato de ter perdido a traseira durante a frenagem. A moto "rebolou" e foi tão rápido que nem sei explicar como não fomos pro chão. Acredito que se estivesse mais rápido talvez não conseguisse segurar a moto. Para ilustrar a situação, vejam esse vídeo de uma Lander freiando forte entre os minutos 7:55 e 8:15 -> https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ

Queria ouvir a opinião de vocês, é normal que em motos Trail ao freiar a traseira saia dessa forma? Tem algo que possa ser feito para evitar perder a traseira em frenagens fortes? O problema está no piloto, nos pneus, na ciclística da moto ou em algum outro fator?


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MensagemEnviado: 10 Set 2017, 10:36 
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Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
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Eu tb migrei de scooter para a Tenere. A primeira coisa, em qualquer moto, é aprender a frear corretamente com a combinação certa dos freios, e treinar isso antes de precisar. Vá para um estacionamento vazio ou similar e treine freadas de emergência para conhecer a reação da sua moto.

Sobre a Tenere especificamente:
Motos trail tem suspensão macia e de curso longo, portanto numa freada forte a frente "mergulha". Isso deixa a traseira leve, e pode perder aderencia do pneu. Acostume-se a inclinar um pouco o corpo para trás quando for frear forte, para manter mais peso na traseira. Isso vai ajudar a não travar tão fácil.

Os freios da Tenere são suficientes mas não são espetaculares. Acostume-se a usar freio motor. Nas scooters é quase inexistente, mas nas motos com câmbio convencional é muito importante usar. Tem que treinar até que seja natural reduzir uma marcha antes de ter que dar uma freada muito forte.

Eu já me acostumei, e nas poucas vezes que precisei "travar" a moto para evitar um acidente, o freio motor ajudou muito e tenho consciência de que se tivesse confiado apenas nos freios das rodas, teria batido.

_________________

Roberto "VILLA"


MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km


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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 12:24 
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Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
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Cidade onde mora: My House - SP
Amigo,

Isso acontece com qualquer moto.

_________________
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Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"


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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 16:05 
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Registrado em: 11 Jan 2015, 13:43
Mensagens: 676
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Capovila21,

Em uma freada forte e normal a traseira dar uma balançada nas trail como a Tenere isso é mais acentuado ainda pois como foi dito acima por ele ter um grande curso de suspensão a dianteira vai afundar bastante deixando a traseira muito leve.

Siga o que RMVilla disse e treine em um lugar vazio fazendo paradas cada vez mais agressivas gradualmente.

Alguns detalhes.
1- A traseira não pode estar bloqueada pneu arrastando não está freando se a roda travar deve ir modulando o freio traseiro e ir "mordendo" o mesmo.
2- Quem ando de bike certeza que já fez muito isso o famoso "contra esterço" a traseira aponta para um lado e vc com o guidão aponta para o outro isso se pega com treino e na hora do aperto vc acaba fazendo sem nem perceber.


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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 17:00 
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Registrado em: 10 Nov 2014, 21:08
Mensagens: 759
Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Qualquer moto sem ABS vai fazer isso, e quanto mais alta mais vc percebe... então treine muito e se prepare p isso.

E se vc aprendeu a pilotar assim, toma susto quando quer fazer de propósito e a moto com abs não deixa...

KANEKO escreveu:
C
2- Quem ando de bike certeza que já fez muito isso o famoso "contra esterço" a traseira aponta para um lado e vc com o guidão aponta para o outro isso se pega com treino e na hora do aperto vc acaba fazendo sem nem perceber.


Fato... fica no automático, igual contra esterço com freio dianteiro em curva fechada... vc só percebe que ta fazendo isso na hora que assiste o video kkk..


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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 21:02 
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Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
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Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Tem que saber dosar o freio traseiro. No começo tomei sustos assim também, pois freiava errado. Só treinando mesmo, lembrando que 70% da frenagem é no dianteiro. Tem q treinar muito essa frenagem, pra que nesses sustos fique automática. Eu passei a não usar otraseito um tempo, pq quando eu assustava, acabava pisando muito forte. Aos poucos fui usando de novo com o dianteiro, até que acostumei.

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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 21:05 
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Pra quem não treinou e descobriu isso depois de um belo tombo. [img]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170912/7ab78084babe2ba476a7c9f4543af049.jpg[/img]

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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 21:05 
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Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Tem que saber dosar o freio traseiro. No começo tomei sustos assim também, pois freiava errado. Só treinando mesmo, lembrando que 70% da frenagem é no dianteiro. Tem q treinar muito essa frenagem, pra que nesses sustos fique automática. Eu passei a não usar otraseito um tempo, pq quando eu assustava, acabava pisando muito forte. Aos poucos fui usando de novo com o dianteiro, até que acostumei.

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MensagemEnviado: 22 Set 2017, 08:55 
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Registrado em: 27 Jan 2017, 09:31
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Apenas repetir o que todos aqui já disseram: TREINO!!! até o negócio ficar no inconsciente... Freio motor ajuda muito também, se frear usando ele ou simplesmente não apertando a embreagem vai notar uma diferença brutal, ainda que muita gente saiba disso eu canso de ver vídeos de acidente onde a primeira coisa que fazem é apertar a embreagem. Quando aperta a embreagem libera a roda e a velocidade aumenta.


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