VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Aqui é o local onde ficarão todas as informações gerais a respeito do fórum. Também é o local para você tirar dúvidas sobre a utilização, enviar críticas, elogios ou sugestões.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Helano » 29 Jul 2011, 21:23

Caros amigos,

Estes dias estive navegando em vários tópicos e observei que o número de mensagens "off-topic" (fora do assunto do tópico) estava exageradamente grande. Para vocês terem uma idéia, teve tópico que tinha 40 páginas, que depois que eu excluí as mensagens "off-topic" baixou para umas 15 páginas.

Diante disto e aproveitando até uma crítica extremamente bem-vinda e construtiva do nosso amigo Rodlima, resolvi abrir este tópico para esclarecer a quem possivelmente ainda tenha dúvidas, os pontos abaixo. Preferi usar exemplos, para trazer para uma situação mais prática;

Neste exato momento, nós temos no fórum, mais de 700 tópicos, e mais de 12 mil mensagens. Pergunta; quando chega algum visitante (já que o fórum é aberto) ou algum usuário novo, como ele pode achar alguma coisa no meio disso tudo? Só tem duas formas;
1) Navegando nas sessões
2) Utilizando a pesquisa

Acontece que de ambas as formas, se alguém quer achar, por exemplo, alguma informação sobre revistas, obviamente a pessoa vai clicar em um tópico com o nome "Revistas" e não com nome "Ténéré 660". Seguindo o mesmo raciocínio, se alguém entra em um tópico com o nome "Ténéré 660", é sobre a Ténéré 660 que a pessoa busca informações e não sobre as revistas. Ficou claro pessoal?

É por esta razão, para facilitar a vida de todos que utilizam o fórum que eu peço a colaboração de vocês para ficarem atentos aos assuntos dos tópicos ok?

Grato,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Helano » 01 Ago 2011, 08:35

Galera em vários tópicos houve a retirada de mensagens off-topic.

Não considerem como pessoal, até porque mensagens até de minha autoria foram embora também. Esta análise foi feita com absoluta isenção, sem se observar quem foram os autores das mensagens, foi visto apenas o conteúdo e a relação deste com o tópico.

Isto foi feito em razão dos tópicos estarem com muitas páginas se discutindo temas que não tinham nenhuma relação com o assunto em questão. Teve tópico que saiu de 40 páginas, para 15 páginas, apenas com esta filtragem.

Outra coisa que foi feita também foi a limpeza de usuários inativos. Todos aqueles usuários que tinham menos de 5 mensagens e que não faziam nenhuma visita a mais de 2 meses, foram inativados. Notem que não foram excluídos, foram apenas desativados. Estas pessoas receberam um e-mail com o link para reativação do cadastro caso desejem. Com isto, teremos uma real noção de quem realmente acessa e participa do fórum ou não.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Kakko » 01 Ago 2011, 08:46

:joinha: :joinha: :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Thiago C.M Correa
Visitante
Visitante

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Thiago C.M Correa » 23 Ago 2011, 12:45

Blz :thumbup: :thumbup: :thumbup: ....

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por ghamauricio » 23 Ago 2011, 17:40

Helano não quero ser chato não cara, mas todo fórum acaba tendo seus tópicos poluídos por mensagens off topic, e isso é inevitável e eu diria essencial para um uso a longo prazo, se não os participantes começam a ficar ausentes e por fim, deixam de participar após algum tempo.

No entanto também reconheço que tópicos enxutos facilitam a vida do usuário novo, mas essa limpeza é extremamente desgastante para a moderação.


Eu sei que é meio off topic, mas seria uma tentativa de resolver o problema.
Acabou de me ocorrer o seguinte: um sistema de votação por mensagem, e uma "versão reusmida" dos tópicos. Um usuário buscando informações importantes pediria a versão resumida do tópico clicando em um link no topo, e o sistema filtraria apenas as mensagens com mais votos positivos do que negativos (podendo-se incluir ou excluir as mensagens sem voto nenhum).

Alguém aqui entende de PHP/MySQL e se habilita a fazer um plugin desses?

A propósito, tem um plugin pro phpBB que adiciona o Google Search às opções de busca do próprio forum. Talvez seja interessante a moderação dar uma olhada nisso...

Abraço!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Helano » 23 Ago 2011, 18:28

ghamauricio

Cara, toda sugestão é muito bem-vinda e avaliada por mim e pelos moderadores e a grande maioria delas é aproveitada e colocada em prática. Agradeço demais a contribuição e vontade de melhorar o fórum e pode continuar mandando bronca :joinha:

Por outro lado, me permita fazer algumas considerações;
mas todo fórum acaba tendo seus tópicos poluídos por mensagens off topic
Bem, o Ténéré Club não é "todo fórum", o Ténéré Club é o Ténéré Club!! Como eu disse aqui desde o primeiro dia de existência do fórum, a proposta é termos qualidade e não quantidade. E para atingirmos uma qualidade contínua das informações, um dos itens a termos muito cuidado são exatamente os "off topics". Continuaremos "pegando no pé" da turma com isto e deletando as mensagens que se enquadrem como "off topic", mesmo que isso "espante" alguns usuários, o que aliás é até bom, pois os usuários que queremos por aqui são exatamente os que prezam pela informação de qualidade e organizada.
um sistema de votação por mensagem, e uma "versão reusmida" dos tópicos
Isto é algo que podemos avaliar. Irei conversar com os moderadores e ver a opinião deles. A princípio, a minha idéia sobre isto é de que seria apenas complicar algo que é simples. Penso que basta termos os tópicos nos locais corretos com as informações corretas e as coisas ficam mais fáceis para todos nós. Mas como eu disse, iremos conversar sobre isto.
A propósito, tem um plugin pro phpBB que adiciona o Google Search às opções de busca do próprio forum
A princípio, penso que isto seria colocar uma coisa a mais para algo que já existe no fórum e que funciona muito bem, basta a turma se acostumar a usar. De qualquer forma, também irei conversar com os moderadores. Veja;
PESQUISA1.jpg
PESQUISA2.jpg
Abraço,

Helano
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Thiago C.M Correa
Visitante
Visitante

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Thiago C.M Correa » 23 Ago 2011, 19:33

Concordo com o Helano pela qualidade da informação e a ordem nos tópicos, porem acredito q apagar a msg q um usuario escreveu pode ser um pouco radical, quem sabe derrepente criar um tópico referente a assuntos diversos e sempre que houver uma msg off tópic transferir ela para esse tópico, podendo tambem usar esse topico para falar sobre qualquer outro assunto (claro, sem utilizar de palavras de baixo calão e sem desrespeitar as regras para utilizar o site)...
O q vcs acham??

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por ghamauricio » 23 Ago 2011, 19:43

Sugeri a busca do Google porque essa busca do phpBB é extremamente fraca. Recentemente fui fazer uma busca e não encontrei o que queria! Mas depois busquei pelo Google, e agora nem lembro mais do que tratava o tópico.

Os usuários que prezam pela informação de qualidade e organizada vão inevitavelmente fazer piadinhas e brincadeiras, às vezes divergir um pouco do assunto, e isto queira ou não é poluição no tópico. No entanto, um fórum sem isso perde o interesse e as pessoas deixam de freqüentá-lo.

Um fórum é por natureza um lugar de conversas e discussões. Se você quer categorizar informações de qualidades de maneira organizada e, permita-me incluir, objetiva, o mecanismo certo seria uma Wikia, ou uma enciclopédia virtual.

Entenda, não quero criticar a sua idéia, só estou defendendo a idéia de que a tendência é um fórum de poluir, e a tendência de uma enciclopédia virtual é se construir de maneira organizada e objetiva.
Talvez pudéssemos criar um "projeto irmão" em formato de wikia, onde as informações úteis daqui fossem levadas pra lá, e aqui a discussão corria solta.

Repito que não me leve a mal, mas num fórum você e os outros moderadores vão ter um trabalho infinito e eterno de organizar e categorizar.

Abraço!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Helano » 23 Ago 2011, 19:56

Show de bola galera, gostei muito de todos os comentários. Isso aí, conversando é que tornamos isto aqui o mais agradável e útil possível.
ghamauricio escreveu:Sugeri a busca do Google porque essa busca do phpBB é extremamente fraca. Recentemente fui fazer uma busca e não encontrei o que queria! Mas depois busquei pelo Google, e agora nem lembro mais do que tratava o tópico.
Gostei, me convenceu!!!! Vou providenciar isso, só não me pergunte quando.. rssrsrs
ghamauricio escreveu:só estou defendendo a idéia de que a tendência é um fórum de poluir
Nesse ponto ainda não fiquei convencido, continuo achando que devemos manter a organização sim, por mais trabalho que dê.
Thiago C.M Correa escreveu:Concordo com o Helano pela qualidade da informação e a ordem nos tópicos, porem acredito q apagar a msg q um usuario escreveu pode ser um pouco radical, quem sabe derrepente criar um tópico referente a assuntos diversos e sempre que houver uma msg off tópic transferir ela para esse tópico, podendo tambem usar esse topico para falar sobre qualquer outro assunto (claro, sem utilizar de palavras de baixo calão e sem desrespeitar as regras para utilizar o site)...
O q vcs acham??
Na verdade já existe no fórum a sessão OFF-TOPIC --> viewforum.php?f=20" onclick="window.open(this.href);return false;

Bem como também existe esse tópico que você sugeriu --> viewtopic.php?f=20&t=1022" onclick="window.open(this.href);return false;

Quando falo sobre apagar as mensagens Thiago, são apenas aquelas sem relevância nenhuma para o assunto do tópico. Por exemplo; muitas vezes eu ou os moderadores fazemos algum pedido aos usuários dizendo algo tipo "por favor não escreva em caixa alta" e o cara responde com um "ok". Com o tempo apago estas mensagens pois de nada servem para o assunto do tópico. Ou então mensagens absolutamente fora do tema... exemplo; o tópico é sobre bagageiro e o cara posta lá alguma coisa dizendo que a pastilha de freio dele gastou rápido.... não dá né? Nestes casos movemos a mensagem para o tópico correto ou simplesmente deletamos quando o cara postou só alguma coisa tipo "hum, legal" ou algo parecido.

Aqui não há nenhum veto, censura ou algo parecido. Nunca houve e nem haverá repressão de opiniões no Ténéré Club, afinal de contas, como vocês disseram e eu concordo, fórum é para discussões mesmo. O que se pede aqui é apenas que estas opiniões sejam escritas nos devidos lugares. Exemplo bobo; em casa alguém guarda comida no guarda-roupa ou então meia na geladeira? Não né (eu acho) ..... é por aí... trata-se apenas de se manter as coisas nos seus devidos lugares.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Thiago C.M Correa
Visitante
Visitante

Re: VAMOS EVITAR O OFF-TOPIC

Mensagem por Thiago C.M Correa » 23 Ago 2011, 21:31

ADM

Vlw pelo esclarecimento, ainda sou novo ak e como havia lido que vcs apagavam as msg achei meio pessado, mas vendo dessa forma não sei pq estão reclamando, afinal vcs estão movendo apenas para o tópico certo, referente a procura eu utilizei para tentar achar o forum e os tópicos porem não consegui achar, derrepente procurei da maneira errada, mas ants de postar a msg havia tentado achar e não havia tido exito, obrigado por m mandar, agradeço....
Da proxima vou procurar melhor....
Abç

Responder