BUZINA MARÍTIMA

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Paleari
Visitante
Visitante

BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Paleari » 02 Jul 2011, 13:31

Iae galera!

Não sou fascinado em ficar dando toques na buzina, mas todos sabem que a buzina da moto pode nos livrar de sérias colisões, principalmente quando infelizmente estamos no ponto cego do retrovisor dos carros e/ou caminhões.

Pensando nisso, e observando a robustes da carenagem da TÉNÉRÉ, comprei uma buzina marítima completa, e instalei embaixo da carenagem, rente ao motor (abuzina é de metal).

A instalação foi feita por um profissional eletricista, onde o mesmo utilizou o relê que acompanha a buzina + fusível dedicado à buzina. A instalação do fusível foi opção do eletricista, evitando com isso que o fusível original queime.

Galera! Ficou show!

Evito utiliza-la, mas ontem eu estava em uma avenida, na faixa da esquerda, e um carro deu um quebrão da direita para esquerda (um boyzinho com som no último)... a hora que ele ouviu a buzina... kkkk voltou contudo para a direita e quando eu passei por ele pude ver a cara de assustado dele. No mínino pensou que estava fechando uma carreta.

Caso alguém queira fazer esta adaptação, tomem cuidado e procurem um profissional.

Custo:

R$ 60,00 - Buzina completa (motor, mangueira, abraçadeiras, parafusos e porcas, terminais de fios e corneta;
R$ 45,00 - Instalação com garantia de possíveis avarias no sistema elétrico;
R$ 105,00 - Investimento total.

Vou tirar umas fotos dela, mas antes preciso mandar lavar rs.

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Petrel » 03 Jul 2011, 17:15

Valeu, pêe as fotos pra gente vê. to penssando em colocar uma corneta mas daquelas eletrônicas, menor consumo de corrente elétrica e mais compacta.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Sevla
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 20 Abr 2011, 00:07
Cidade onde mora: Guarulhos - SP

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Sevla » 03 Jul 2011, 19:50

Realmente a buzina maritima pode nos livrar de situações em que a original não possa ser ouvida por terceiro :joinha:
No aguardo das fotos :sol:
Imagem

XTZ TÉNÉRÉ 250 - PRETA - 2011

Savério
Visitante
Visitante

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Savério » 04 Jul 2011, 10:12

estupidamente alto :D

Avatar do usuário
Rodrigo_DIL_
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Jun 2011, 10:54
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Rodrigo_DIL_ » 04 Jul 2011, 10:41

Eu estou afim de colocar tbm, mas cade as foto?? abraçoss
Rodrigo J. Borges
São José do Rio Preto - SP
rodjoborges@hotmail.com
TENERE 250 - 2011

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Helano » 04 Jul 2011, 17:33

Pessoal,

Tenham cuidado com um detalhe importante. Quando se está dirigindo um automóvel, todos os sinais visuais e audíveis são extremamente importantes. Quando o condutor de um automóvel ouve o ruído característico de uma buzina de outro automóvel, instintivamente é esta imagem que ele vai buscar nos espelhos retrovisores.

Da mesma forma, quando se ouve o ruído típico de uma buzina de moto, ao invés de um automóvel, é uma imagem de uma moto que automaticamente o motorista vai buscar nos espelhos.

Ou seja? Cuidado com essa história de colocar buzinas diferentes na moto, pode ser uma idéia que ao invés de ajudar, prejudique a sua segurança. Ouvir o som característico da buzina de um automóvel e não ter nenhum automóvel no retrovisor, pode confundir o motorista, levando-o a reflexos errados naquele momento.

É por este motivo que mesmo as motos de maior porte, tem buzinas típicas e características de motos. Assim como acontece com o som de caminhões, ônibus, carros, mobiletes, bicicletas e outros veículos... a intenção é que somente pelo som se perceba que tipo de veículo se aproxima.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Sevla
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 20 Abr 2011, 00:07
Cidade onde mora: Guarulhos - SP

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Sevla » 04 Jul 2011, 19:26

Helano meu velho, como você esta?
Concordo parcialmente com seu ponto de vista, pois para cada situação ha uma reação.
Até a 10 anos atrás, eu utilizava buzina marítima em meus veículos, e minhas impressões eram como você já disse: "Quando o condutor de um automóvel ouve o ruído característico de uma buzina de outro automóvel, instintivamente é esta imagem que vem a sua percepção", no caso da buzina marítima o condutor de outro veículo reage antes mesmo de olhar aos retrovisores, pois, logo imagina que esta fechando a passagem de um caminhão ou carreta " :o ... a intenção é que somente pelo som se perceba que tipo de veículo se aproxima" e recue ou retorne a faixa anterior antes que procure no retrovisor a imagem respectiva ao som .
Num cruzamento, caso o condutor esteja desatento, ao ouvir a buzina marítima tende a parar o veículo :shock: , dentre outros casos e reações. É como eu disse para cada situação ha uma reação. ;)
Agora pode ser pouco eficaz caso o motociclista, por exemplo, queira pedir passagem em um corredor ou via ai sim os condutores à frente irão procurar uma carreta ou caminhão no retrovisor e não encontrando poderão não dar passagem e sim se utilizarmos a buzina original. :thumbup:
O mesmo ocorre se no transito se ouve "barulho” de ambulância ou de viatura policial e não vemos o giroflex ligado ou o veículo devidamente caracterizado, dificilmente damos passagem a esse veículo, principalmente se for presiso fechar um crusamento ou ultrapassar ao sinal vermelho.

Essas eram as minhas impresões :joinha:

Oooo frio do alasca, que saudade do :sol:
Imagem

XTZ TÉNÉRÉ 250 - PRETA - 2011

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Fender » 04 Jul 2011, 23:54

Seria interessante ficar com as duas, a original para o uso normal e a marítima ligada em outro interruptor para ocasiões especiais.
Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Savério » 05 Jul 2011, 08:35

é preocupante, o cara vai procurar um barco no retrovisor e ai como fica :D ... brincadeiras a parte acho q ambas situações saum passiveis de analise, a nossa buzina tradicional como foi dito já esta explícita na mente do motorista q visualiza uma moto por vir, nada impede de se usar um som diferente mas tem q c ater q o condutor da moto naum pode levar esse som como uma barreira, ao aciona-lo deve-se observar a reação do motorista pra se aplicar uma ação e naum imaginar q esta buzina vai fazer os outros carros subirem na calçada... como toda ação gera uma reação essa mesma pode naum ser a q vc esperava ;)

Avatar do usuário
Fresa
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 11 Jul 2011, 13:28
Cidade onde mora: São Paulo/ZS

Re: BUZINA MARÍTIMA

Mensagem por Fresa » 27 Jul 2011, 16:27

Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas e se usar as duas?
Se usar uma chave para mudar da original para a marítima?
:mrgreen:
E se colocar pimenta?
Ténéré 89 "dois olhos" azul e amarela. Sonho antigo!
Pau pra toda obra!

Responder