Página 1 de 2

Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 16 Set 2017, 11:19
por noellen
E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.

http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;

A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 18 Set 2017, 08:50
por SREELDIN
:thumbup: Excelente tópico!!!

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 20 Set 2017, 15:30
por Daniel.TC
:o :shock:

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 22 Set 2017, 13:21
por noellen
Vlw pessoal :joinha:

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 28 Set 2017, 17:46
por Narina
Sensacional noellen! To só de olho na sua próxima viagem!! =P

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 03 Out 2017, 10:48
por Led-RJ
Excelente, Noellen.
Parabéns ao pessoal que deu essa força!!!

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 26 Out 2017, 00:02
por DrigoRJ
Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!

Pode falar o orcamento?

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 11 Nov 2017, 20:43
por noellen
DrigoRJ escreveu:Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!

Pode falar o orcamento?
DrigoRJ segue a planilha com a relação de preços e onde comprei, algumas coisas o Barba e o Glauco resolveram pra mim então não sei a loja, mas eles passam os contatos de boa pra quem precisar. Economizar na mão de obra já fez uma diferença enorme (embora não é fácil manter esses caras a base de churrasco viu kkk), e tenho certeza que eles colocaram peças realmente confiáveis



Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 25 Jan 2018, 08:11
por andregomes3
noellen escreveu:E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.

http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;

A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Excelente tópico... está de parabéns amigo

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

Enviado: 25 Jan 2018, 08:12
por andregomes3
noellen escreveu:E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.

http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;

A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Excelente tópico... está de parabéns amigo

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk