ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Aqui é o local onde ficarão todas as informações gerais a respeito do fórum. Também é o local para você tirar dúvidas sobre a utilização, enviar críticas, elogios ou sugestões.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por Helano » 13 Ago 2013, 11:03

Bem pessoal,

Como todos aqui sabem, desde o dia que o TénéréClub foi criado, nunca se fez questão de termos uma mera aglomeração de pessoas. Desde o dia que nasceu, o que se buscou foi ter um fórum sério e com um ambiente extremamente saudável, onde as pessoas se respeitam etc. Enfim, não vou me alongar nisto, pois todos já sabem "como a banda toca" por aqui.

Acontece que, pelo fato do fórum até hoje ter sido aberto para visitantes, observei que muitas das informações que são postadas aqui por membros do fórum, acabam se perdendo no meio virtual sem os devidos créditos. Já cheguei a ver o absurdo de um tutorial muito bem elaborado por um membro daqui, com fotos etc., ser totalmente copiado em outro fórum e sem ter sido sequer mencionada a sua origem.

Assim, como uma forma de privilegiar aqueles que já são membros e também sem fechar a porta para novos membros, pois o cadastro continua livre, preferi bloquear totalmente o fórum para visitantes. Desta forma, podemos no mínimo saber o e-mail, o endereço IP e a procedência dos acessos que estão sendo realizados e postados.

Sugestões, opiniões e críticas de cunho construtivo são bem vindas!!

Abaços, Helano!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por Radames Aragon » 13 Ago 2013, 11:08

Puxa, entendo a intenção, mas a internet é um "terreno selvagem" pros direitos autorais mesmos. Acho q isso só vai diminuir a capacidade de adesão de novos membros sem chegarem aqui pelos conteúdos.

Sei q não é uma decisão simples, mas acredito q o fórum aberto seja mais fácil de agregar pessoas do q o fechado.

Fica a idéia, vamos discutir positivamente. :thumbup:

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por tsbega » 13 Ago 2013, 11:36

Eu acredito que fechar para visitantes não vai impedir de "kibarem" conteúdo do forum sem os créditos, afinal não tem como saber se copiaram ou não os dados, mesmo sendo usuários registrados.

só vai impedir quem não quer se cadastrar de consultar o fórum, acredito que muita gente apenas lê o fórum sem participar.

fica ai minha opinião.
este negócio de copiar conteúdo sem darem os créditos é um problema sem solução na net
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
vrtex
Usuário
Usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 31 Ago 2011, 15:26
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por vrtex » 13 Ago 2013, 12:08

Também acho que essa medida não resolve o problema.
Apenas fecha e cria dificuldades para quem não é cadastrado, mas realiza visitas frequentes ao forum.
(Eu mesmo só me cadastrei após inúmeras visitas).
Desse modo deixa de ser um forum para ser um clube fechado.
Vinicius Rezende

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por cariocarj » 13 Ago 2013, 12:27

Helano, toda segurança é valida, mas acredito que a má índole, não impedirá de uma pessoa se cadastrar e mesmo assim, ser um pessoa de mau caráter. É claro que precaução nunca é demais. O Negócio e aumentar nossa segurança, evitando de colocar endereços no aberto, celulares, telefones, nomes de familiares, localização e etc...
Pois bandido nós temos em todos os lugares, o mau existe e não podemos ignorar!

abração Deus o abençoe!
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por Marcel MM » 13 Ago 2013, 12:30

O pessoal que fala em "criar dificuldades", na boa, que dificuldade há em se cadastrar?

É chato!

Pô, quem acha que é chato é o próprio chato! Daí vale até como filtro! :lol:
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por gerson » 13 Ago 2013, 12:55

Fala galera...
Isso é uma coisa que realmente tem que se discutir muito mesmo, mas com idéias e sugestões, bom...eu cheguei até aqui e conheci o club por uma simples busca, e após ler varios topicos adorei e me cadastrei, acredito que se tivesse fechado, eu não ia me cadastrar no club, é o que acontece com alguns sites que tem que se cadastrar primeiro, a não ser se alguem me indicar.
Valeu :wave: '
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por CORTELLINE » 13 Ago 2013, 13:47

Demorei muito pra me registrar e acompanhava o Fórum há muito tempo. Aprendi muita coisa e tirei muitas dúvidas, mas só me registrei quando assinei o contrato de compra da moto. Acho legal ser um Fórum aberto, mas se for pra manter a segurança e qualidade, concordo com o registro obrigatório. As vezes recomendo o Fórum para conhecidos e até pra algumas pessoas na rua pq sei que é fácil de pesquisarem por ser aberto. Se fechar, temos que contar que a adesão poderá ser menor...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por ivnn » 13 Ago 2013, 13:54

Helano,

Eu (e, aposto, a maioria) estou aqui porque é um fórum tecnicamente relevante, com bastante gente competente, sobre um assunto de meu interesse (motos, Tenere).

Ser um "fórum de gente séria, com ambiente extremamente saudável, onde as pessoas se respeitam" pode até ser um bônus e uma agenda pessoal sua. Mas não é por isso que eu estou aqui.
Helano escreveu: Acontece que, pelo fato do fórum até hoje ter sido aberto para visitantes, observei que muitas das informações que são postadas aqui por membros do fórum, acabam se perdendo no meio virtual sem os devidos créditos. Já cheguei a ver o absurdo de um tutorial muito bem elaborado por um membro daqui, com fotos etc., ser totalmente copiado em outro fórum e sem ter sido sequer mencionada a sua origem.
Coisa que, paradoxalmente, tornará esse tutorial muito mais relevante. Explico:

Por alguma razão das configurações do tenereclub, o google praticamente não indexa o site. Compare o retorno dessas duas buscas:

https://www.google.com/search?q=tenere+ ... uste+farol

https://www.google.com/search?q=site%3A ... uste+farol

Ou seja, com a referida cópia do tutorial, o autor pôde provavelmente divulgar de forma ampla a informação que levou tempo para elaborar, ainda que sem menção da autoria. Não ficou escondido num fórum que não aparece no google.

Quer dizer, o tenereclub já é prejudicado por não aparecer nas buscas. O sujeito compra a teneré, digita a dúvida no google, e resolve o problema no xtzforum, motoonline ou sei lá onde. E nem toma conhecimento da existência daqui.
Helano escreveu:Assim, como uma forma de privilegiar aqueles que já são membros e também sem fechar a porta para novos membros, pois o cadastro continua livre, preferi bloquear totalmente o fórum para visitantes.
Isso não me faz sentir nem um pingo mais relevante. Ao contrário, o ato unilateral de fechar o acesso aos anônimos, dissonante de minha opinião de como gostaria que o forum fosse conduzido, apenas reforça o quão irrelevante eu e minha opinião somos.
Helano escreveu:Desta forma, podemos no mínimo saber o e-mail, o endereço IP e a procedência dos acessos que estão sendo realizados e postados.
Isso é ruim porque não dá segurança alguma. Pode, nos desavisados, dar a SENSAÇÃO de segurança, que é o pior dos mundos. Daí fulano acha que tá safo no fórum fechado e expõe vulnerabilidades à bandidos.

Quando bandido consegue acesso via chip pré-pago ou rede aberta do supermercado ou SESC, você fará exatamente o que com o IP dele? E para descobrir quem foi que leu a informação que vazou? Ou quem viu as fotinhas da Te660, que na semana seguinte seria roubada na casa de sicrano?

Tem que se assumir que será público o que quer que seja postado aqui, seja o forum aberto ou fechado. A ilusão de segurança do forum semi-fechado é só isso. Uma ilusão. Eu, por exemplo, tenho conta em forum de vstrom, que é bem fechado, com um pseudônimo. Se eu consegui, qquer um consegue. E lá é mais fechado que aqui.

E não me faça rir com o argumento que "Ah, mas tem o email". Ontem mesmo abri um email extra, com outro nome, no gmail, só para me cadastrar num serviço no qual acho que venderão o cadastro. Email, qualquer um que saiba digitar <ctrl>-<shift>-N no chrome abre quantos quiser com qualquer nome em qualquer lugar.

Finalizando, acho que ao fechar (parcialmente) o fórum, a relevância técnica dele pode diminuir com o tempo. Gostaria de ver o contrário. Gostaria que fossem feitos os ajustes para que o google indexe bem o tenereclub, e que ele continue aberto, precisando cadastras apenas para postar. Assim teríamos um influxo maior de usuários anônimos, o que eventualmente implicaria em aumento dos cadastrados, e no aumento da relevância técnica pelo efeito de bola de neve.

O fechamento vai na direção contrária. Sem indexar nos serviços de busca, e fechando para que visitantes novos não possam apreciar o que temos aqui, logo logo estaremos tal qual um clube do bolinha.

Saudações.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: ACESSO NEGADO PARA VISITANTES

Mensagem por Kakko » 13 Ago 2013, 14:55

é ...( em poucas palavras ) fechar para visitantes talvez seja mais negativo que positivo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder