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MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 23:54 
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Desde a última troca há 3500 km , coloquei um par de imãs de neodímio superforte fixados no bujão de óleo do motor...por fora. ;) ( já fiz uma adaptação de imã por dentro inserido na ponta do bujão, na Té 600)colado e travado hálguns anos.

Hoje fui trocar o óleo das máquinas....e o imã fez sua parte :joinha: ....na ponta interna do bujão havia um acúmulo de "poeira metálica de aço" ...bem fininha mesmo.
Também troquei o filtro de óleo e abri o papel para ver se havia acúmulo d resíduos metálicos.
Vejam foto do filtro aberto e o bujão com os imãs.


A idéia é fazer essas partículas se acumularem alí no bujão e evitar que as mesmas fiquem circulando pelo motor causando prováveis estragos e desgastes.

Esse procedimento já é /foi adotado em alguns veículos tanto no motor como no câmbio há tempos.

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MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 00:02 
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Que bacana Kakko, nunca tinha ouvido falar nesses imãs, e nem nessa utilização na moto. Deve ser interessante ver o que sai durante o periodo de amaciamento da moto. Vou procurar aqui esses imãs e colocar na minha pra ver qual é. Já ouvi falar de motor quebrando por causa de entupimento de umas passagens de óleo bem pequenas dentro do motor.

Dúvida: o campo magnético gerado chega a interferir no funcionamento do motor de alguma forma? Eu acho que as forças envolvidas no motor são muito maiores que a gerada pelo campo magnético, mas sei lá né...


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MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 00:11 
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Rodlima.....o ideal seria fixá-los na ponta do parafuso....mas resolvi usar esses que são superfortes
( não ao ponto de interferir no motor ), porém passar a força magnética para a ponta interna do bujão.

Se vc procurar no mercado livre . verá diversos imãs a venda.

:joinha:

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MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 10:10 
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Quem tem um computador velho, com o HD estourado, pode abrir o HD e retirar o ímã. São fortes o suficiente para isso.

:joinha:


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MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 22:39 
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Post interessante, inclusive seria mais uma idéia para a Yamaha já colocar um bujão com imã nas motos novas.

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MensagemEnviado: 11 Jul 2011, 11:14 
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Em geral em carros os bujões são magnetizados, principalmente os do câmbio. Pra mim era até padrão...
Vou colocar um na motoca tb...

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MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 17:19 
Onde vc conseguiu essa imã Kakko?


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MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 23:02 
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Rafael...tudo ok ?

consegui lá no meu trabalho....mas se quiser comprar veja no mercado livre...imãs de neodímio.

eu coloquei dois em série ....eles são tão fortes que ficam grudados no bujão, e não saem facilmente.

Quando eu faço a troca de óleo, retiro o bujão e observo, tem uma borra ( grudada na ponta do bujão)..formada por óleo e poeira metálica muito fina.

:joinha:

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MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 23:14 
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Kakko escreveu:
Desde a última troca há 3500 km , coloquei um par de imãs de neodímio superforte fixados no bujão de óleo do motor...por fora. ;) ( já fiz uma adaptação de imã por dentro inserido na ponta do bujão, na Té 600)colado e travado hálguns anos.

Hoje fui trocar o óleo das máquinas....e o imã fez sua parte :joinha: ....na ponta interna do bujão havia um acúmulo de "poeira metálica de aço" ...bem fininha mesmo.
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Vejam foto do filtro aberto e o bujão com os imãs.


A idéia é fazer essas partículas se acumularem alí no bujão e evitar que as mesmas fiquem circulando pelo motor causando prováveis estragos e desgastes.

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Kakko;

Você poderia me ajudar? Achei varios modelos do imãs no mercado livre...será que vc poderia especificar o melhor tamanho? E tambem percebi que ele suportam um peso, certo?!?!!? Qual seria o imã ideal.

Aguardo sua resposta?!?!

Obrigado e abraços!!!

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MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 23:22 
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Olá Garrafa...tudo legal ? ok

esses que estou usando, estavam sobrando lá na empresa.

quanto ao tamanho pode ser cilíndrico com diâmetro de no máximo 10mm...e altura de 10mm

Geralmente esses imãs de neodímio são bem "fortes"

A potência de um imã é medida em Gauss.....veja isso:

http://www.koimas.com.br/produtos/imas-de-neodimio

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