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Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=17&t=9443
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Autor:  noellen [ 16 Set 2017, 11:19 ]
Título:  Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.



A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/

Autor:  SREELDIN [ 18 Set 2017, 08:50 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

:thumbup: Excelente tópico!!!

Autor:  Daniel.TC [ 20 Set 2017, 15:30 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

:o :shock:

Autor:  noellen [ 22 Set 2017, 13:21 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Vlw pessoal :joinha:

Autor:  Narina [ 28 Set 2017, 17:46 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Sensacional noellen! To só de olho na sua próxima viagem!! =P

Autor:  Led-RJ [ 03 Out 2017, 10:48 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Excelente, Noellen.
Parabéns ao pessoal que deu essa força!!!

Autor:  DrigoRJ [ 25 Out 2017, 23:02 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!

Pode falar o orcamento?

Autor:  noellen [ 11 Nov 2017, 19:43 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

DrigoRJ escreveu:
Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!

Pode falar o orcamento?


DrigoRJ segue a planilha com a relação de preços e onde comprei, algumas coisas o Barba e o Glauco resolveram pra mim então não sei a loja, mas eles passam os contatos de boa pra quem precisar. Economizar na mão de obra já fez uma diferença enorme (embora não é fácil manter esses caras a base de churrasco viu kkk), e tenho certeza que eles colocaram peças realmente confiáveis



Autor:  andregomes3 [ 25 Jan 2018, 07:11 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

noellen escreveu:
E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.



A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Excelente tópico... está de parabéns amigo

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Autor:  andregomes3 [ 25 Jan 2018, 07:12 ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

noellen escreveu:
E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.



A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

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Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
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Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

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Excelente tópico... está de parabéns amigo

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