Bujão de óleo do motor com imã.

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por barraforte » 26 Jul 2012, 18:10

Bem, não sei como poderia ser feito ai. Mas dá pra drenar o óleo em uma bacia. Depois é só re-colocar.
Ou então, faça isso em uma das trocas de óleo da moto. Enquanto escorre você vai atrás da peça.

Ou ainda, compre outro bujão na CC. E com este sim, dá para ir na loja.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por Beto Klein » 26 Jul 2012, 21:09

Olha, sem querer dar "pitaco" nas motos de vocês, é muito mais fácil pegar um ímã desses de HD de micro e fixar pelo base do bujão, do que ficar correndo atrás de bujão específico.

Mas cadum cadum... :mrgreen:

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por barraforte » 27 Jul 2012, 00:47

Beto Klein escreveu:Olha, sem querer dar "pitaco" nas motos de vocês, é muito mais fácil pegar um ímã desses de HD de micro e fixar pelo base do bujão, do que ficar correndo atrás de bujão específico.

Mas cadum cadum... :mrgreen:
Minhas soluções são assim mesmo. É com aquilo que tá mais perto da mão.
E como tenho protetor do cárter, nunca vai cair aqueles imãs!

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por Rafael Martins » 27 Jul 2012, 10:45

Eu já estou com dois imãs no parafuso do bujão, porém não sei se são fortes o suficiente, igual a imã de hd. Vou tentar achar por aqui esse danado!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por ghamauricio » 27 Jul 2012, 19:49

Será que se eu furar o bujão pra colocar uma sonda de temperatura nele dá pra colar e vedar bem depois?
Sei que Araldite, a melhor cola que conheço, não resiste a temperaturas acima de 70ºC. Alguém sugere algo?

Abs!

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por Marcel Valim » 27 Jul 2012, 20:00

ghamauricio escreveu:Será que se eu furar o bujão pra colocar uma sonda de temperatura nele dá pra colar e vedar bem depois?
Sei que Araldite, a melhor cola que conheço, não resiste a temperaturas acima de 70ºC. Alguém sugere algo?

Abs!

Eu tive um Citroën coupe que tinha duas cápsulas que acionavam as botboletas para entrada de ar para o motor. Os diafrágmas dessas cápsulas romperam e eu precisei improvisar para fazer outros. abri as capsulas, coloquei outros diafragmas e fechei com araldite. Quando o motor esquentou a cola derreteu e virou um mel.
Acabei descobrindo uma outra cola, do mesmo tipo epoxi, como a araldite que segurou o tranco, aguentando a temperatura sem derreter ou soltar. A cola chama-se PLICO. Encontrei num supermercado, mas isso foi lá pelos idos de 2002. Nunca mais encontrei essa marca de cola.
Dá uma busca por aí que essa eu garanto que aguenta.

Mas essa sonda precisa entrar no motor? Só ficar dentro do parafuso não resolve? E se colocasse ela na vareta de óleo?
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por Rafael Martins » 28 Jul 2012, 10:56

Encontrei um imã de HD! Fui a um ferro velho e tinha mais de 50 hds desmontados, o dono do ferro velho desmonta e retira os imãs! Me deu um, mas semana q vem vou lá comprar outros, o bicho é forte demais, nem compara com os imãs que estavam na minha moto.

Sobre a vareta, vi que tem pra vender já pronta a vareta de medição com um termômetro, vai no off the road.de que vai achar a foto pra ver! É pra xt660

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por barraforte » 29 Jul 2012, 16:09

ghamauricio escreveu:Será que se eu furar o bujão pra colocar uma sonda de temperatura nele dá pra colar e vedar bem depois?
Sei que Araldite, a melhor cola que conheço, não resiste a temperaturas acima de 70ºC. Alguém sugere algo?

Abs!
A melhor medida de temperatura do motor é sempre feita na parte de cima do cabeçote. Pelo menos grande parte das motos e dos carros utilizam ali.
A não ser que a idéia seja medir a temperatura do óleo...

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por ivnn » 29 Jul 2012, 18:45

Gente, não se preocupem com a temperatura.

Peguei o termometro infra-vermelho a laser da firma e fiz uma série de medidas na minha Te em amaciamento (que suponho que esteja mais quente que uma normal, por estar mais travada) logo ao chegar. Medi:

média de 85º no cabeçote, onde ficam os comandos de válvula;
média de 95ºC na região do cilindro;
média de 75ºC no "carter" (região que fica o óleo, embreagem e eixos do câmbio).
O tubinho que leva o óleo para o radiador a 75ºC. O óleo que volta do radiador a 43ºC.

Supopnho então que dificilmente o parafuso do bujão subirá mais que uns 85º, ou 95º em dia muito quente e no trânsito. Me parece viável para um ímã de neodímio, cuja temperatura de Curie é 320ºC.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Bujão de óleo do motor com imã.

Mensagem por barraforte » 29 Jul 2012, 22:32

A minha apresentou também estas mesmas medidas.

Se você vier acelerando e parar, então no cabeçote sobre pra uns 110ºC.
No trânsito (parado) acho que não chega a muito mais que isso. Na estrada, andando com vento não passa de 80º no cabeçote.

No bujão em si, não chegou nem a 70ºC

Já o Escape chega fácil nos 170ºC...

ABS :joinha:
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder