Bem-vindo: 17 Jun 2018, 22:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 Jun 2018, 14:15 
Offline

Registrado em: 06 Jun 2018, 09:54
Mensagens: 2
Cidade onde mora: Cidade/UF
Olá Pessoal, sou novo aqui e conto com a ajuda de vocês.

Tive uma Factor 125 2016 por dois anos e a duas semanas peguei uma Tenere 250 - 2016 pra curtir mais umas viagens e usar também pro dia a dia no trânsito de São Paulo, já de começo tive uma ótima impressão da moto e pretendo usar muito, apenas um detalhe está me deixando um pouco inseguro.

A moto está com 18000 km e ainda com os pneus originais de fábrica Metzeller, o traseiro está já um pouco gasto mas a marca do twi ainda está tranquila, acho que pela minha experiência na factor deveria rodar mais um mês ou dois, porém notei algumas pequenas rachaduras no pneu mas pelo que vi é algo comum.

Porém o que está me deixando muito medroso é que sinto a moto derrapar com muita facilidade principalmente em dias molhados como os dessa última semana aqui em São Paulo, estou usando a calibragem descrita no quadro da moto, mas reparei que o antigo dono colocava uma calibragem um pouco acima da especificada, e um fato em específico me assustou bastante.

Como disse meu uso será misto, estrada e cidade, talvez, uma vez ou outra estradinha de terra leve, então no último domingo fiz uma pequena viagem a aparecida com minha namorada na garupa, um pouco para testar o desempenho em estrada também, foram 210 Km de ida e mais 210 de volta, mas na ida um fato aconteceu(detalhe que estava uma garoa fina bem chata), errei o caminho e precisei fazer um retorno e bem na entrada desse retorno com uma curva um tanto fechada, senti o pneu de trás derrapando e foi chão, graças a Deus não aconteceu nada grave nem comigo nem com minha namorada e nada pelo menos visualmente na motoca, estou usando os protetores de tanque etc.

Sobre a queda minha avaliação foi a seguinte, o chão estava bem escorregadio pela situação de garoa fina e eu posso ter vacilado na velocidade que entrei na curva, algo próximo dos 60 - 70 km/h, mas acho que na pequenininha eu faria aquela curva sem problemas, e nunca caí nela tbm, depois do ocorrido prosseguimos a viagem, mas senti a moto balançar um tanto com o vento, acho que isso não deveria acontecer, assim como as inseguranças pelo pneu derrapando.

Mas o que mais me assusta é que antes disso só tinha andado com a Tenere em dias tranquilos e nada frio, mas depois do ocorrido o tempo virou e já estamos a uns três dias de chuva e frio, o fato é que estou sentindo o pneu derrapando muuuuito e estou muito inseguro de fazer qualquer curva, assim como, andar no corredor de São Paulo que já é perigoso por natureza, como está derrapando tanto (principalmente o traseiro) estou achando que posso ter estragado algo na moto com a queda, rezo para não ser o quadro, mas penso em talvez os rolamentos.

Objetivamente minha pergunta é, alguém aqui já passou por isso, ou algo parecido?, os pneus originais costumam derrapar?, qual o melhor pneu para evitar isso?, ouvi falar sobre o pirelli Scorpion é bom mesmo?, ainda não tive tempo, mas pretendo ir a um mecânico avaliar se houve algo, mas alguém consegue ter idéia do que pode ter estragado?, Sobre a calibragem a do quadro é boa para o meu uso mesmo?

Conto com a ajuda dos velho de guerra com a tenerezinha.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 Jun 2018, 14:49 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Mensagens: 297
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Um tombo fazendo uma curva nao vai danificar a moto desta forma, o que pode estar ocorrendo sao alguns fatores que o resultado final e a insegurança.

Primeiro reveja a calibragem do pneu, se vc coloca 22 e 29 pode baixar para 20 e 27 ( diant e Tras ), outra coisa que vc precisa acostumar e que vc saiu de uma moto onde o centro de gravidade e vaixissimo, vc sentado coloca a planta dos pes no chao e o joelho fica dobrado, uma moto assim faz muito mais curva ( factor ) do que uma tenere que tem o centro de gravidade altisimo, e relamente dependendo da velocidade a moto fica instavel principalmente se o vento for forte e contra vc!

Tenho uma 2015/16 troquei meus pneus com 31 mil kms e comprei exatamente os mesmos, e ando de boa, faco muitas curvas, somente em piso com garoa que realmente eu ando pianinho para nao tomar rola.

Abs

_________________
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Jun 2018, 12:47 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Mensagens: 151
Cidade onde mora: São Paulo-SP
Metzeler quando está chegando no final vai ficando mais escorregadio...
Tive que trocar o meu dianteiro antes do TWI pois estava deformando em alta velocidade e na chuva estava perigosíssimo...
(Alta velocidade 190km/h de Thruxton, não de Ténéré v :gargalhada: )
Coloquei Pirelli e não tive mais problemas...

_________________
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], FabioSp, Google [Bot], Google Adsense [Bot]


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB